logo Melhores Destinos

Aumenta o número de turistas brasileiros que têm entrada negada no México

Bruna Scirea
04/01/2020 às 13:40

Aumenta o número de turistas brasileiros que têm entrada negada no México

O Consulado-Geral do Brasil no México emitiu uma nota nesta semana informando o aumento no número de turistas brasileiros que estão tendo a entrada no país negada, mesmo apresentando todos os documentos requisitados (confira no fim do post).

O México não exige visto de brasileiros e, segundo o Itamaraty, um dos principais motivos das inadmissões seria a inconsistência de informações fornecidas pelos viajantes, como reservas de hotel inexistentes ou desconhecimento do nome de pessoas onde ficariam hospedados.

A nota informa ainda que viajantes com entrada não autorizada estão tendo que esperar o retorno para o Brasil por dias ou horas, detidos em salas de aeroportos mexicanos “em condições equivalentes a reclusórios”. De acordo com o órgão diplomático, o México não garante o fornecimento de alimentos ou água e, em alguns casos, nem mesmo o direito à uma chamada telefônica é respeitado. Muitos brasileiros precisam dividir acomodações com outros migrantes e até mesmo dormir em bancos de concreto.

O Consulado-Geral do Brasil no México informou que tem atuado junto às autoridades mexicanas para demandar respeito aos direitos dos cidadãos brasileiros inadmitidos.

Ainda que cidadãos brasileiros não precisem de visto para entrar no México, é necessária apresentação de alguns documentos impressos – ainda assim, a admissão no país não é automática. Confira abaixo quais são os documentos exigidos.

Documentos exigidos na entrada no México

– Passaporte com validade mínima de 6 (seis) meses a partir da data pretendida de entrada em território mexicano;

– Passagem de regresso ao Brasil impressa ou com destino a outro país, após a visita ao México;

– Passagens domésticas impressas (de ônibus, de avião etc.), ou comprovação impressa de aluguel de carro ou contratação de serviço de transporte/turismo, que comprovem os deslocamentos a serem realizados dentro do México;

– Prova de meios de subsistência (dinheiro em espécie, preferencialmente dólares norte-americanos ou pesos mexicanos, cartão de crédito internacional, “travellers checks”, etc) compatíveis com a quantidade de dias que permanecerão no México;

–  Turistas deverão portar cópia impressa de comprovante de hospedagem que contenha nome, endereço e telefone do hotel ou “carta-convite” impressa do anfitrião que oferecerá hospedagem;

– Viajantes em negócios deverão portar cópia impressa de comprovante de hospedagem, bem como comprovante impresso de nome, endereço e telefone da empresa com a qual manterá reuniões de negócio, inclusive com nome de funcionário de tal empresa, para contato.

Com informações do G1

Leia também: Passaporte vencido? Saiba como renovar!

……………………………

Convidamos os leitores do Melhores Destinos que recentemente viajaram para o México para participarem nos comentários informando como foi o ingresso no país.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção