logo Melhores Destinos

Novo Museu do Cristo Redentor contará a história do monumento

Mari Kateivas
29/07/2022 às 15:10

Novo Museu do Cristo Redentor contará a história do monumento

É quase impossível não lembrar do Cristo Redentor quando o assunto é turismo no Rio de Janeiro. Há 91 anos, esse símbolo do Brasil acolhe milhares de turistas na Cidade Maravilhosa. Não à toa, o lugar vai ganhar um museu para contar toda sua trajetória aos visitantes – que são sempre recebidos de braços abertos.

Décadas de história de um dos maiores patrimônios culturais do mundo estarão expostas no Museu Cristo Redentor. A previsão é de que o lugar seja inaugurado em 2024, no quarto andar do Centro de Visitantes Paineiras. Outros detalhes do espaço ainda não foram divulgados.

Na manhã de hoje (29/07), a missa em homenagem aos 176 anos da Princesa Isabel terminou com o lançamento da pedra fundamental do museu.

Segundo o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar, o museu é um legado da festa dos 90 anos do monumento e é a primeira ação rumo ao centenário.

“Neste dia histórico em que celebramos o aniversário daquela que foi a precursora da história do grande símbolo religioso do Brasil, abençoamos o início dessa obra grandiosa para a cultura e a fé do nosso país”, mencionou o padre.

No espaço também será retratado o patrimônio histórico digital do lugar. A iniciativa começou em 2021, a partir do Acervo Digital Colaborativo com documentos e imagens compartilhados pela internet.

A organização de todo o acervo do museu será realizada pelo Núcleo de Acervo e Memória do Santuário Cristo Redentor. Já o projeto do museu, será elaborado pela empresa Mude. A Yapoli será responsável pela gestão do sistema de armazenamento do Acervo Digital Colaborativo.

Inaugurado em 12 de outubro de 1931, a estátua fica de braços abertos para a Baía de Guanabara. Com 38 metros de altura (incluindo o pedestal de 8 metros) e 1.145 toneladas, a atração turística está localizada no alto do morro do Corcovado e foi eleita uma das 7 maravilhas do mundo!

Com informações da Agência Brasil.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção