Museu do Louvre libera todo seu acervo de arte para ser apreciado online
Museu do Louvre libera todo seu acervo de arte para ser apreciado online
Agora você pode tornar realidade o sonho de conhecer o Museu do Louvre em Paris – ou matar a saudade de visitar o museu mais visitado do mundo nesses tempos de quarentena. O Louvre entrou para a lista dois museus virtuais que podem ser acessados integralmente e disponibilizou em seu site todas as suas obras de arte, que inclui a Mona Lisa de Leonardo da Vinci, e outras das pinturas mais famosas do planeta.
Toda a riqueza e variedade impressionante das coleções do Louvre podem ser vistas em uma nova plataforma que reúne todas as obras de arte do museu em um só lugar. O Louvre também lançou um novo site que é muito mais amigável e fácil de usar.
Visita virtual ao Louvre
Pela primeira vez, toda a coleção do Louvre está disponível online, sejam as obras expostas no museu, armazenadas ou por empréstimo de longo prazo de outras instituições francesas.
Projetado para pesquisadores e também para curiosos amantes da arte, o site Collections reúne mais de 482 mil obras que podem ser vistas gratuitamente, incluindo peças do Louvre e do Museu Nacional Eugène-Delacroix, e esculturas dos jardins das Tulherias e Carrossel. Existem também obras dos Musées Nationaux Récupération, recuperadas após a Segunda Guerra Mundial e confiadas ao Louvre até poderem ser devolvidas aos seus legítimos proprietários.
Novo site do Louvre
Além do catálogo de obras de arte, também é possível fazer uma visita interativa pelo novo site do Louvre. Dividido em três secções principais e centrado nas obras das coleções, mas também nas incríveis salas em que estão expostas. É um convite a apreciar o antigo palácio enquanto se muda de sala em sala.
Disponível em francês, inglês, espanhol e chinês, o site pode ser percorrido em tablets e computadores, mas foi projetado principalmente para uso em smartphones.
“O Louvre está tirando a poeira de seus tesouros, mesmo os menos conhecidos”, disse Jean-Luc Martinez, presidente e diretor do Museu do Louvre. “O impressionante patrimônio cultural do Louvre está agora a apenas um clique de distância. Tenho certeza de que esse conteúdo digital vai inspirar ainda mais pessoas a virem ao Louvre para conhecer as coleções pessoalmente”.
Acesse o novo site do Louvre disponível aqui e visite a inauguração de todas as coleções do Louvre clicando aqui.
Com informações de Lonely Planet