Monotrilho que ligará estação da CPTM ao Aeroporto de Guarulhos já tem data para ficar pronto
Monotrilho que ligará estação da CPTM ao Aeroporto de Guarulhos já tem data para ficar pronto
O monotrilho que vai conectar o trem e metrô de São Paulo ao Aeroporto de Guarulhos está previsto para ser entregue em 2024. A novidade, que enfim crava um prazo na tão aguardada conclusão das obras, foi anunciada ontem pelo governador do estado João Dória. A conexão será feita pela Linha 13-Jade da CPTM e o sistema interligará trem e metrô de São Paulo aos terminais 1, 2 e 3 do aeroporto em apenas seis minutos.
Monotrilho no Aeroporto de Guarulhos
A instalação de um monotrilho no local é necessária pois atualmente não é possível chegar diretamente de trem aos terminais de passageiros, obrigando o viajante a sair da estação Aeroporto, que fica na Linha 13 – Jade, e ainda pegar o ônibus gratuito que realiza o restante do trajeto em mais alguns minutos até os terminais, que ficam do outro lado de uma rodovia.
Com investimento privado de R$ 272 milhões, custeado com recursos da outorga da concessionária GRU Airport, o projeto prevê 2,6 km de vias elevadas, com quatro estações que podem ser percorridas em apenas seis minutos.
Os trens serão automáticos e sustentáveis, movidos a ar, com capacidade para transportar até 4 mil pessoas por hora. Os veículos terão acessibilidade, além de serem equipados com ar condicionado, wi-fi, espaço para bagagens e painéis de informações conectados ao aeroporto.
O monotrilho atenderá, principalmente, passageiros e funcionários do aeroporto. A expectativa é que, após seis meses da inauguração, mais de 50 mil passageiros sejam transportados por dia e sem custo. A previsão inicial era que o projeto, batizado de People Mover, começasse a ser executado em janeiro de 2022.
A expectativa é de que o trajeto até o aeroporto seja muito mais prático e confortável com o monotrilho. A novidade também será muito eficiente para quem precisa chegar à capital paulista em menos tempo, indo com mais facilidade à estação e usando o trem para fugir do trânsito.
A construção do novo meio de transporte interno é reconhecida como um importante fator na modernização do Aeroporto de Guarulhos, o maior do país, porém estava prevista inicialmente para o ano de 2014. Parece que agora vai mesmo! Vamos aguardar mais detalhes!
E você, o que acha do monotrilho no aeroporto? Comente e participe!