logo Melhores Destinos

Com 98% das obras concluídas, metrô do Aeroporto de Congonhas está em testes finais

Daniel Akstein Batista
24/03/2026 às 17:06

Com 98% das obras concluídas, metrô do Aeroporto de Congonhas está em testes finais

As promoções do Melhores Destinos no seu WhatsApp

Entrar

A contagem regressiva já começou e, se o cronograma for mantido, na próxima segunda-feira, dia 30 de março, veremos finalmente a Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo funcionando, facilitando a vida de quem precisa chegar ou sair do Aeroporto de Congonhas.

Os testes finais já estão em andamento, e as equipes do Metrô de São Paulo deram início à chamada “operação branca”, simulando o funcionamento real dos monotrilhos pelo percurso, ainda sem a presença de passageiros, segundo o site da Gazeta de S.Paulo.

Esses testes mostram como os trens se comportam na prática, permitindo avaliar o tempo de viagem e os intervalos e integração entre as estações.

Quando o monotrilho para Congonhas será inaugurado?

Em suas redes sociais, o Governo de São Paulo publicou que a Linha 17-Ouro está com 98% das obras concluídas e que agora “faltam só os retoques”, confirmando que a inauguração será ainda este mês.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Governo SP (@governosp)

“A operação está prevista para começar em breve, e os últimos ajustes estão sendo finalizados para garantir que tudo funcione com segurança e qualidade desde o primeiro dia”, responde o Governo ao ser questionado sobre a data certa. A expectativa, no entanto, é que os trens comecem a circular no dia 30.

Em um primeiro momento, a linha vai funcionar com dois trens, e outros dois ficarão de reserva. No total, o ramal vai contar com 14 trens – 11 deles já estão no Brasil e outros três estão vindo da China, da empresa BYD.

Durante a operação assistida, o monotrilho vai funcionar em horário reduzido, circulando diariamente das 10h às 15h, com uma média de 7 minutos de intervalo. A expectativa é que, por enquanto, não haja cobrança pelo bilhete.

O trajeto também será reduzido neste início de operação, com sete das oito estações. A Washington Luís, localizada ao lado do pátio, ficará de fora no início. O percurso total disponível deve ser percorrido pelos trens em 20 minutos.

A nova linha ligará o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, com integração ao metrô também na estação Campo Belo, da Linha 5-Lilás. Assim que estiver funcionando 100%, o monotrilho deve transportar 100 mil passageiros por dia.

Daniel Akstein Batista

Daniel Akstein Batista

Jornalista desde 2003, posso dizer que o Melhores Destinos reuniu algumas de minhas paixões: escrever, falar de viagem e, claro, viajar. E com essa bagagem de anos, meu objetivo no MD é compartilhar dicas e informações para que todos possamos curtir esse mundão do melhor jeito: com as melhores viagens e, de preferência, podendo economizar!
No MD, trago de tudo um pouco (ou um pouco de tudo) sobre turismo e viagens, com as melhores dicas para curtir os parques, as melhores promoções de cruzeiros, as novidades do que acontecem nos destinos brasileiros e mundo afora, informações e notícias do turismo e criando rankings e tabelas com os melhores hotéis para ajudar os leitores a escolherem a melhor opção na sua viagem. Afinal, se eu sempre procurei planejar bem uma viagem pessoal, por que não ajudar os outros a fazerem o mesmo? Assim, espero compartilhar minha experiência para que todos possamos ter o melhor nos destinos pelo mundo!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção