logo Melhores Destinos

Masp foi o segundo museu mais pesquisado do mundo em 2024 segundo o Google

Carol Dalla Vecchia
11/02/2025 às 5:00

Masp foi o segundo museu mais pesquisado do mundo em 2024 segundo o Google

Uma das melhores formas de descobrir tendências é pelos termos mais pesquisados na internet. Recentemente, o Google divulgou os dados das buscas mais realizadas em 2024, mostrando o que mais chamou atenção na plataforma global. E dentre curiosidades, dúvidas e eventos que movimentaram o ano, um destaque nos chamou a atenção: o Museu de Arte de São Paulo (Masp) foi o segundo museu mais pesquisado em todo o mundo!

Fique ligado na notícias, dicas e promoções de viagens com o aplicativo do Melhores Destinos. Baixe e ative as notificações!

Museus mais pesquisados no Google global em 2024

Atrás apenas do British Museum, o Masp foi mais pesquisado do que lugares como o Louvre de Paris e o Rijksmuseum de Amsterdã. O ranking, chamado de “Top Museums”, é um recorte de buscas próprio do Google Maps.

O Maps é um serviço do Google específico de visualização de mapas e rotas, disponibilizando também avaliações dos usuários e informações básicas sobre os locais marcados — como horário de funcionamento, contato, ingressos e pequena descrição. Como a ferramenta é focada em navegação, o recorte é interessante, pois pode representar uma intenção maior de visita aos museus, e não apenas de uma pesquisa geral.

A seguir, confira a lista completa dos museus mundialmente mais buscados no Google Maps em 2024:

1. The British Museum (Museu Britânico), Londres, Reino Unido

O maior e mais visitado museu de Londres, o British Museum (ou Museu Britânico), é uma parada quase obrigatória para quem viaja à cidade. Os dados de visitação do ano passado ainda não foram divulgados, mas em 2023 o museu foi a atração mais visitada de todo o Reino Unido, com mais de 5,8 milhões de visitantes. Não à toa, esse é o museu para o qual as pessoas mais pesquisam “como ir” no Google.

Museus mais buscados no google tendências

Foto: Jéssica Weber/Guia Melhores Destinos

Com mais de dois séculos de existência e 92 mil metros quadrados, o British Museum abriga um acervo com mais de 7 milhões de peças de países do mundo todo. Dentre suas principais atrações estão a Pedra de Roseta, que possibilitou a decodificação dos hieróglifos egípcios, esculturas do Pártenon de Atenas, na Grécia, múmias egípcias e antiguidades chinesas — sendo que várias peças estão envolvidas em polêmicas por serem removidas do lugar de origem.

Mas além dos itens expostos, em tempos de euro nas alturas, um dos atrativos do local é que a entrada é gratuita! Para planejar seu passeio, confira nosso guia do Museu Britânico.

Programe esse e outros passeios com o nosso guia de Londres!

2. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), São Paulo, Brasil

São Paulo é um grande polo de cultura em nosso país e, dentre tantos museus, o Museu de Arte de São Paulo – MASP sem dúvidas é o mais icônico. Marcando a Avenida Paulista, o edifício projetado por Lina Bo Bardi já é uma grande atração, Quatro pilares vermelhos suspendem o museu sobre um vão de 74 metros que serve de ponto de encontro para muitas pessoas — tanto que o museu entrou para essa lista já que todos querem saber como chegar até lá.

MASP Museus mais buscados no google tendências

O icônico edifício ganhou o nome de sua arquiteta, Lina Bo Bardi, em 2025

Do lado de dentro, o MASP expõe um dos mais importantes acervos de arte do Brasil. Quem começou a curadoria das obras foi o jornalista Assis Chateaubriand, que dá nome ao museu. Mas hoje, o acervo com mais de 8 mil peças para exposição é consideravelmente maior do que o da inauguração em 1968. Dentre os autores das obras, destacam-se os artistas nacionais Cândido Portinari, Anita Malfatti e Almeida Junior, e os internacionais Rafael, Botticceli, Delacroix, Renoir, Cèzanne e muitos outros.

Com o relatório de tendências do Google, não é possível saber por que o MASP gerou tanto interesse e buscas dos usuários no último ano. Mas vale apostar que 2025 será um grande ano para o museu! Em março deste ano, o MASP vai inaugurar o Edifício Pietro Maria Bardi, um prédio vizinho de 14 andares que vai ampliar os espaços de exposição e eventos do museu. O nome da construção é em homenagem ao marido da arquiteta Lina Bo Bardi, que era jornalista e também foi curador do museu.

Veja também:
28 coisas (quase de graça) para fazer em São Paulo

3. Museum of Science and Industry, Chicago, Estados Unidos

Instalado num edifício de 1893, o Museu Science and Industry (Museu de Ciência e Indústria) é um dos mais impressionantes de Chicago, nos Estados Unidos. Na entrada, um vagão de locomotiva recebe os visitantes que logo encontram aviões e submarinos originais da Segunda Guerra Mundial em exposição — e literalmente pendurados no teto.

Museus mais buscados no google tendências

Fotos: Monique Renne/Guia Melhores Destinos

Com exemplos práticos e simuladores, o museu mostra o desenvolvimento da ciência e da indústria de forma que desmistifique algumas teorias complicadas. Tanto adultos quanto crianças ficam encantados, ainda mais com a interatividade dos experimentos, filmes 3D ou o simulador de voo. Para saber mais e planejar sua visita, confira nosso guia do Museum of Science and Industry.

Chicago! Um guia completo com tudo para a sua viagem!

4. Museu Nacional de Antropologia, Cidade do México, México

O Museu Nacional de Antropologia é uma das principais atrações da Cidade do México. Isso porque o museu tem um acervo espetacular de peças das civilizações americanas pré-hispânicas. O acervo é dividido em arqueologia e etnografia, somando 24 salas onde há reprodução de cenários antigos e peças relacionadas às culturas maia e asteca, aos povos toltecas, à civilização teotihuacana (que vivia nas famosas Pirâmides de Teotihuacán) e outras.

Museus mais buscados no google tendências

Fotos: Monique Renne/Guia Melhores Destinos

Um dos grandes destaques do museu é a Pedra do Sol, popularmente conhecida como o Calendário Asteca. Com mais de 25 toneladas, a pedra foi encontrada durante escavações no Zócalo da Cidade do México. Descubra tudo sobre o museu e planeje seu passeio com o nosso guia do Museu Nacional de Antropologia

Confira o Guia Melhores Destinos e veja o que fazer na Cidade do México

5. Museu do Prado, Madri, Espanha

O Museu do Prado é o mais importante museu de Madri, principalmente por ostentar uma coleção interessante de pinturas espanholas dos séculos XI ao XVIII e peças de arte de outros países europeus. São mais de 34 mil obras que compõem o seu acervo, sendo várias delas importantes marcos na história da arte. Ali você encontrará, por exemplo, ‘As Meninas’, de Diego Velázquez, ‘A Maja Nua’, de Francisco de Goya e ‘Davi com a Cabeça de Golias’, de Caravaggio.

Museus mais buscados no google tendências

Fotos: Monique Renne/Guia Melhores Destinos

O edifício do museu também é uma atração a parte. Construído entre 1785 e 1819, o prédio foi projetado a pedido do Rei Carlos III para abrigar o Gabinete de Ciências Naturais. O projeto arquitetônico de Juan de Villanueva é grandioso, considerado uma das maiores obras do neoclassicismo espanhol. Dá para entender porque o Museu do Prado é tão buscado nas plataformas do Google! Se você vai a Madri, não deixe essa atração de fora: confira nosso guia do Museu do Prado.

Acesse nosso guia de Madri e veja tudo o que você precisa saber para sua viagem!

6. Cidade das Artes e das Ciências, Valência, Espanha

Também na Espanha, mas na cidade de Valência, a Cidade das Artes e das Ciências é um museu colossal, que estende por quase dois quilômetros. Mais do que as tradicionais exposições museológicas, a ‘Cidade’ promove atividades interativas, projeções de filmes, aulas e outros eventos. O foco das atrações são relacionados à ciência, tecnologia, natureza e arte.

O complexo é subdividido em seis áreas, com diferentes construções, inauguradas ao longo dos anos. Em L’Hemisfèric há um imenso planetário e cinema. Em El Museu de les Ciències Príncipe Felipe há propriamente o museu interativo de ciências, com três pisos de exposições interativas.

Museus mais buscados no google tendências

Foto: Civitatis/Reprodução

L’Umbracle é trilha que percorre jardins de espécimes selvagens integrada a esculturas contemporâneas. El Palau de les Arts Reina Sofía é uma casa de ópera com quatro salões para apresentações de dança, teatro, ópera e música. A Ágora é um espaço multifuncional para shows e outras atividades.

Ali também fica o L’Oceanogràfic, o maior aquário de vida marinha da Europa, com 110 mil metros quadrados e 42 milhões de litros de água. E há ainda construções e outros projetos para expansão da ‘Cidade’ em breve! Uma atração dessas tem que estar no seu roteiro por Valência, programe seu passeio e compre seu ingresso para a Cidade das Artes e das Ciências.

7. Museu do Louvre, Paris, França

Pode ser até surpreendente que o Museu do Louvre esteja apenas na sétima posição desta lista de museus mais pesquisados. Dispensando apresentações, o maior museu de arte do mundo é uma atração imperdível para quem visita Paris. Com relação ao número de visitantes, o Museu do Louvre também é o campeão. Os números de 2024 ainda estão em análise, mas, em 2023, o museu recebeu cerca de 8,86 milhões de pessoas — dois milhões a mais do que o segundo lugar, os Museus Vaticanos.

Museus mais buscados no google tendências

Fotos: Monique Renne/Guia Melhores Destinos

Além da famosa Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, o Louvre é a casa de mais de 35 mil peças de arte históricas, como a ‘Liberdade Guiando o Povo’, de Eugène Delacroix, ‘A balsa da Medusa’, de Géricault, e a escultura Vênus de Milo. Todo esse acervo está distribuído por mais de 400 salas que exigem muita organização (e até preparo físico) para serem vistas por completo. Para planejar sua visita da melhor forma, confira nosso guia do Museu do Louvre.

Saiba o que fazer em Paris com no Guia Melhores Destinos!

8. Rijksmuseum, Amsterdã, Países Baixos

Com um nome difícil de ser escrito e pronunciado por não-falantes da língua neerlandesa, o Rijksmuseum também é considerado um dos maiores e melhores da Europa — e o nome complicado não impede os internautas de o pesquisarem no Google, com certeza graças a função de autocompletar as buscas! Localizado em Amsterdã, a capital dos Países Baixos, Rijks reúne alguns dos artistas mais relevantes para a história do país, como Vermeer e Rembrandt.

Museus mais buscados no google tendências

Foto: John Lewis Marshall/Reprodução

Localizado na Praça dos Museus desde 1885, o edifício do Rijks também é de grande beleza. A construção é do arquiteto neerlandês Pierre Cuypers, que combinou elementos renascentistas e góticos. O espaço tem ainda biblioteca, sala de leitura e um café super elogiado no térreo. Para um passeio completo, compre seu ingresso de visita com guia especializado no Rijksmuseum.

Veja também:
Tudo sobre Amsterdã: as dicas de uma brasileira que mora na cidade

9. Museu Mercedes-Benz, Stuttgart, Alemanha

Instalado em um edifício futurista de nove andares e mais de 16 mil metros quadrados, o Museu Mecedes-Benz é uma parada essencial na Alemanha para os apaixonados por carros. O museu fica em Stuttgart, a cidade onde Carl Benz patenteou o primeiro automóvel movido por motor de combustão interna em 1886.

Museus mais buscados no google tendências

Foto: Julian Herzog/Wikimedia Commons

No espaço, são aproximadamente 160 veículos e mais de 1.500 objetos em exposição, que contam a história dos automóveis, desde o primeiro carro até os modelos mais modernos — claramente, o foco é na evolução e invenções da marca. Uma das últimas seções é a chamada Flechas de Prata, onde estão os carros da Mercedes-Benz que foram invencíveis em campeonatos de automobilismo, incluindo alguns modelos usados por Lewis Hamilton.

No nosso guia da Alemanha  você encontra todas as dicas de que precisa para conhecer o país!

10. Museu Städel, Frankfurt, Alemanha

Focado nos períodos do Renascimento, Barroco e início da arte moderna, o Museu Städel reúne mais de 700 anos de arte europeia. Com peças do início do século XIV até a contemporaneidade, sua coleção é composta por mais de três mil pinturas, 600 esculturas, mais de quatro mil fotografias e mais de 100 mil desenhos. Dentre os nomes do catálogo, pode-se encontrar Botticelli, Rembrandt, Vermeer, Monet, Picasso, entre outros. Nem é preciso dizer que é um dos museus de arte mais importantes do mundo, né?

Museus mais buscados no google tendências

Foto: Städel Museum – Norbert Miguletz/Divulgação

Para conhecer o Museu Städel e outros museus de Frankfurt, vale a pena fazer um Frankfurt Card. Trata-se de um cartão de turismo que dá desconto em diversos museus, atrações históricas e de aventura, restaurantes, tours guiados e mais. Faça o seu Frankfurt Card pagando em reais e sem complicações neste link.

Conheça Frankfurt com o Guia Melhores Destinos!

Confira outras tendências de 2024 na página do Google.

Leia também:
Masp: como visitar o incrível Museu de Arte de São Paulo
Dicas para visitar os melhores museus de Paris e ainda economizar!
Museus em Londres – 10 atrações imperdíveis na capital britânica


Você já visitou algum dos museus mais pesquisados no Google em 2024? Qual museu você acha que deveria ser tendência neste ano?

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção