<
logo Melhores Destinos

Brasil pode ganhar mais um Patrimônio Mundial Natural da Unesco

Daniel Akstein Batista
09/07/2025 às 12:00

Brasil pode ganhar mais um Patrimônio Mundial Natural da Unesco

Acesse nosso grupo de ofertas no telegram

Entrar

A lista de Patrimônios Mundiais da Unesco vai aumentar, e nos próximos dias mais um representante brasileiro pode fazer parte deste grupo. O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no norte de Minas Gerais, está concorrendo ao título e será avaliado durante a 47ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, que ocorre em Paris, até o dia 16 de julho. A expectativa é que o resultado saia no domingo (13/7).

Atualmente, a Unesco conta com 1.223 propriedades inscritas, sendo 952 culturais, 231 naturais e 40 mistas. No ano passado, a Unesco declarou 24 lugares como Patrimônios da Humanidade, sendo que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebeu o título de Patrimônio Natural da Humanidade.

Agora em 2025, mais um brasileiro está concorrendo ao título. O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu abriga um dos mais importantes conjuntos de cavernas, sítios arqueológicos e pinturas rupestres do país, e fica em uma área de 56.448 hectares distribuídos pelos municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões.

Foto: Fernando Tatagiba / ICMBio

No total, o parque nacional conta com 114 sítios arqueológicos catalogados, formações geológicas únicas e uma biodiversidade que reúne elementos da Caatinga, do Cerrado e da Mata Atlântica.

A candidatura do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu à lista do Patrimônio Mundial Natural foi aprovada pela Unesco em março do ano passado.

“O possível reconhecimento como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco representa não apenas a valorização de um tesouro natural e cultural brasileiro, mas também o resultado de mais de duas décadas de trabalho conjunto entre poder público e iniciativa privada para a preservação deste território único”, disse Ana Cristina Moeri, diretora-presidente do Instituto Ekos Brasil, organização que atua no Peruaçu desde 2003.

Entre cavernas, paredões calcários e sítios arqueológicos, o parque abriga a maior estalactite conhecida no mundo, chamada de “Perna da Bailarina”, com 28 metros de comprimento e o Cânion do Rio Peruaçu, com 17 km de comprimento.

Candidatos ao título

Em Paris, a Unesco vai avaliar trinta locais culturais e naturais, e algumas delas dividem algo em comum, trazendo um vínculo com a pré-história, assim como o parque mineiro, que possui cavernas decoradas com pinturas rupestres.

Nas Américas, outros candidatos se destacam, como a Rota Huichol do México (com dezenas de locais naturais sagrados) e a Rota Colonial Transístmica do Panamá, que marcou o sistema de comércio desenvolvido pela Espanha entre os séculos XVI e XIX em suas colônias.

*Foto da capa: Fernando Tatagiba / ICMBio

 

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção