logo Melhores Destinos

Mortes misteriosas de turistas na República Dominicana! É seguro viajar para Punta Cana?

Wendell Oliveira
03/07/2019 às 4:00

Mortes misteriosas de turistas na República Dominicana! É seguro viajar para Punta Cana?

Essa semana uma notícia assustou muita gente: turistas estariam morrendo misteriosamente nos resorts da República Dominicana! O país do Caribe, famoso pelas praias paradisíacas de Punta Cana, contabilizou a morte de pelo menos 10 turistas norte-americanos em circunstâncias ainda inexplicadas. Afinal, o que está por trás das mortes misteriosas de turistas na República Dominicana?

Mortes misteriosas de turistas na República Dominicana: O que se sabe até agora

De acordo com o Departamento de Estado dos EUA, ao menos 10 turistas norte-americanos morreram repentinamente em resorts de luxo na República Dominicana, desde junho de 2018.

As vítimas — com idades entre 41 a 67 anos — estavam hospedadas em resorts de diferentes regiões da República Dominicana. Autópsias preliminares conduzidas pelas autoridades locais categorizaram algumas das mortes como “causa natural”, citando ainda pneumonia, edema pulmonar e falência múltipla dos órgãos, embora todas tenham uma evidência em comum: ataque cardíaco.

Diversas hipóteses surgiram na tentativa de explicar o mistério. Uma delas seria o envenenamento por metanol, um composto químico altamente tóxico, frequentemente utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas adulteradas. Há a confirmação de que algumas das vítimas tenham passado mal após consumir as bebidas dos frigobares nos hotéis. Os efeitos do metanol no corpo humano podem causar sintomas semelhantes às encontradas nas causas das mortes.

Outros viajantes, que foram recentemente ao país e ficaram doentes, suspeitam que foram expostos à uma fumaça de inseticida emitida pelos aparelhos de ar-condicionado. Há a descrição de um “cheiro químico” passando pelos quartos, com odor semelhante a tinta.

Ainda não está claro se os óbitos possuem algum tipo de conexão. O Ministro do Turismo, Javier Garcia, declarou ainda no início deste mês que “esses casos são lamentáveis, mas isolados”. Até mesmo o FBI entrou na investigação, prometendo novos laudos toxicológicos dentro de 30 dias.

Os incidentes ocorreram em diferentes resorts do país: Terra Linda Resort (Sousa), Excellence Resorts (Punta Cana), Grand Bahia Principe (Punta Cana), Grand Bahia Principe (La Romana), e o Hard Rock Hotel & Casino (Punta Cana). Por conta da suspeita de falsificação de álcool, o Hard Rock Hotel já anunciou que irá retirar as bebidas alcoólicas dos frigobars nos quartos.

É seguro viajar para Punta Cana?

Punta Cana é um dos destinos preferidos dos brasileiros que querem conhecer as maravilhas do Caribe. Além das praias de águas calmas e mornas com areia branca e emolduradas por coqueiros, Punta Cana oferece grandes resorts all inclusive, onde é possível desfrutar o dia todo de comidas, bebidas e várias opções de diversão, tudo sem sair do hotel.

Por ser uma área de hotéis de luxo, é considerada uma região bem segura, com taxas de crime bem inferiores ao restante da República Dominicana.

Vale mencionar que a República Dominicana bateu o recorde de visitantes em 2018, com a chegada de 6,5 milhões de turistas. Desses, ao menos 2,2 milhões vêm dos Estados Unidos. O turismo corresponde a cerca de 20% do PIB do país, que se esforça para recuperar a imagem de um destino seguro e acessível para os viajantes.

Apenas para fins de comparação, nos últimos anos cerca de mil turistas britânicos morreram na Tailândia, e há pelo menos 60 mortes ainda inexplicadas. Nem por isso a Tailândia deixa de receber mais de um milhão de visitantes do Reino Unido anualmente, mesmo após os alertas do governo recomendando cautela ao visitar o país.

Até o momento, nenhuma recomendação oficial foi emitida pelos Estados Unidos para que seus cidadãos evitem visitar a República Dominicana. O país continua na Classificação Nível 2 no sistema de alerta de viagens nacional. A mesma classificação usada para o Brasil, aliás.

É recomendável cancelar a viagem para Punta Cana? 

Essa é uma decisão extremamente pessoal. Embora as mortes dos turistas sejam tratadas como incidentes isolados, há quem prefira não arriscar e mudar os planos. A Delta Airlines já se manifestou a favor dos passageiros, permitindo a mudança de datas ou cancelamento de viagens para Punta Cana sem custos. Já a American Airlines, JetBlue e a Sun Country estão lidando individualmente com cada caso e decidindo com os passageiros o que fazer.

Os cancelamentos de voos para a República Dominicana estão aumentando, de acordo com a empresa de análise de viagens ForwardKeys. As reservas de hotéis também estão em queda desde o início de junho. Entre 1 de junho e 19 de junho, os cancelamentos aumentaram 51% em relação ao mesmo período do ano passado.

Por conta dos cancelamentos, é provável que promoções de pacotes e passagens baratas para Punta Cana surjam em breve.

A importância do Seguro Viagem

Em casos assim, vemos o quão importante é contratar um seguro viagem antes de embarcar. Ele garante atendimento médico e hospitalar em casos de urgências, emergências ou doenças durante a viagem. Além disso, você pode garantir consultas, internações, além de tratamentos, remédios e repatriação médica e funerária em situações mais extremas.

Confira nosso post especial com Tudo o que você precisa saber antes de contratar um seguro viagem internacional.

Posição oficial da República Dominicana

A  equipe de Relações Públicas do Ministério do Turismo da República Dominicana enviou ao Melhores Destinos o seguinte posicionamento:

O ministro do Turismo, Francisco Javier García, declarou que a República Dominicana continua sendo um país muito seguro e repudiou as alegações a respeito de mortes “misteriosas ou em massa” de turistas que visitaram o destino caribenho. Na coletiva de imprensa com veículos nacionais e internacionais, o ministro mostrou os resultados das autópsias que revelam as verdadeiras causas das mortes.

“Temos comprovado que, sem dúvidas, não há uma avalanche de mortes de turistas estadunidenses no país e que não é verdade que há mortes misteriosas”, ressaltou o ministro. 

Ele afirmou que o mais importante para a República Dominicana é a segurança dos mais de sete milhões de visitantes que chegam a cada ano. “Nossa prioridade na República Dominicana é a segurança dos turistas, por isso aplicamos cada vez mais medidas para garanti-la”, afirmou o Ministro Garcia.

Ele lembrou que foi o Departamento de Estado dos Estados Unidos que definiu o acontecimento das mortes de turistas no país de forma exagerada. Declarou também que o governo dominicano tem se esforçado ao máximo para fortalecer os sistemas de segurança e que, constantemente, são feitas novas ações com esse propósito. O ministro Garcia confia que a verdade a respeito destes casos será revelada e que os veículos de comunicação farão uma representação justa da República Dominicana.

O ministro ainda elogiou os líderes da indústria turística, “a quem devemos por terem nos tornado uma referência para toda a região”. Ele declarou que, somente nos últimos cinco anos, a República Dominicana recebeu mais de 30 milhões de visitantes, com um nível de satisfação de mais de 99%, e entre os quais 94% afirmam que voltariam ao destino.”


E você, já foi ou tem vontade de ir à República Dominicana? Deixe seu comentário!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção