logo Melhores Destinos

Monotrilho que vai conectar Aeroporto de Guarulhos ao trem da CPTM em 6 minutos tem contrato assinado

Leonardo Cassol
08/09/2021 às 14:50

Monotrilho que vai conectar Aeroporto de Guarulhos ao trem da CPTM em 6 minutos tem contrato assinado

O Governo Federal assinou hoje o contrato para a finalização do acesso ferroviário ao Aeroporto de Guarulhos. A ligação da Linha-13 Jade da CPTM aos três terminais do GRU Airport será feita em até 6 minutos pelo People Mover, um monotrilho de trens leves com tecnologia nacional e sem emissão de poluentes.

De acordo com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, as obras deverão começar até janeiro de 2022, com conclusão prevista até dezembro de 2023. O investimento será do setor privado, através de um termo aditivo no contrato de concessão do aeroporto.

Imagem: divulgação

Como será o monotrilho que vai conectar o Aeroporto de Guarulhos ao trem da CPTM?

O trecho de ligação por trilhos do aeroporto com o transporte público da CPTM terá 2.731 metros de extensão, em via elevada. Serão quatro paradas: Estação CPTM, Terminal 1, Terminal 2 e Terminal 3. O tempo total do trajeto será de seis minutos, de acordo com o anúncio.

O projeto prevê a utilização de 3 veículos leves capazes de transportar até 2.000 passageiros por hora, simultaneamente, em cada sentido.

A tecnologia contratada envolve o uso de uma canaleta que movimenta os trens por meio de pressão do ar. Motores elétricos instalados ao longo da via geram a circulação de ar o que viabiliza a utilização de veículos mais leves.

Com ele, o acesso da estação ao aeroporto será direto, saindo do vagão de trem já dentro do terminal. Hoje os passageiros que utilizam o trem precisam sair da estação e pegar um ônibus até o aeroporto.

Leia também

No Brasil, o Aeromóvel também é utilizado no Aeroporto de Porto Alegre. Mas essa tecnologia está presente em mais de 20 países, como nos Estados Unidos, que possui o JFK AirTrain em Nova York, o Las Vegas Monorail, o Metromover, o MIA Mover em Miami e o Seattle Center Monorail e o famoso monotrilho da Disneyworld, em Orlando.

people mover porto alegre

People mover em Porto Alegre

Vale lembrar que essa obra era prevista inicialmente para ser entregue antes da Copa do Mundo do Brasil, realizada em 2014… Mas agora, com o contrato assinado, parece que vai mesmo sair do papel! Antes tarde do que nunca!

A expectativa é de que o monotrilho facilite a vida de quem utiliza o trem para chegar no principal aeroporto do país e até motive mais passageiros a utilizar o serviço, cuja viagem saindo da Estação da Luz, no Centro de São Paulo, deve levar cerca de 45 minutos (considerando a implantação do People Mover).

E você, já utilizou o trem para chegar até o aeroporto? O que acha do serviço? Comente e participe!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção