logo Melhores Destinos

Para onde viajar no Natal: 20 destinos para curtir no feriado

Monique Renne
Monique Renne
16/11/2020 às 20:44

Para onde viajar no Natal: 20 destinos para curtir no feriado

O Natal em 2020 terá um gostinho especial para muitas família e amigos que estão separados há meses. Com o aumento do número de voos e a reabertura de diversos destinos nacionais e internacionais, já é possível pensar em viajar no Natal para dar aquele abraço tão esperado nas pessoas que mais amamos. E esse reencontro sonhado não precisa ser dentro de casa. Com o aumento das medidas de segurança adotadas por todos os setores do turismo, vale tirar da gaveta aquela viagem adiada e comemorar o Natal em um destino especial, com as pessoas que você tanto sente saudade.

Viajar no Natal pode ser uma boa pedida para quem deseja fugir do movimento da alta temporada, já que o Natal não costuma atrair um grande número de turistas. Com um número menor de viajantes, será mais fácil manter o isolamento e ter alguns dias de folga mais tranquilos. Em 2020, o feriado de Natal – dia 25/12 – vai cair em uma sexta-feira, o que favorece uma viagem mais longa e facilita o reencontro de quem precisa de alguns dias a mais para aplacar a saudade. Você não precisa esperar os feriados de 2021 para relaxar! Se você pretende investir em uma viagem no Natal, temos algumas dicas de destinos para você aproveitar!

Para onde viajar no Natal

Gramado, Rio Grande do Sul/ Foto: Divulgação

Para onde viajar no Natal e entrar no clima do espírito natalino

1 – Gramado e Canela – Rio Grande do Sul

Se você está em busca de um destino com clima natalino, Gramado e Canela são os lugares certos! Apesar de alguns dos tradicionais shows do Natal Luz terem sido cancelados, Gramado manterá a decoração típica de final de ano e o espírito de Natal estará garantido com muita luz por toda a cidade! Entre as atrações que serão mantidas no Natal Luz 2020, está a Rua das Renas; a apresentação da Trupe de Natal; as tradicionais Vila do Natal e Casa do Papai Noel; além das apresentações da Orquestra Sinfônica de Gramado, durante missa na Igreja Matriz São Pedro. Confira a programação completa do Natal Luz e veja mais sobre o que fazer em Gramado.

Natal feriado

Gramado, Rio Grande do Sul / Foto: Divulgação

2 – Monte Verde – Minas Gerais

O charmoso destino do sul de Minas Gerais promete o maior Natal da história da cidade. O evento, chamado de “Natal Cultural nas Montanhas – Uma história em Bauer”, vai agradar em cheio aos apaixonados por decoração natalina, que encontrarão luzes e adereços desde a entrada da cidade, passando por toda a Avenida Monte Verde e diversas outras ruas e praças da região.

No evento do Natal em Monte Verde, que acontece de 20/11 a 03/01, vale destacar o Despertar das Luzes, com desfile de personagens; a Caravana Encantada, com um carro iluminado que percorrerá as ruas da cidade; a Floresta de Natal, com um vilarejo na Montanha que terá teatro de bonecos, contador de histórias, oficinas de artesanato e loja com produtos de Natal; a Cabana do Noel, onde as crianças poderão enviar cartas com pedidos; as Surpresas Natalinas, com apresentações de artistas de rua; além do Caminho dos Pinheiros, uma alameda com pinheiros decorados e iluminados pelos moradores. Veja mais informações no site oficial.

3 – Tiradentes – Minas Gerais

Tiradentes promete levar a todos os visitantes o melhor do espírito natalino. Uma das mais encantadoras cidades históricas de Minas Gerais reserva uma boa programação no “Natal Iluminado Tiradentes”, evento que acontece até o dia 26/12. A programação, em grande parte, acontecerá em ambientes privados e com venda de ingressos, mas Tiradentes também terá iluminação e decoração com acesso gratuito para quem estiver percorrendo as ruas de pedra da cidade.

Um dos eventos mais procurados de Tiradentes é a Vila Encantada, atração apresentada sempre às sextas-feiras. O espetáculo conta com a chegada do Papai Noel nas ruas do Centro Histórico e, na sequência, uma apresentação com música e teatro dentro do Santíssimo Resort. Já aos sábados, a diversão fica por conta do Quarteto i Molinari, com o espetáculo Natal i Molinari na Pousada Pequena Tiradentes. Para quem quiser encontrar o Papai Noel pessoalmente, a pedida é a Prefeitura Municipal, que terá parte transformada na casa do bom velhinho. Veja mais detalhes sobre a compra de ingressos e a programação para o Natal Iluminado Tiradentes.

Viagem no Natal

Tiradentes, Minas Gerais / Foto: Monique Renne

4 – Caldas Novas – Goiás

Um bom destino para unir o espírito natalino a dias relaxantes é Caldas Novas, em Goiás. O Natal na região vai acontecer especialmente no Rio Quente Resorts, que ganhará iluminação especial e diversas apresentações e shows musicais. O destaque das atrações de Natal será o espetáculo musical “Turminha da Zooeira – Especial de Natal”, com personagens que terão a missão de salvar o Natal. Para a turma mais musical, a diversão ficará por conta do Coral Natalino e da Orquestra dos Fuzileiros Navais, que se apresenta durante o Pôr do Sol Sinfônico. Já na noite de Natal, o show ficará por conta do Pop Noel! Ótima pedida para quem busca um lugar para se divertir com toda a família, mas sem sair do espírito do Natal.

Vale lembrar que Caldas Novas e a cidade vizinha Rio Quente são consideradas detentoras de uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo! Não é sem motivo que a região das águas quentes de Goiás, a cerca de 170km da capital Goiânia, tornou-se um dos melhores destinos do Brasil! Bom pra se divertir e também para relaxar! Aproveite os dias no Hot Park para recarregar as energias.

destinos para viajar no Natal

Hot Park, Caldas Novas / Foto: Camille Panzera

5 – São Paulo – São Paulo

A cidade de São Paulo é um ótimo destino durante todo o ano, mas durante o mês de dezembro ela estará ainda mais especial! Entre os dias 04/12 e 27/12, São Paulo sediará o “Luminna Fest”, um circuito com mais de 150 esculturas que levam um pouquinho do espírito natalino aos visitantes. Em um percurso de 1km que passa por quatro pavilhões do Expo Center Norte, o Luminna Fest apresenta os temas Jardins, com elementos da natureza e mundo animal; Lúdico, passando por contos de fadas e clássicos; e Santa Claus, com cenários do Polo Norte e Lapônia. O percurso é todo feito de carro.

Claro que São Paulo vale a visita não só pelo evento natalino, mas também por tudo o que a cidade oferece (até mesmo as grandiosas decorações natalinas nos shoppings da cidade). Se tiver mais tempo por lá, confira nossas dicas de o que fazer em São Paulo, a começar pela sempre animada Avenida Paulista.

Festa de Natal

Luminna Fest, São Paulo / Foto: Divulgação

Para onde viajar no Natal e relaxar diante do mar

6- Praia do Espelho – Bahia

As praias da Bahia são sempre espetaculares! Difícil mesmo é escolher para qual delas viajar no Natal. Se você está no clima de relaxar e precisa desconectar do mundo, a Praia do Espelho certamente irá agradar. Nesse pedacinho mágico do litoral baiano, entre Trancoso e Caraíva, você encontrará o cenário perfeito para dias de descanso. A Praia do Espelho tem pousadas charmosas, ótimos restaurantes, mar colorido, piscinas naturais, falésias incríveis e muitos coqueiros para preencher a paisagem. E com uma curta caminhada você chegar a porções de areia em praias desertas! Pacotinho perfeito para relaxar no Natal.

lugares para passar o Natal

Praia do Espelho, Bahia / Foto: Monique Renne

7- Maresias – São Paulo

Maresias é um ótimo destino para aliar conforto, descanso e um pouquinho de agito. A praia mais famosa do Litoral Norte de São Paulo é capaz de agradar a todos os viajantes. Sem contar que Maresias está bem pertinho de outras praias fantásticas, muitas delas bem tranquilas. Você poderá usar Maresias como base para passar o feriado do Natal e aproveitar para explorar outras praias sem aglomeração no Litoral Norte. Pertinho de Maresias, vale curtir ainda a Praia de Juquehy, a lindíssima Praia de Calhetas e diversas outras praias de São Sebastião. Se você procura um lugar para esfriar a cabeça e relaxar de frente para o mar, Maresias pode ser o seu lugar!

Praia para viajar no Natal

Maresias, Litoral Norte de São Paulo / Foto: Monique Renne

8 – Praia dos Carneiros – Pernambuco

Carneiros é um destino excelente para o Natal, especialmente porque o clima estará ótimo e a praia, claro, maravilhosa! Ao viajar rumo à Praia dos Carneiros, aproveite o mar cristalino e o cenário perfeito que fica ainda mais espetacular com a igrejinha que marca a beira do mar. Com mais tempo na região, você poderá aproveitar a praia em horários alternativos e com diferentes marés, o que sempre rende experiências distintas e bons mergulhos nas piscinas naturais. Aproveite ainda os dias por lá para explorar outras regiões do litoral pernambucano e também alagoano, já que o estado vizinho está bem pertinho! São Miguel dos Milagres está distante apenas 80 km. Aproveite!

onde passar o fim do ano

Praia dos Carneiros, em Tamandaré / Foto: Vanessa Lima

9- Búzios – Rio de Janeiro

Búzios reserva algumas das melhores praias da Região dos Lagos e ainda conta com a vantagem de estar bem pertinho de Arraial do Cabo e Cabo Frio. Você poderá viajar no Natal rumo a Búzios, se hospedar em uma charmosa pousada com vista para o mar, aproveitar o centrinho animado e ainda escolher entre mais de vinte praias. Aliás, o ponto alto de Búzios é a facilidade de acesso à maioria das praias. Em Búzios, não será necessário fazer longas trilhas, pegar um barco ou mesmo percorrer longas estradas para curtir uma praia espetacular. Elas estão todas bem ali, facinhas e disponíveis.

Escolha entre as agitadas Geribá e Ferradura; a elegante Praia Brava; as pequeninas AzedaAzedinha e Ferradurinha; as disputadas João Fernandes e João Fernandinho; ou faixas de areia quase desconhecidas, como a Praia da Foca. E se der tempo, claro, não deixa de ir às maravilhosas praias de Arraial do Cabo!

Para onde viajar

Búzios, Região dos Lagos

10 – Icaraí de Amontada, Amontoada – Ceará

Localizada entre Fortaleza e Jericoacoara, a Praia de Icaraí de Amontoada é um paraíso recheado de bons ventos e kitesurfistas. Chamada pelos íntimos de Icaraizinho, essa praia do Ceará promete despontar entre os melhores destinos do Brasil. Parte da rota do sol poente, Icaraizinho de Amontoada presenteia os turistas com entardeceres espetaculares. O cenário é sempre decorado por coqueiros, lindo mar e muitos atletas das ondas (especialmente de agosto a novembro, quando os ventos sopram na medida certa), que sempre descobrem as pequenas porções de paraíso antes de todo mundo, como foi com Jeri. A Praia de Icaraí de Amontoada está em uma vila de pescadores ainda rústica e cheia de pousadas charmosas de frente para o mar. Destino ideal para relaxar no Natal sem se preocupar!

Viagem para a praia no feriadão

Praia de Icaraí de Amontoada. Foto: De Praia Brasil

Para onde viajar no Natal e descansar em meio à natureza

11 – Alter do Chão – Pará

Alter do Chão, no Pará, ainda estará com lindas praias no mês de dezembro, o que pode render dias maravilhosos em meio à natureza amazônica que cerca o lugar. Com incontáveis praias à beira dos rios Tapajós e Arapiuns, Alter do Chão é capaz de eliminar o estresse de qualquer um. Durante uma viagem por Alter do Chão, será possível investir em deliciosos banhos de água doce, visita a florestas encantadas, banhos em igarapés e um pôr do sol memorável! Sem falar na sempre espetacular culinária paraense. E a boa notícia é que chegar a Alter do Chão é bem mais fácil do que você imagina! Veja nossas dicas para a sua primeira viagem a Alter do Chão!

Para onde viajar no Natal

Alter do Chão, Pará / Foto: Monique Renne

12 – Chapada Diamantina – Bahia

A Chapada Diamantina é o tipo de destino que pode ser visitado durante todo o ano e durante o Natal não é diferente! A vantagem de viajar no período é encontrar cachoeiras, poços e grutas ainda tranquilos se comparados ao feriado de Réveillon 2021 ou às férias de janeiro. Aproveite o mergulho em algumas das melhores cachoeiras do Brasil – como a Cachoeira da Fumaça e a Cachoeira do Buracão – para recarregar as energias. Você merece! Vale dizer que a cidade de Lençóis é a principal base de hospedagem para quem pretende explorar a região, mas ela não é a única! Confira nosso Guia da Chapada Diamantina para dicas de roteiros e tudo mais para a sua primeira viagem a esse paraíso na Bahia.

Viajar no Natal

Chapada Diamantina, Bahia / Foto: Monique Renne

13 – Capitólio – Minas Gerais

Capitólio desponta como um dos melhores destinos do Brasil para quem ama cachoeiras, mas não quer enfrentar grandes trilhas. Bom pra relaxar, recarregar as energias e também descansar! Para começar a percorrer esse pedacinho encantador de Minas Gerais, experimente um passeio de lancha pelo Lago de Furnas – conhecido como o Mar de Minas Gerais – e veja bem de perto os Cânions de Capitólio, um dos principais pontos turísticos da região. Durante o dia de navegação, você poderá nadar sob a queda d’água de diversas cachoeiras, além de curtir bares flutuantes e restaurantes com linda vista para o Lago de Furnas. Depois, aproveite para curtir as diversas cachoeiras e lindas paisagens da região. E se sobrar um tempinho, não deixe de ir à Serra Canastra! Se quiser mais dicas, confira o nosso Guia de Capitólio!

Viajar no Natal

Capitólio, Minas Gerais / Foto: Monique Renne

14 – Jalapão – Tocantins

O Jalapão entrou na vida dos viajantes bem devagarinho, mas agora já é o desejo de muita gente que busca contato com a natureza, mas sem fazer sacrifício demais para isso. Apesar do mês de dezembro não ter o melhor clima para a viagem ao Jalapão, o Natal é uma ótima oportunidade de pegar os fervedouros vazios, as cachoeiras repletas de água e a paisagem lindamente verdejante. E o bom do Jalapão é que você poderá montar um grupo somente com a sua família ou amigos para fazer a viagem e comemorar o Natal com as pessoas que você ama! As agências no Jalapão cuidarão de tudo e você terá apenas que curtir! Se você nunca ouviu falar no Jalapão ou já está organizando uma viagem pra lá, confira nossas dicas para a primeira viagem ao Jalapão.

Natal

Jalapão, Tocantins / Foto: Monique Renne

15 – Foz do Iguaçu – Paraná

As Cataratas do Iguaçu podem ser visitadas durante o ano inteiro e o visual será sempre grandioso. Especialmente no mês de dezembro, com o aumento das chuvas, o Parque Nacional do Iguaçu estará ainda mais bonito. Aproveite os bons hotéis da região e os passeios em meio à natureza para viajar no Natal. Além de Foz do Iguaçu, quem visita a região poderá investir ainda em algumas comprinhas de Natal. Nada mal voltar para casa cheio de boas lembranças e ainda com uma mala extra repleta de compras! Se Ciudad del Este, no Paraguai, é um paraíso para encher sacolas, Puerto Iguazú, no lado argentino, é o lugar perfeito para fazer um bom jantar e confraternizar no Natal.

viajar no feriado de final de ano

Cataratas do Iguaçu / Foto: Camille Panzera

Para onde viajar no Natal e se deliciar com um bom roteiro gastronômico

16 – Pirenópolis – Goiás

Pirenópolis é uma das mais encantadoras cidades históricas do Brasil. Famosa pelas lindas cachoeiras, Piri vai além dos cenários naturais e oferece um dos melhores roteiros gastronômicos do país. Em Pirenópolis os cardápios vão desde os clássicos goianos até elaborados menus com ingredientes regionais. Aproveite a viagem a Pirenópolis para descansar, recarregar as energias nas cachoeiras e, claro, degustar os maravilhoso sabores de Goiás. Não faltará o que fazer em Pirenópolis nos seus dias por lá, mas aproveite a viagem também para relaxar! As cachoeiras de Pirenópolis são maravilhosas e facilmente acessíveis. Um destino ideal para toda a família!

17 – Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves tem o pacote perfeito para quem busca um roteiro gastronômico para viajar no Natal. A região, onde está o Vale dos Vinhedos, oferece diversas vinícolas para visitação, restaurantes com cardápios divinos, cenários encantadores e, claro, ótimos vinhos para brindar com os amigos e a família. Pegue a sua taça e aproveite os passeios ao ar-livre e as mesas nos jardins. Bento Gonçalves é pedida certa para relaxar e se deliciar com fartura e sabores inesquecíveis no feriado do Natal. E quando estiver por lá, não deixe de fazer uma viagem no tempo ao percorrer o circuito do Caminhos de Pedra. Cada pedacinho dessa região vale a visita!

feriadão

Vale dos Vinhedos / Foto: Bruna Scirea

18 – Belém – Pará

Se tem um destino capaz de causar comoção entre os amantes da boa gastronomia, certamente é Belém, no Pará. A cidade é intensa em todos os sentidos, mas nos sabores ela é capaz de superar os melhores roteiros gastronômicos do mundo. Repleta de novidades aos paladares pouco adaptados à culinária do norte, Belém é terra de descobertas e lembranças inesquecíveis!

Ao visitar Belém, experimente tudo o que de novo aparecer. Assim você terá um gostinho do Pará e, certamente, vai querer voltar. Se deixe levar pelo carimbó e o treme-treme do jambu, deguste os mais diferentes peixes e pratos típicos e coma castanhas em todas as formas (a fresca é maravilhosa). Vá de coração aberto e deixe que ele seja preenchido pela intensidade do povo paraense. Ah! E lembre-se de deixar um espaço na mala para levar um bom e verdadeiro açaí para casa! Ele suprirá a saudade de Belém até que você volte mais uma vez.

19 – Paraty – Rio de Janeiro

Paraty é apaixonante em todos sentidos, mas um detalhe faz da cidade um destinos ainda mais especial: a gastronomia! Em Paraty a mesa é levada a sério e a cidade oferece deliciosas oportunidades para os amantes da boa mesa. E, vale dizer, muitas vezes os melhores sabores não estão no Centro Histórico, mas sim em casas de pescadores à beira-mar, onde o peixe e camarão fresquinhos rendem refeições memoráveis.

Ao visitar a região, não deixe também de curtir um bom banho de mar nas praias de Paraty e de recarregar a bateria nas diversas cachoeiras por lá. E, para brindar, já adiantamos que a cachaça local é de primeiríssima qualidade. Deguste algumas delas in loco nos alambiques e leve a sua favorita para casa. Se estiver com planos de viajar no Natal para a Costa Verde do Rio de Janeiro, confira mais dicas sobre o que fazer em Paraty! Vale até dar um pulinho na Ilha Grande.

Destinos para passar o Natal

Paraty, Rio de Janeiro / Foto: Monique Renne

20  – Blumenau – Santa Catarina

Fechando nossa lista de destinos gastronômicos para viajar no Natal, Blumenau se destaca com a saborosa culinária alemã, regada sempre a boa cerveja, claro! A cidade, famosa pela Oktoberfest, também oferece um bom roteiro gastronômico e pode ser um ótimo destino para viajar no final do ano.

Ao visitar a região, não deixe de investir no roteiro que passa pelas melhores cervejarias de Blumenau. Uma passadinha na Vila Germânica sempre rende bons pratos, assim como um pulinho na cidade de Pomerode, conhecida como a mais alemã do Brasil. No caminho até lá, pare nos restaurantes típicos alemães e se delicie com as iguarias regionais. Ah! E com um pouco mais de tempo vale até investir em uma visita ao Parque Beto Carrero World. Para isso não deixe de aproveitar nosso cupom de desconto no ingresso para o Beto Carrero!


Você está pensando em viajar no Natal? Conte pra gente quais são os seus planos e quais destinos você considera ideal para curtir no Natal. Lembre-se que o momento ainda é de muitos cuidados e que você só deve viajar quando se sentir seguro para isso.