logo Melhores Destinos

Museu Asas de um Sonho: como está a visita ao antigo Museu TAM após a reinauguração em Itu

Luigi Rigoni
13/08/2024 às 5:00

Museu Asas de um Sonho: como está a visita ao antigo Museu TAM após a reinauguração em Itu

O Museu Asas de um Sonho, antigo Museu TAM, reabriu no último dia 10 agosto, agora em um novo endereço: Itu, a cerca de 100 km de São Paulo, no Centro Cultural Fábrica São Pedro. Considerado um dos maiores museus sobre aviação da América, o local estava fechado desde 2016. Na reabertura, uma exposição homenageia Santos Dumont, mas ainda sem as principais peças do grande acervo do Museu TAM. O Melhores Destinos esteve presente e conta como está a visita ao Museu Asas de um Sonho em 2024.

museu asas de um sonho, em itu

Museu Asas de um Sonho agora de casa nova, o Centro Cultural Fábrica de São Pedro, em Itu. Foto: Melhores Destinos

Museu TAM: história e acervo

O Museu TAM foi inaugurado em 2006, em São Carlos, no interior de São Paulo. Ele é considerado um dos maiores museus de aviação da América Latina e uma das mais importantes coleções privadas do mundo. A iniciativa partiu do comandante Rolim Amaro, fundador da TAM Airlines, e de seu irmão, João Amaro. Contudo, o empresário, que faleceu em 2001, não chegou a ver o projeto concluído.

Entre as peças do museu, estão um Lockheed Constellation, conhecido por sua autonomia e capacidade de transporte; um Vought F4U Corsair, clássico da 2ª Guerra Mundial, e uma réplica do 14-Bis, invenção de Santos Dumont e marco na história da aviação. Fotos e documentos também complementavam a experiência no museu, além de homagens a Rolim Amaro.

Em 2008, o Museu TAM fechou para reformas, sendo reinaugurado em 2010, em um espaço ainda maior e mais completo, com mais de 100 aeronaves espalhadas por uma área de cerca de 20 mil metros quadrados. Poder conhecer alguns dos aviões por dentro era um dos pontos altos do passeio. No entanto, em 2016, o museu teve suas atividades encerradas novamente.

Após incertezas, foi anunciada a transferência do Museu Asas de um Sonho para o Centro Cultural Fábrica São Pedro, em Itu. O local já abrigava o FAMA Museu, com um acervo de arte contemporânea e exposições itinerantes, além de lojas e restaurante. O espaço é administrado por Marcos Amaro, filho de Rolim e responsável pela reabertura do Museu Asas de um Sonho.

Museu Asas de um Sonho: como está hoje, em Itu

14-bis

Réplica do 14-bis é uma das estrelas da exposição. Foto: Melhores Destinos

Já é possível visitar a exposição “Santos-Dumont – Pioneiros da Aviação”, que marca a reabertura do Museu Asas de um Sonho, agora localizado no Centro Cultural Fábrica São Pedro, em Itu. A propriedade tombada, com mais 25 mil metros quadrados, fica no centro da cidade e já foi uma grande fábrica de tecido, desativada em 1990, e agora adaptada como centro cultural.

A exposição que marca o retorno do Museu Asas de um Sonho conta com o apoio da Fundação Santos Dumont, que disponibilizou peças de seu acervo, como um chapéu Panamá, uma touca e luvas originais do aviador. No entanto, as grandes estrelas da mostra são as réplicas e aeronaves históricas em exibição.

Uma das principais atrações é a réplica do 14-Bis, avião construído por Santos Dumont, que lhe rendeu o Prêmio Archdeacon, o primeiro prêmio de aviação do mundo, em 1906, após um voo de 220 metros em Paris. Nas paredes laterais do museu, uma linha do tempo destaca os esforços de Dumont e seus experimentos com dirigíveis. O próprio 14-Bis recebeu esse nome por ser, inicialmente, acoplado ao balão número 14, criado pelo inventor.

Exposição de Santos dumont no Museus asas de um sonho em itu

Demoiselle, de Santos Dumont. Foto: Melhores Destinos

O museu ainda conta uma réplica do Demoiselle, outra criação de Santos Dumont, que voou pela primeira vez em 1907. Este foi o décimo nono projeto do inventor, que dois anos depois desenvolveu uma nova versão, tornando-o bastante popular. Dumont não patenteava suas criações, pois acreditava que deveriam ser compartilhadas com a humanidade. Como resultado, algumas fábricas produziram mais de 40 unidades do Demoiselle, que eram vendidas ao preço de um automóvel médio.

 

Também estão em exibição o Blériot XI, de Louis Blériot, que em 1909 fez o primeiro voo de uma aeronave “mais pesada que o ar” a cruzar o Canal da Mancha, e o São Paulo, de Dimitri de Lavaud, que realizou o primeiro voo da América Latina em 1910, em Osasco. No museu ainda há uma loja de lembrancinhas, com destaque para pelúcias de Santos Dumont e miniaturas do 14-Bis.

O grande acervo do antigo Museu da TAM, com mais de 100 aeronaves, permanece em São Carlos, fechado ao público. No entanto, o plano é transferir todos os itens para Itu em até dois anos, como mencionou Marcos Amaro durante o discurso de reinauguração. O processo é complexo e exige um esforço logístico significativo para desmontar, transportar e remontar todas as aeronaves no novo espaço.

area externa do Museu asas de um sonho, antigo museu tam

Centro Cultural Fábrica de São Pedro. Foto: Melhores Destinos

 

Hoje, o Museu Asas de um Sonho ocupa apenas um salão, muito menor do que o anterior, em São Carlos. No entanto, a antiga fábrica de tecidos adaptada, conta com amplos espaços abertos e salas já preparadas para exposições de arte, que provavelmente serão adaptadas para também receber peças relacionadas à aviação. Para quem aprecia arte contemporânea, a visita ao local também é interessante. Há ainda uma sala em homenagem a Rolim Amaro, que conta a história do empresário.

O que achamos do novo Museu Asas de um Sonho

Ao longo das suas reaberturas, visitei o Museu Asas de um Sonho três vezes. A primeira foi em 2007, quando tinha 10 anos. Na época, nunca tinha visto um avião tão de perto. A grandiosidade do espaço e das aeronaves surpreendia. Anos depois, em 2014, mesmo já tendo viajado de avião, a imponência das aeronaves continuava impactante. O museu estava ainda maior e com aviões mais interessantes. Dez anos depois, a expectativa de encontrar aqueles gigantes, em número e tamanho, sabendo do impasse logístico para a transferência do acervo, já não era a mesma.

Eu, no antigo Museu TAM, em visita de 2007. Foto: Acervo pessoal

A exposição “Santos-Dumont – Pioneiros da Aviação” é o início, estando bem organizada e com peças atraentes ao público. Uma merecida homagem ao inventor e que vale uma visita, ainda que rápida, para quem já está pela região. Mas torcemos para que o projeto voe alto e que o rico acervo do museu volte a ser aberto ao público em breve. Uma iniciativa que mantém viva e acessível ao público a memória da aviação brasileira.


Serviço

Museu Asas de um Sonho

Exposição: Santos-Dumont – Pioneiros da Aviação
Endereço: Centro Cultural Fábrica São Pedro – Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Itu (SP)
Funcionamento: de quarta-feira a domingo, das 11h às 17h.
Ingressos: a partir de R$ 15

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção