logo Melhores Destinos

Monotrilho que ligará estação da CPTM ao Aeroporto de Guarulhos já tem data para ficar pronto

Thayana Alvarenga
23/02/2022 às 16:48

Monotrilho que ligará estação da CPTM ao Aeroporto de Guarulhos já tem data para ficar pronto

O monotrilho que vai conectar o trem e metrô de São Paulo ao Aeroporto de Guarulhos está previsto para ser entregue em 2024. A novidade, que enfim crava um prazo na tão aguardada conclusão das obras, foi anunciada ontem pelo governador do estado João Dória. A conexão será feita pela Linha 13-Jade da CPTM e o sistema interligará trem e metrô de São Paulo aos terminais 1, 2 e 3 do aeroporto em apenas seis minutos.

Monotrilho no Aeroporto de Guarulhos

A instalação de um monotrilho no local é necessária pois atualmente não é possível chegar diretamente de trem aos terminais de passageiros, obrigando o viajante a sair da estação Aeroporto, que fica na Linha 13 – Jade, e ainda pegar o ônibus gratuito que realiza o restante do trajeto em mais alguns minutos até os terminais, que ficam do outro lado de uma rodovia.

Com investimento privado de R$ 272 milhões, custeado com recursos da outorga da concessionária GRU Airport, o projeto prevê 2,6 km de vias elevadas, com quatro estações que podem ser percorridas em apenas seis minutos.

Como deve ficar o monotrilho em Guarulhos

Os trens serão automáticos e sustentáveis, movidos a ar, com capacidade para transportar até 4 mil pessoas por hora. Os veículos terão acessibilidade, além de serem equipados com ar condicionado, wi-fi, espaço para bagagens e painéis de informações conectados ao aeroporto.

O monotrilho atenderá, principalmente, passageiros e funcionários do aeroporto. A expectativa é que, após seis meses da inauguração, mais de 50 mil passageiros sejam transportados por dia e sem custo. A previsão inicial era que o projeto, batizado de People Mover, começasse a ser executado em janeiro de 2022.

A expectativa é de que o trajeto até o aeroporto seja muito mais prático e confortável com o monotrilho. A novidade também será muito eficiente para quem precisa chegar à capital paulista em menos tempo, indo com mais facilidade à estação e usando o trem para fugir do trânsito.

A construção do novo meio de transporte interno é reconhecida como um importante fator na modernização do Aeroporto de Guarulhos, o maior do país, porém estava prevista inicialmente para o ano de 2014. Parece que agora vai mesmo! Vamos aguardar mais detalhes!


E você, o que acha do monotrilho no aeroporto? Comente e participe!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção