logo Melhores Destinos

Monte Sião: belas paisagens, natureza e compras nos sul de Minas

Daniel Akstein Batista
16/10/2024 às 5:00

Monte Sião: belas paisagens, natureza e compras nos sul de Minas

Localizada no Sul de Minas Gerais, Monte Sião é uma pequena cidade que encanta os visitantes por diferentes motivos: é pacata e tranquila, tem uma natureza exuberante, oferece boa gastronomia e, claro, é um ótimo destino de compras, principalmente roupas.

Monte Sião é conhecida como a capital nacional da moda em tricô, e nem sou eu que estou falando. Esse título é carinhosamente reconhecido pelos próprios moradores e está lá na placa de uma das entradas da cidade, que conta com cerca de 1.500 malharias. Milhares de viajantes visitam Monte Sião mensalmente para comprar roupas para uso pessoal ou para revender – e, também, para fazer turismo!

Essa cidade mineira, que faz divisa com o Estado de São Paulo (está a 165 km da capital paulista) e é vizinha de Águas de Lindóia, é mais do que apenas tricô e malhas. A seguir, vamos conhecer e saber tudo do que fazer em Monte Sião.

Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e confira as promoções de passagens aéreasaluguel de carros e hotéis.

Monte Sião

A não ser nos meses de férias (principalmente julho) e feriados prolongados, Monte Sião fica praticamente vazia durante a semana e pode ser uma boa escolha para quem quer conhecer a cidade ou fazer compras com mais calma.

Com apenas 24 mil habitantes, Monte Sião faz parte do Circuito das Malhas do Sul de Minas ao lado de Albertina, Borda da Mata, Inconfidentes, Jacutinga e Ouro Fino. Mas a fama de ser a capital nacional da moda em tricô é até que recente, sendo que esse título foi mesmo sancionado por lei apenas em 2023.

Com o fim da corrida do ouro, foi por volta de 1819 que os primeiros moradores instalaram-se na região, construindo suas moradias. Apenas em 1936, Monte Sião torna-se município.

Além de ser um importante polo industrial têxtil, Monte Sião também faz parte do Caminho da Fé com a Rota Medalha Milagrosa. Ela inicia na cidade e vai até Ouro Fino, em um trajeto de 38 km.

Seja para fazer compras, visitar antigas igrejas e curtir a natureza, Monte Sião é um ótimo destino turístico no Sul de Minas.

Hotel em Monte Sião

Monte Sião está pertinho de algumas cidades do chamado Circuito das Águas Paulista, como Águas de Lindóia, Serra Negra e Socorro, e é muito comum o turista aproveitar a viagem para conhecer diferentes destinos.

A cidade mineira conta com poucas, mas boas opções de hospedagens. Confira algumas bem avaliadas pelos hóspedes e faça a sua reserva!

Hotel Nota na Booking.com Reservas
Hotel Pousada Água Da Mina 9,4 Reserve aqui
Pousada Saint Diniz 9,7 Reserve aqui
Hotel Fazenda Monte Sião 8,9 Reserve aqui
Pousada Mirante das Águas 9,7 Reserve aqui
Hotel Villa De Minas 9,0 Reserve aqui
Vivas Hotel e Casa 9,2 Reserve aqui
Hotel Guarini 8,1 Reserve aqui
Hotel Dorta’s 9,2 Reserve aqui

O que fazer em Monte Sião

Turismo e lazer, compras ou negócios? Ou tudo junto e misturado? Monte Sião recebe diferentes públicos, desde aqueles que vão à cidade comprar malhas para revender até o turista que só quer passear, mas que aproveita para fazer comprinhas, já que o preço das roupas vale realmente a pena.

Quer saber tudo o que tem para fazer em Monte Sião? Vem comigo que mostro as principais atrações e o que é imperdível na cidade!

Compra de roupas e malhas

Como me falou uma moradora quando perguntei se tinha um lugar exato para fazer compras, “Monte Sião é um shopping a céu aberto”. Ou seja: as lojas estão espalhadas por toda a cidade.

A fabricação têxtil é realmente o ponto forte de Monte Sião, e a atividade de malharias corresponde a cerca de 90% da arrecadação municipal. A atividade começou a ficar forte na década de 1990 e não parou mais.

É na parte central que encontramos a maioria das lojas e galerias, pertinho da praça Prefeito Mário Zucato. As ruas do Mercado, Abílio Zucato, Juscelino Kubitschek e Sete de Setembro são algumas que concentram um bom número de lojas.

A Rua Zeca de Castro, um pouco mais afastada do centro, também traz várias lojas, como o famoso Polo da Moda Antonieta. O forte de Monte Sião são mesmo as malhas e tricô, principalmente das peças femininas e infantil. Encontramos diversas blusinhas de boa qualidade por menos de R$ 40. Meu foco, quando visitei a cidade, nem era fazer compras, mas como resistir? Ao ver os preços, realmente não dá para ficar sem levar nada.

Porcelana Monte Sião

Uma viagem a Monte Sião não estará completa sem uma paradinha na fábrica Porcelana Monte Sião, sem dúvida nenhuma um dos principais atrativos da cidade com suas porcelanas feitas à mão e decoradas em tons de azul e branco.

Na loja principal você pode comprar xícaras, pires, copos, travessas, canecas e outros produtos que são produzidos artesanalmente e pintados à mão. Fundada em 1939, a fábrica hoje é uma atração turística da cidade, sendo possível conhecer e ver como as peças são produzidas.

Para quem deseja ver a produção bem de pertinho, o ideal é visitar a fábrica durante a semana, quando os funcionários estão com a mão na massa.

Abre de segunda a sábado das 8h às 17h30 e aos domingos das 8h às 12h30 na Rua Sete de Setembro, 436.

Praça Prefeito Mário Zucato

A Praça Prefeito Mário Zucato fica bem na área central de Monte Sião e é um charme só, muito bem conservada e com um detalhe muito específico: as árvores ganharam podas que lembram animais, objetos e outras formas, como coração.

Ponto de encontro de moradores e visitantes, a Praça leva o nome do primeiro prefeito da cidade e foi inaugurada em 1941. É nesse local também que acontecem alguns eventos de Monte Sião, como o Festival de Inverno ou a Feira Nacional do Tricô (Fenat) e onde está o Santuário Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.

 

Receptivo Turístico

A fama da cidade é tão grande que ela tem até um ônibus revestido de tricô. Trata-se do Receptivo Turístico, que foi criado para receber os turistas da cidade, um local onde os viajantes podem ter mais informações de tudo o que acontece e tem para fazer em Monte Sião.

No interior dele, encontramos detalhes dos pontos turísticos da cidade, mas é o exterior do ônibus que realmente chama a atenção. De tempos em tempos, a roupagem muda e ganha temas específicos: já teve uma em homenagem a Van Gogh, por exemplo.

Santuário Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e Igreja do Rosário

Como me foi explicado pela guia no Receptivo Turístico, Monte Sião tornou-se também um destino religioso. A Igreja do Rosário fica no Largo do Rosário, uma pequena praça com uma fonte de água saindo de uma jarra da Porcelana Monte Sião e que costuma receber uma feirinha nos finais de semana.

A Igreja do Rosário fica a cerca de 5 minutos a pé (ou menos) da Praça Prefeito Mário Zucato, onde está o Santuário Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, a primeira Igreja do mundo dedicada a esta devoção mariana, marcada pelo “Milagre da Chuva”. A Festa da Padroeira acontece sempre no dia 27 de novembro. A imagem da padroeira, que fica no centro do altar, foi trazida de Portugal por volta do ano de 1860.

Museu Histórico e Geográfico

Quer conhecer um pouco mais sobre a história de Monte Sião? Não deixe de visitar o Museu Histórico e Geográfico, que funciona de terça a sábado na Rua Maurício Zucato, 115, centro, e é um dos poucos lugares da cidade que cobram entrada (R$ 10 em dinheiro ou pix).

O museu foi para mim uma grata surpresa em Monte Sião, já que normalmente os museus de cidades pequenas contam com um pouco acervo, o que não é bem o caso aqui.

O Museu Histórico e Geográfico de Monte Sião está dividido em seções. Em uma delas, encontramos documentos históricos, móveis antigos, um caminhão Chevrolet 1927, réplicas de salão de barbeiro e consultório dentário e um espaço com fotos e objetos do ex-zagueiro Oscar, que passou pela seleção brasileira de futebol.

Há também áreas trazendo um pouco a história do tricô na cidade e uma réplica de como era a zona rural de Monte Sião. O mais inusitado do Museu é uma gruta artificial instalada no subsolo, com 15 metros de extensão. Como o espaço recebe muitos alunos de escolas, ele serve também como aprendizado.

Mirante da santa

Praticamente todos os atrativos que vimos até agora estão na área central de Monte Sião, dando para fazer tudo caminhando. Mas tem algumas atrações em que precisaremos de carro, como a subida até o Mirante da Santa.

O Mirante de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa fica em um dos pontos mais altos da cidade e foi inaugurado em 2011. Além de ser um local importante de orações, também oferece uma linda vista de Monte Sião. O acesso é gratuito, mas não vá embora se os portões estiverem fechados: é só abrir para visitar o espaço.

Parque da Cachoeira do Guiné

Essa dica é para quem gosta de ficar em contato com a natureza. O Parque da Cachoeira do Guiné é um dos poucos lugares abertos para tomar um banho de cachoeira (estão mais para quedas d’água, na verdade) e fazer trilhas na cidade. Fica em uma propriedade privada e é preciso pagar uma taxa de visitação. Abre apenas de sábado e domingo e tem lanchonete com almoços, porções e bebidas.

Praça Prefeito Antônio Oswaldo Bernardi

A Praça Prefeito Antônio Oswaldo Bernardi, também conhecida como Praça Magioli, não é tão turística e acaba sendo procurado mais pelos moradores locais. Tem um espaço dedicado às crianças com playground, quadras, pista de skate, quiosques e jardins. Fica no caminho do centro para o Mirante da Santa.

Onde comer em Monte Sião

Mesmo que sua ideia seja realizar um bate-volta de outro destino para Monte Sião, eu aconselho a fazer ao menos uma refeição na cidade. Há bons lugares para almoçar ou jantar.

Antes de entrar no prato principal, vale dizer que um dos pontos turísticos de Monte Sião está relacionado a gastronomia. A “Queijos e Doces Sônia” é uma loja no centro com todas aquelas delícias mineiras que são difíceis de resistir: queijos, doces de leite, cocadas, licores, cachaças e muito mais! Dá até para provar as diferentes pingas para escolher a que mais gosta.

Meu almoço foi no Grãos do Monte, um dos vários restaurantes localizados no centro. Não tem os melhores preços, já aviso, mas a massa que pedi estava bem gostosa, um ravióli recheado de pera confit e gorgonzola ao molho vermelho.

Um dos pratos tradicionais de Monte Sião é o macarrão quadrado, que pode ser encontrado em apenas alguns estabelecimentos, como no Quitutes da Analu, entre outros. O macarrão quadrado, aliás, é considerando o prato Patrimônio Imaterial e Cultural de Monte Sião.

A Choperia Marca 44 também é um lugar bastante recomendado para quem quer tomar um chopinho e comer uma boa comida sem precisar andar muito, já que fica ao lado da praça principal de Monte Sião.

Como chegar a Monte Sião

Monte Sião está a cerca de 165 km de São Paulo, mas esse trajeto mais curto nem sempre é o mais rápido. Nesse caminho, pega-se a Fernão Dias (BR 381) até Bragança Paulista, pegando depois a BR-146 sentido Socorro.

O caminho mais rápido, mas com 200 km de estrada, é pela Rodovia dos Bandeirantes até Campinas, pegando a Santos Dumont e seguindo depois pela Rodovia Gov. Dr. Adhemar Pereira de Barros. Há a possibilidade também de ir até Jundiaí e seguir pela estrada de Itatiba na SP 063, que chega a Bragança Paulista. Esse caminho tem menos pedágio, mas também é um pouco mais longo.

Os aeroportos mais próximos são o de Viracopos (Campinas), Guarulhos e Congonhas, em São Paulo.

O ideal mesmo é estar de carro em sua viagem a Monte Sião, mas caso deseje ir de ônibus há partidas de São Paulo da Rodoviária do Tietê pela Viação Bragança. O trajeto dura quase quatro horas e a passagem parte de R$ 92. São poucas viagens na semana, confira aqui.

Quer economizar no aluguel do carro? Use o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS5 e tenha 5% de desconto ao alugar na página da promoção da Rentcars!

Mais informações de Monte Sião MG

Eventos da cidade

Além de receber turistas o ano todo, Monte Sião conta com alguns eventos específicos que reúnem ainda mais gente na cidade. Confira alguns:

  • Festival de Inverno:
  • Festa de Peão: normalmente em março: em 2024, foi de abril a agosto
  • Feira Nacional do Tricô (Fenat): normalmente em junho

Clima em Monte Sião

Como o forte de Monte Sião é o comércio de blusas de tricô e de frio, é comum que o inverno seja a estação em que mais visitantes chegam a cidade. Mas o inverno de Monte Sião não costuma ser tão frio como de outras cidades do sul de Minas. Em 2024, por exemplo, a temperatura nos meses de inverno variou de 11 a 26 graus, segundo o site Weather Spark. Já nas épocas e estações mais quentes, faz bastante calor. O mês mais chuvoso em Monte Sião é janeiro.

Quais são as cidades vizinhas de Monte Sião?

Monte Sião fica bem na divisa entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais, portanto tem vizinhos mineiros e paulistas, como Jacutinga (MG), Bueno Brandão (MG), Águas de Lindóia (SP), Socorro (SP) e Itapira (SP).

Confira a distância de Monte Sião para algumas outras cidades:

– São Paulo: 155 km
– Campinas: 105 km
– Serra Negra: 29 km
– Águas de Lindóia: 10 km
– Socorro: 26 km
– Belo Horizonte: 480 km
– Rio de Janeiro: 470 km

Curiosidades de Monte Sião

1 – O nome da cidade mineira é o mesmo do monte bíblico de Jerusalém. A cidade cresceu aos pés do Morro Pelado, da vizinha Águas de Lindóia. Diz a história que, como Morro Pelado lembrava muito o formato do monte de Israel, a cidade do Sul de Minas acabou ganhando o nome de Monte Sião.

2 – Diz a lenda que na face do Morro Pelado que dá para Monte Sião há uma passagem secreta que leva direto para Machu Picchu. É claro que ninguém nunca comprovou isso, mas a lenda ficou.


Você já conhecia Monte Sião? Foi para fazer turismo ou comprar roupas? Participe dos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção