Metrô de São Paulo recebe mais um trem para a linha do Aeroporto de Congonhas
Metrô de São Paulo recebe mais um trem para a linha do Aeroporto de Congonhas
A nova linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo, que chegará ao Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, recebeu essa semana o seu sexto trem. No total, 14 composições fabricadas na China serão entregues, para percorrer os quase sete quilômetros e oito estações da nova linha.
A previsão é que o monotrilho entre em operação parcial em março de 2026, ficando completamente disponível à população a partir do segundo semestre.
Obras do monotrilho de Congonhas
Os trens do monotrilho estão sendo fabricados na China pela empresa BYD, e sendo entregues no Pátio Água Espraiada, em São Paulo, que serve como base de operações da linha.

Chegada do sexto trem a SP. Foto: Hansa Meyer Global Transport Brasil
Segundo o Governo de São Paulo, as obras da nova linha 17-Ouro já ultrapassaram 90% de sua conclusão. No fim de setembro, ela começou a receber portas de embarque e elevadores em todas as suas estações.
Um dos locais de obra mais avançados é a estação Vereador José Diniz, que já está em fase de acabamento. Já recebeu, por exemplo, seis escadas rolantes, três elevadores e comunicação visual, monitores de informações aos passageiros, bloqueios (catracas) e portas de plataforma.

Foto: Paulo Guereta/Governo do Estado de SP
Inicialmente previsto para ser entregue para a Copa de 2014, as obras da Linha 17-Ouro começaram em 2011, o que mostra como a finalização está bem atrasada
A expectativa é que a Linha 17-Ouro beneficie até 100 mil passageiros por dia, conectando o aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda. Se o cronograma atual não atrasar, em março do ano que vem já devemos ver o monotrilho em ação, mesmo que em compasso reduzido. Vamos aguardar!