Metrô de São Paulo revela detalhes da nova Linha 17-Ouro, que irá até o Aeroporto de Congonhas


Metrô de São Paulo revela detalhes da nova Linha 17-Ouro, que irá até o Aeroporto de Congonhas
Um documento divulgado internamente pelo Metrô de São Paulo revelou detalhes das fases 2 e 3 das obras da nova Linha 17-Ouro do monotrilho, que vai ligar a capital paulista ao Aeroporto de Congonhas. O projeto atualmente está na primeira fase, com previsão de entrega para 2026.
Segundo o comunicado, o segundo trecho da linha fará ligações entre a estação São Paulo-Morumbi e Morumbi e terá 6,7 quilômetros de extensão com cinco estações. A previsão de início das obras é 2028.
Já o terceiro trecho, será entre a estação Washington Luís e Jabaquara, com 3,4 quilômetros de extensão e previsão de início das obras em 2029. Juntas, as estações irão formar a nova Linha 17-Ouro.
Confira a seguir a foto divulgada pelo portal Metrô CPTM, especialista no assunto:

Cronograma das obras da nova Linha 17-Ouro que irá ao Aeroporto de Congonhas (Foto: Reprodução / Metrô CPTM)
Analisando a imagem, vemos que na segunda fase das obras será feita a conexão da nova Linha 17-Ouro com a Linha 4-Amarela na estação São Paulo-Morumbi. Na terceira fase, podemos esperar também a ligação com a Linha 1-Azul na estação Jabaquara.
Para nós viajantes, a integração deve facilitar (e muito!) a mobilidade para chegar ao Aeroporto de Congonhas, reduzindo o tempo de deslocamento em São Paulo.
No fim de dezembro, chegou ao Brasil o segundo trem da Linha 17-Ouro vindo da China para o Porto de Santos. A empresa responsável pela fabricação dos trens é a BYD, conglomerado multinacional chinês, que entregará ao longo de 2025 o restante do lote de 14 composições.
Cada composição do monotrilho é formada por cinco carros, com capacidade para 616 passageiros, incluindo assentos prioritários e áreas para pessoas com deficiência.
O trem tem passagem livre entre os carros, sistema de ar-condicionado, iluminação LED, câmeras de vigilância, sistema de detecção e combate a incêndio, sistema de comunicação audiovisual aos passageiros com mapa de linha dinâmico, e laterais estão equipadas com janelas panorâmicas, permitindo visualizar o trajeto.
E você, o que achou da novidade? Também está ansioso para ver os trens da Linha 17-Ouro em funcionamento em São Paulo? Comente abaixo e participe!