Novo Museu do Cristo Redentor contará a história do monumento
Novo Museu do Cristo Redentor contará a história do monumento
É quase impossível não lembrar do Cristo Redentor quando o assunto é turismo no Rio de Janeiro. Há 91 anos, esse símbolo do Brasil acolhe milhares de turistas na Cidade Maravilhosa. Não à toa, o lugar vai ganhar um museu para contar toda sua trajetória aos visitantes – que são sempre recebidos de braços abertos.
Décadas de história de um dos maiores patrimônios culturais do mundo estarão expostas no Museu Cristo Redentor. A previsão é de que o lugar seja inaugurado em 2024, no quarto andar do Centro de Visitantes Paineiras. Outros detalhes do espaço ainda não foram divulgados.
- Cristo Redentor: como visitar, ingressos e preços
- Dez erros comuns numa viagem para o Rio de Janeiro e dicas para evitá-los!
- O que fazer no Rio de Janeiro: 38 lugares para visitar e dicas para a sua primeira viagem!
Na manhã de hoje (29/07), a missa em homenagem aos 176 anos da Princesa Isabel terminou com o lançamento da pedra fundamental do museu.
Segundo o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar, o museu é um legado da festa dos 90 anos do monumento e é a primeira ação rumo ao centenário.
“Neste dia histórico em que celebramos o aniversário daquela que foi a precursora da história do grande símbolo religioso do Brasil, abençoamos o início dessa obra grandiosa para a cultura e a fé do nosso país”, mencionou o padre.

No espaço também será retratado o patrimônio histórico digital do lugar. A iniciativa começou em 2021, a partir do Acervo Digital Colaborativo com documentos e imagens compartilhados pela internet.
A organização de todo o acervo do museu será realizada pelo Núcleo de Acervo e Memória do Santuário Cristo Redentor. Já o projeto do museu, será elaborado pela empresa Mude. A Yapoli será responsável pela gestão do sistema de armazenamento do Acervo Digital Colaborativo.
Inaugurado em 12 de outubro de 1931, a estátua fica de braços abertos para a Baía de Guanabara. Com 38 metros de altura (incluindo o pedestal de 8 metros) e 1.145 toneladas, a atração turística está localizada no alto do morro do Corcovado e foi eleita uma das 7 maravilhas do mundo!
Com informações da Agência Brasil.
Mari Kateivas
Viajar, pra mim, nunca foi só para conhecer lugares, sempre foi para ir atrás de algo maior. Foi assim que tudo começou: vendendo bombons na faculdade para bancar minha primeira viagem de avião e um curso de cinema em Paris. Eu só queria uma chance e acabei descobrindo um caminho. Nunca mais parei! Hoje, já são mais de 30 países na bagagem que guarda memoráveis histórias. Sou jornalista, com pós-graduação em Linguagem Audiovisual, e editora multimídia no canal do YouTube do Melhores Destinos, onde compartilho tudo isso com quem também sonha em sentir mais do mundo. Meu trabalho é transformar informação em possibilidade e mostrar que, com planejamento, dá para viajar mais gastando menos, sempre!