logo Melhores Destinos

Compras em São Paulo: ganhe tempo e veja como ir às lojas de metrô

Rafael Castilho
25/11/2020 às 4:59

Compras em São Paulo: ganhe tempo e veja como ir às lojas de metrô

A cidade de São Paulo é o principal centro comercial do Brasil e atrai milhares de visitantes que buscam melhores preços e diversidade de produtos. Que tal chegar à Rua 25 de Março ou ao Brás de metrô? É possível acessar diversos comércios com o Metrô de São Paulo, assim ganhando tempo e agilidade ao fugir do trânsito. Conheça neste post as estações de metrô mais próximas dos principais centros comerciais de São Paulo.

O único problema do metrô paulistano é não ter um bilhete específico para turistas ou para acesso total durante um determinado período como muitos sistemas metroviários pelo mundo. Todas as vezes que você deixar a estação e tiver que tomar outro trem depois, a viagem será paga no valor integral de R$ 4,40.

Se for realizar muitas viagens indicamos o Cartão Fidelidade. O cartão custa R$ 2, independentemente do modelo, e pode ser adquirido e recarregado nas cabines de recarga do Bilhete Único localizadas nas estações do Metrô. O Cartão Fidelidade pode ser recarregado com desconto para 8, 20 ou 50 viagens.

Vale destacar que no centro de São Paulo há diversos centros comerciais e várias estações de metrô, por isso resolvemos dividir a região em cinco condensando as principais atividades em cada uma delas.

Centro 1 – Luz

Atrações: Rua Santa Ifigênia e Rua São Caetano
Estação: Luz / Linha 1 – Azul e Linha 4 – Amarela

Vai se casar? O seu lugar é na Rua São Caetano, mais popularmente conhecida com rua das Noivas. Lá estão instaladas tradicionais lojas para as mulheres que sonham com véu e grinalda. Também, é claro, há roupas para os noivos e de festas em geral.

A Estação da Luz não é somente para quem busca itens para casórios. Logo ali perto também está o centro de eletrônicos de São Paulo. A Rua Santa Ifigênia abriga dezenas de lojas e stands com material elétrico, som, audio e eletrônicos em geral. Uma infinidade de opções e preços ótimos. Sabe aquele fusível ou adaptador que você não encontra em nenhum lugar, com certeza na Santa Ifigênia terá. Também é uma boa opção para comprar instrumentos musicais.

Centro 2 – São Bento

Atrações: Mercadão, Rua 25 de Março e Rua São Bento
Estação: São Bento / Linha 1 – Azul

De bugigangas em geral a artigos de festas. A Rua 25 de março é o maior centro de compras da América Latina e atrai milhares de pessoas diariamente. Impossível sair de lá de mão abanando.

Perto dali também tem a antiga Rua São Bento e Rua Direita que abriga diversos comércios. Mas se você busca frutas exóticas ou secas? Bacalhau ou queijos? O seu lugar é no Mercadão de São Paulo. O local é boa pedida para um almoço ou um lanchinho bem caprichado.

Centro 3 – Anhangabaú

Atrações: Shopping Light e  Galeria do Rock
Estação: Anhangabaú / Linha 2 – Vermelha

O prédio histórico da Light hoje abriga um pequeno shopping. Bem ali perto está a clássica Galeria do Rock com lojas que comercializam produtos ligados ao rock, hip hop e artigos para skatistas, além artigos esotéricos, discos antigos, etc. É um dos principais points de tribos urbanas no centro de São Paulo.

Centro 4 – Bom Retiro

Atrações: Bom Retiro
Estação: Tiradentes / Linha 1 – Azul; Luz / Linha 2 – Vermelha

A Rua José Paulino é conhecida em todo o Brasil por sua grande variedade de roupas e acessórios. O Bom Retiro é tido em São Paulo como o principal centro da indústria da moda, por suas lojas de armarinhos, tecidos, máquinas de costura, e tudo o que precisa para uma confecção. O bairro central também tem forte ligação com a colônia judaica e coreana. Aproveite para conhecer os mercadinhos gerenciados pelos descendentes coreanos.

Centro 5 – Dom Pedro II

Atrações: Zona Cerealista e Gasômetro
Estação: Dom Pedro II / Linha 2 – Vermelha

A zona cerealista atrai pessoas que buscam bons preços para comprar cereais, temperos, frutas secas, queijos, comida importada, bebidas, etc. Os principais armazéns ficam na Avenida Mercúrio, Rua Santa Rosa e Rua Benjamin de Oliveira.

Ao lado da zona cerealista está o maior centro comercial paulistano de madeiras, ferragens e acessórios. Uma meca para marceneiros. Lá também é possível encontrar profissionais que fazem móveis sobre medida.

Liberdade

Atração: Lojinhas e mercados japoneses
Estação: Liberdade / Linha 1 – Azul

Busca produtos do outro lado do mundo? Você pode mergulhar na cultura japonesa na Liberdade. Comprar quinquilharias, guloseimas e muitos produtos japoneses neste bairro central. Aproveite para se perder nos mercadinhos e lojas do bairro.

Brás

Atração: o bairro em si
Estação: Brás / Linha 2 – Vermelha

O Brás, como a Rua 25 de Março, atrai milhares de pessoas que buscam bons preços. O bairro central tem nas roupas o principal atrativo. Há centenas de lojas e grandes shoppings populares. Tudo com precinho bem especial. O bairro também abriga a famosa Feirinha da Madrugada.

Feirinha da Madrugada

Feirinha da Madrugada no Brás

Paulista

Atração: Shopping Pátio Paulista, Shopping Cidade de São Paulo e Center 3
Estação: Brigadeiro / Linha 3 – Verde

A Avenida Paulista concentra diversas lojas, mercadinhos e pontos comerciais. Ao longa dela há três shoppings, o maior deles é o Pátio Paulista que fica mais próximo da estação Brigadeiro. Na outra extremidade tem o antigo Center 3 e no meio da Avenida Paulista o mais novo, o shopping Cidade São Paulo.

Shopping Pátio Paulista

Shopping Pátio Paulista

Santa Cruz

Atração: Shopping Metrô Santa Cruz
Estação: Santa Cruz / Linha 1 – Azul

Uma outra opção comercial na zona sul de São Paulo, o shopping Santa Cruz está ligado a uma estação de metrô e um terminal de ônibus. É uma ótima opção para quem busca a comodidade de chegar de transporte público. Conta com diversas lojas, cinema e praça de alimentação.

Faria Lima

Atração: Shopping Iguatemi, Largo da Batata e Rua Teodoro Sampaio
Estação: Faria Lima / Linha 4 – Amarela

Um dos mais tradicionais shoppings de São Paulo está a uma pequena distância da estação Faria Lima. O shopping Iguatemi é considerado um dos mais badalados centros de compras do Brasil, tendo importância nacional, segundo a revista Exame. Inaugurado em 1966 é o mais antigo de São Paulo. Conta com cinema, restaurantes e 330 lojas, entre elas muitas grifes internacionais.

Perto da estação Faria Lima também há disposição o comércio popular do Largo da Batata e as lojas da Rua Teodoro Sampaio, especializadas em móveis e instrumentos musicais.

Shopping Iguatemi

Shopping Iguatemi

Tatuapé

Atração: Shopping Metrô Tatuapé
Estação: Tatuapé / Linha 2 – Vermelha

O maior centro comercial da Zona Leste pode ser alcançado de metrô. Inaugurado em 2009, o Tatuapé é o primeiro shopping de São Paulo a estar diretamente ligado a uma estação. São 500 lojas, 13 salas de cinema e duas praças de alimentação.

Itaquera

Atração: Shopping Metrô Itaquera
Estação: Corinthians-Itaquera / Linha 2 – Vermelha

No final da linha Vermelha, na extremidade da zona leste, fica o Shopping Metrô Itaquera. Com 260 lojas, salas de cinema e praça de alimentação, o shopping é muito movimentado. O McDonald’s do Shopping Metrô Itaquera chegou a ocupar o topo de mais movimentado da América Latina.

Shopping Metrô Itaquera

Shopping Metrô Itaquera

Tucuruvi

Atração: Shopping Metrô Tucuruvi
Estação: Santa Cruz / Linha 1 – Azul

Na extremidade norte da linha Azul fica o Shopping Metrô Tucuruvi, o mais novo centro comercial interligado diretamente a uma estação de metrô. Inaugurado em 2013, este shopping conta com cinema, lojas e pontos de alimentação.

Linhas do Metrô de São Paulo

Vamos conhecer mais sobre cada linha do metrô paulistano. Elas são identificadas com nomes de cores e números.

Linha 1 – Azul do Metrô de São Paulo

A Linha 1 Azul que corta a maior cidade do país de norte a sul é a mais antiga. Hoje parte do Jabaquara até o Tucuruvi passando pelo centro.

Linha 2 – Verde do Metrô de São Paulo

A Linha 2 Verde teve as suas primeiras estações inauguradas em 1991. A linha é conhecida como a linha da Avenida Paulista, pois corta totalmente esta importante via paulistana da Consolação até o Paraíso. Hoje a Linha Verde do Metrô de São Paulo conta com 14 estações.


Linha 3 – Vermelha do Metrô de São Paulo

A Linha 3 Vermelha é a mais movimentada de São Paulo. No ano passado mais de 420 milhões de pessoas passaram pela linha que liga as regiões leste, a mais populosa da capital paulista, a oeste. São 22 quilômetros percorridos por 18 estações entre Itaquera e a Barra Funda.

Linha 4 – Amarela do Metrô de São Paulo

A Linha 4 é hoje operada sob uma administração privada e não estatal. As primeiras estações foram inauguradas em 2010. Mesmo depois de 16 anos do início das construções a linha ainda não chegou a Vila Sônia, parte do projeto inicial. Hoje são 10 estações ligando Morumbi à Luz.

Linha 5 – Lilás do Metrô de São Paulo

A Linha 5 também opera sob concessão à inciativa privada. As primeiras estações, no extremo da zona sul, foram inauguradas em 2002. Somente depois de muitos anos, o projeto foi continuado e a Linha Lilás foi integrada à toda a malha metroviária da capital paulista a partir de 2010.

Linha 15 – Prata do Metrô de São Paulo

A linha mais nova do metrô de São Paulo registrou as primeiras inaugurações em 2015 e ainda continua em obras. Diferente das demais, a linha prata é totalmente suspensa e opera com trens monotrilho. A Linha 15 Prata liga a Vila Prudente a São Mateus, tudo na zona leste, com 10 estações.

 

 

Veja o mapa do transporte metropolitano aqui.

linha prata metro sp

Linha Prata do Metrô de São Paulo

Você utilizou o metrô para fazer suas compras em São Paulo? Tem dicas? Deixe logo abaixo o seu comentário.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção