Dicas e etiqueta para usar o metrô pelo mundo
Dicas e etiqueta para usar o metrô pelo mundo
Usar o metrô é a melhor maneira de circular por diversas cidades mundo afora e que facilita muito a vida por sua rapidez e economia de tempo em relação ao transporte terrestre convencional. Por isso, hoje trazemos um post com dicas e etiqueta no metrô pelo mundo, para você viajar por aí sem passar por transtornos e aproveitando o melhor da experiência!
Cada cidade tem um sistema de metrô próprio e particular. Em algumas cidades o metrô é super moderno, como é o caso de Hong Kong, em outras o metrô tem estações que são verdadeiras obras de arte, como em Moscou ou o Metrô de Santiago, e há aquelas onde o metrô tem um carácter funcional, como em Nova York ou Buenos Aires.
Apesar de cada cidade ter sua maneira de lidar com o transporte público e com o metrô, algumas dicas valem para praticamente todas elas, principalmente as dicas de etiqueta.
Usar o metrô, que não faz parte do dia a dia de muitos brasileiros, pode parecer difícil para quem não tem experiência em uma cidade nova, mas certamente renderá novas experiências e boas histórias para contar!
1 – Tente entender um pouco sobre o metrô antes de utilizá-lo. Veja se você precisará adquirir um cartão recarregável para usar o transporte público, quanto custa a passagem, como ela poderá ser paga, se há passes de uso diário que poderão ser mais vantajosos ou se a compra de bilhetes unitários será melhor para o seu caso. Essa dica varia de cidade para cidade e também depende da constância com que você pretende usar o metrô no local visitado. No metrô de Nova York, por exemplo, são muito populares os passes diários e no metrô de Londres pode ser útil adquirir o Oyster Card . Em algumas cidades o valor da passagem é feita por zonas, em outros de acordo com a estação de embarque e desembarque. Tenha em mente que em cada cidade o metrô funciona de uma maneira.
2 – Consulte o mapa do metrô para facilitar seu deslocamento. Geralmente você encontra nas estações um mapa de papel gratuito das linhas metrô e dentro do vagão uma sinalização com a linha e cada uma de suas estações. Entenda o lugar onde você está e para onde precisa ir para descer na estação correta.
3 – Utilize aplicativos de deslocamento para o celular, que poderão te ajudar a encontrar o melhor itinerário, melhor linha para o trajeto que você precisa fazer ou a melhor estação para descer. A vantagem dos apps é também oferecer informações atuais ou que podem mudar de acordo com o dia da semana. O Google Maps é bastante popular no mundo todo, mas cada cidade poderá ter aplicativos específicos. Veja aqui como usar o Google Maps em suas viagens.
4 – Se o metrô será um meio bastante utilizado durante sua viagem, procure ficar hospedado próximo de uma estação do metrô, para facilitar seu deslocamento na cidade. Se quiser economizar com a hospedagem, considere ficar hospedado em um lugar um pouco mais distante do centro, mas próximo de uma estação do metrô, que oferecerá deslocamento rápido para onde você precisar ir.
5 – Lembre-se que o metrô é utilizado não só por turistas, mas especialmente por trabalhadores que vivem na cidade e que nos horários de entrada e saída do trabalho o transporte estará mais cheio. Para ter uma experiência mais agradável, se possível, evite horários de pico, como 7 às 9h da manhã ou das 17h às 19h.
6 – Nas esteiras ou escadas rolantes, permaneça do lado direito da escada, deixando o lado esquerdo livre para quem tem pressa. Essa regra é seguida à risca em muitos países e não seguí-la é muito mal visto onde esse hábito é difundido. Se estiver viajando para um país de mão inglesa, essa regra pode variar.
7 – Fique sempre atrás das faixas de segurança. É uma dica simples, mas fundamental e pode evitar acidentes perigosos. Atentar-se às normas de segurança é primordial.
8 – Use todo o espaço da plataforma para aguardar pelo trem, assim as pessoas ficam menos aglomeradas, o embarque e distribuição das pessoas nos vagões fica mais homogêneo.
9 – No momento da chegada do trem, aguarde que primeiro saiam os usuários que estão dentro do vagão para depois embarcar. Não são em todos os lugares do mundo que as pessoas respeitam essa etiqueta, mas não custa aplicá-la em todo lugar que você for, né?
10 – Dentro do trem, se possível for, procure ficar distante das portas para permitir que as pessoas embarquem e desembarquem mais livremente.
11 – Não use a barra de apoio para as mãos para apoiar o seu corpo. Esse espaço é de uso comunitário, para o uso das mãos e de várias pessoas ao mesmo tempo.
12 – Não saia correndo para entrar no vagão quando os sinais sonoros de fechamento das portas estiverem tocando. Isso pode ser perigoso.
13 – Tire sua mochila das costas para que haja mais espaço para as pessoas dentro do vagão, especialmente em horários de pico. Com o vagão cheio é até melhor que sua mochila não fique nas costas, para evitar furtos dentro do metrô, que infelizmente é uma prática popular em diversos países.
14 – É óbvio, mas não custa lembrar: respeite os assentos preferenciais – cada país têm suas regras nesse sentido, mas é sempre válido deixar livre os assentos para quem tem mais necessidade que você.
15 – Permaneça sempre junto de seus acompanhantes para evitar que alguém entre no vagão e outros fiquem para trás, na plataforma. Fique sempre junto do grupo que você está viajando para evitar transtornos.
16 – Não coma dentro do trem, sobretudo alimentos com odor — ninguém é obrigado a sentir o cheiro do lanche do vizinho e em vários países é proibido comer no metrô. Caso tenha lixo jogue-o na lixeira.
17 – Outra dica básica, mas que não custa recordar: evite falar alto. É normal que quando estejamos viajando fiquemos animados, ainda mais quando se viaja em grupo… mas conversas em tom de voz alto incomodam outras pessoas, principalmente quem está no transporte indo e voltando de um dia cansativo no trabalho. Caso queira ouvir músicas, sempre o faça com o fone de ouvido, claro.
18 – Por fim, mas não menos importante: aproveite os trajetos de metrô, isso faz parte da experiência da viagem e pode render boas histórias! Quem nunca se perdeu ao visitar uma cidade diferente? Você pode acabar conhecendo algo novo que não esperava ou fazendo até um programa diferente por ter se perdido! Leve as coisas na esportiva e aproveite mesmo quando algo foge do planejado… lembre-se que você está de férias, divirta-se!
E você, tem histórias ou outras dicas de etiqueta no metrô? Compartilhe com a gente nos comentários!