Fernando de Noronha deve voltar a receber aviões maiores em abril


Fernando de Noronha deve voltar a receber aviões maiores em abril
O aeroporto de Fernando de Noronha deve voltar a receber aviões maiores a partir de abril, após liberação da Agência Nacional de Aviação Civil. Desde outubro de 2022, apenas pequenas aeronaves estão autorizadas a voar para a ilha.
Em reunião essa semana entre o Governo de Pernambuco e as principais companhias aéreas do país (Azul, Gol e Latam), ficou definido que as empresas vão precisar seguir algumas normas, como a que limita o número de visitantes em 132 mil ao ano em Noronha, sendo o limite máximo de 11 mil pessoas por mês.
“O governo do estado reuniu-se, na quarta-feira (19) com as três companhias aéreas (Azul, Gol e Latam), de forma independente. Durante o encontro, foram discutidas as necessidades para o cumprimento da delimitação do acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF)”, informou a nota do governo do estado.
“Foi enfatizada a obrigação das empresas aéreas de respeitar as disposições do acordo, incluindo o controle das passagens destinadas aos ilhéus e prestadores de serviço, e outras obrigações e exigências legais”, seguiu a nota.
Pista liberada
A interdição para pousos de aviões de grande porte no aeroporto de Fernando de Noronha foi determinada em outubro de 2022, após a Anac identificar fissuras e buracos na pavimentação da pista. Desde então, apenas aeronaves menores, como os ATR operados pela Azul e pela Voepass, puderam operar no local.
Segundo o Governo de Pernambuco, as obras no Aeroporto Governador Carlos Wilson já foram finalizadas, após investimentos de R$ 60 milhões.
Gol e Latam já chegaram a anunciar algumas vezes a venda das passagens aéreas e a retomada dos voos, mas precisaram cancelar devido ao atraso nas obras. Nesta semana, a Gol anunciou a venda dos bilhetes para voar a partir de 1º de abril, mas o governo pernambucano afirmou na sequência que nenhuma nenhuma companhia aérea estava autorizada a operar voos a jato para a ilha.
Agora, o posicionamento do Governo é outro e só falta a Anac liberar o pouso de aviões maiores em Noronha, previsto para abril, para que Latam e Gol retomem suas atividades na ilha.
“A Anac ainda aguarda a apresentação, por parte do Governo do Estado de Pernambuco, do planejamento de continuidade das demais obras no aeroporto para que seja avaliado o retorno das operações. Cumpridas e homologadas as etapas relacionadas à execução do revestimento central da pista de pouso e decolagem e do planejamento das obras adicionais, a previsão é de que a liberação das operações com aeronaves a jato no aeroporto ocorrerá em abril de 2025”, disse a agência em nota ao Melhores Destinos.