logo Melhores Destinos

Neve no Saara? 18 destinos onde você nunca imaginaria que pode ver neve!

Rafael Castilho
17/04/2022 às 6:00

Neve no Saara? 18 destinos onde você nunca imaginaria que pode ver neve!

O Brasil é um dos países que mais oferece atrações aos turistas. Praias belíssimas, natureza inigualável, cachoeiras, rios, florestas… Mas tem uma coisa que não temos: neve. Tirando alguns poucos destinos no Sul onde vez ou outra cai alguns flocos, na imensidão do nosso território nunca neva e não temos uma estação de esqui sequer. Deve ser por isso que tantos brasileiros são fascinados pelo fenômeno, que nos maravilha com imagens incríveis.

O que muitos não sabem é que pelo mundo há regiões e cidades conhecidas por serem bem quentes, mas onde também neva – por mais estranho que isso possa parecer. De áreas desérticas a ilhas mediterrâneas, separamos neste post 18 lugares que só conhecemos por temporadas ensolaradas, mas que registram neve durante o inverno gelado. Você irá se surpreender com a lista abaixo!

África do Sul

Você sabia que é possível curtir a neve na África do Sul? É isto mesmo! No inverno, durante junho e agosto, os campos de esqui abrem no país e os turistas podem aproveitar a neve e o friozinho. Um dos pontos mais nevados sul-africanos é o planalto do Cabo Oriental, onde você encontrará o Tiffindell Ski Resort, perto da fronteira com o Lesoto.

Tiffindell Ski Resort, África do Sul

Atenas – Grécia

Atenas é uma das capitais mais quentes da Europa. Isto no verão é claro! Já no inverno o frio chega e, às vezes, com bastante força e tempestades de neve como a ocorrida em janeiro deste ano. Apesar do caos no transporte, a bela Acrópole toda branquinha fica mais incrível.

Bagdá – Iraque

Na maior parte do ano a temperatura é escaldante em Bagdá, no Iraque. O termômetro só cai durante as madrugadas e no inverno. Entretanto, em 2020, a capital iraquiana registrou neve após 12 anos. As ruas da cidade foram tomadas por camada branca, como você pode acompanhar nas imagens abaixo.

Chipre

Esta cena alpina abaixo poderia facilmente estar nos Alpes Suíços ou nos picos do extremo norte da Suécia nevada. Mas retrata um inverno nas Montanhas Troodos, no Chipre – país no Mar Mediterrâneo conhecido por suas belas praias e pelo sol intenso na maior parte do ano.

Foto kirill_makarov/Shutterstock

Deserto do Saara

Deserto é sinônimo de lugar árido e muito quente. Sabemos que durante as madrugadas pode esfriar bastante, mas no famosos Deserto do Saara, no norte da África, a neve pode cair durante o inverno cobrindo quilômetros e quilômetros da areia com uma camada branca. A foto abaixo é em Aïn Séfra, na Argélia.

Foto: derdour rachid/Shutterstock

Guadalajara – México

Você já imaginou ver Guadalajara, no México, coberta de neve? O fenômeno é bem raro por ali, mas em 1997 a forte onda de frio tomou conta da cidade que ficou branquinha após uma tempestade de neve.

Grand Canyon – Estados Unidos

Aquela paisagem árida e colorida do Grand Canyon pode mudar totalmente no inverno quando os dias quentes são deixados para trás e o forte frio persiste. Não é incomum os cânions serem cobertos de neve. O local que registra o fenômeno com mais frequência é a Margem Sul, que fica a 2.135 metros acima do nível do mar e onde as temperaturas podem cair até -7ºC.

Foto: DANIEL SLIM/AFP/Getty Images

Havaí – Estados Unidos

O Havaí é um lugar cobiçado e sonhado pelos amantes de praias e de surfe. Mas o cume dos vulcões mais altos das ilhas (Mauna Loa, Mauna Kea e Haleakalā) são cobertos de neve todos os anos nos dias mais frios. O maior deles o Mauna Kea tem 4.200 metros de altura e as temperaturas lá em cima ficam negativas frequentemente. A foto abaixo mostra a ilha de Maui coberta de neve em 2019.

Foto: LUC KOHNEN/Shutterstock

Índia

Com suas encostas de coberta de florestas e vales verdejantes, a capital de Himachal Pradesh, Shimla, foi a capital de verão para os britânicos durante os tempos coloniais, enquanto procuravam escapar do calor intenso de outros lugares na Índia. No entanto, a cidade, que fica no norte do país, se torna ainda mais impressionante de dezembro a janeiro, quando seus picos e florestas são cobertos de neve.

Shimla, Índia

Irã

O Irã, na maior parte do tempo, é um país bem quente. Fica lá até o aeroporto mais quente do mundo. O Aeroporto Internacional de Ahvaz, no sudoeste iraniano, registrou a temperatura de 54°C em junho de 2017. Que calor!!! Mas a neve também cai pelo país. As quatro principais estâncias de esqui do país, Dizin, Shemshak, Darbandsar e Tochal, estão localizadas nas montanhas Alborz, no norte. Com muita neve, as pistas em altitudes de até 3.600 m são destinos populares entre os esquiadores iranianos. Um pouco mais raro, mas não impossível, a capital iraniana Teerã, às vezes, registra queda de neve no inverno.

Istambul – Turquia

O inverno quando chega a Istambul traz a precipitação de neve por apenas alguns dias. O fenômeno ocorre todos os anos, mas em 2022 surpreendeu a todos e trouxe muito caos a maior cidade turca. Foi registrado quase 1 metro de neve no início deste ano. Foi tanta neve que até o gigante aeroporto de Istambul teve que ser fechado. As pessoas foram alertadas para ficarem em casa, mas quem saiu teve que enfrentar o caos no trânsito e o clima extremo, como mostra a foto abaixo.

Istambul, Turquia

Jerusalém – Israel

Mais outra cidade do quente Oriente Médio fica branca durante o inverno. A sagrada Jerusalém, em Israel, registra raramente neve, mas neste ano teve uma forte nevasca por lá que deixou bela cidade toda branquinha. Na foto abaixo é possível ver, ao fundo, o santuário Cúpula da Rocha com neve no topo.

Foto Mahmoud Illean/AP Photo

Las Vegas – Estados Unidos

Las Vegas é geralmente quente e registra em média mais de 300 dias ensolarados por ano. A cidade está localizado no deserto de Mojave, no estado de Nevada, em um clima subtropical árido. Isso faz de Vegas uma das cidades de verão mais quentes dos Estados Unidos com temperaturas de 40 graus. Entretanto, no inverno o frio chega com força principalmente a noite. Em 2019, caiu neve por lá. A cidade foi coberta por 2 centímetros da camada branca e fria.

Las Vegas, Estados Unidos

Lesoto

No sul da África fica o país mais gelado do continente. Lesoto é um país montanhoso, com mais de 80% do território acima dos 1.800 metros. Com a temperatura baixa durante o inverno a queda de neve é comum. Para equipar o melhor lugar é Afriski Mountain Resort, nas montanhas Maloti.

Afriski Mountain Resort, Lesoto

Líbano

Quando pensamos no clima do Oriente Médio rapidamente vem a cabeça dias muito quentes. Entretanto, no norte do Líbano a neve é abundante. A região conta o maior resort de inverno de todo o Oriente Médio. Mzaar Kfardebian tem 80 km de pistas de esqui e 25 teleféricos.

Mzaar Kfardebian, Líbano

Palma de Mallorca – Espanha

Invadida por turistas que buscam suas belas praias durante o quente verão, as ilhas Baleares, na Espanha, registram neve todos os anos na época mais fria. Os picos da cordilheira da Sierra de Tramuntana são cobertos de neve durante a maior parte do inverno, juntamente com algumas aldeias de montanha como Valldemossa. As tempestades de inverno também podem soprar em partes mais temperadas da ilha, incluindo a capital Palma (foto), que é conhecida por ter ruas geladas e uma boa queda de neve.

Palma de Mallorca, Espanha

Marrocos

A grande cordilheira do Atlas é uma cadeia de montanhas no noroeste da África que se estende por 2.400 km através de Marrocos, Argélia e Tunísia. O continente conhecido por suas altas temperaturas e dias ensolarados esconde em meio as altas montanhas várias estações de esqui. Em Marrocos as mais famosas são Oukaimeden e Mischliffe. A primeira fica a 2.600 metros de altitude é a mais alta da África.

Nova Gales do Sul – Austrália

Menos de 100 km de Sydney ficam as Blue Mountains, um parque nacional australiano tombado pela Unesco. Um país continental e quente no verão, registra queda de neve em algumas áreas desta região montanhosa. O evento é raro. Em média são apenas cinco dias de queda de neve na Blue Mountains por ano.

Nova Gales do Sul, Austrália

Roma – Itália

Sabia que neva em Roma? O turista pode ir lá no inverno para ver o Papa e encontrar a capital italiana coberta de branco. Mas o fenômeno é raro por ali. Depois de 21 anos sem neve, a cidade registrou a precipitação em 2010. Depois teve neve também em 2012 e 2018, quando cerca de 4 centímetros cobriram o chão romano.

Roma, Itália

Tasmânia, Austrália

Quando falamos da Tasmânia, o que vem à cabeça? Taz? O desenho animado que personificou o Diabo da Tasmânia ficaria com frio se lá aparecesse durante o inverno. Esta extensa ilha fica ao sul da Austrália e tem um clima bem mais ameno do que o grande país. No inverno a neve cai por ali e cobre o maior parque da região, Parque Nacional Cradle Mountain-Lake St Clair.

Você já foi viajar para algum país e foi surpreendido pela neve? Conta para gente como foi a experiência nos comentários logo abaixo. 

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção