Gol reage e retoma vice-liderança nos voos nacionais
Gol reage e retoma vice-liderança nos voos nacionais
Os dados mais recentes do transporte aéreo trouxeram novidades! A única companhia a aumentar a participação no mercado aéreo doméstico em julho foi a Gol. A empresa passou de 28,8% de share para 32% e retomou a vice-liderança dentre as três principais concorrentes nacionais.
A última vez que a Gol havia passado 30% de share ocorreu em fevereiro de 2024, uma reação significativa para a aérea que passa por recuperação judicial. Os dados são divulgados mensalmente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Para aproveitar as passagens em promoção no Brasil e no mundo, não esqueça de instalar o aplicativo do Melhores Destinos ou assinar nossa newsletter.
No momento, a Latam permanece líder, perdeu só 1% de share e tem 38,6% de participação. Enquanto isso, a Azul caiu de 31% para 28,99%, passando para a terceira posição.
Mercado aéreo em crescimento
Outra informação importante, do último relatório da Anac, indica que a busca por viagens aéreas tem crescido no Brasil. Este já é o terceiro mês seguido em que o mercado de aviação civil mostra estabilidade ou crescimento comparado com o período pré-pandemia.
Na prática, mais de 8,5 milhões de passageiros foram transportados em viagens pelo Brasil em julho deste ano, o que representa um crescimento de 0,1% em relação ao mesmo período de 2023.
Embora o aumento possa parecer tímido, representa a manutenção do crescimento do mercado, um importante indicador da recuperação do setor após a pandemia.
Outra informação importante é a taxa 84,4% na ocupação dos voos, que foi 1% acima da registrada em julho do ano anterior.
Oferta e demanda de voos
Mercado doméstico
Conforme o levantamento mensal da Anac, a demanda pelo transporte aéreo de passageiros subiu 5,6% no mercado doméstico em julho, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Quanto à oferta de assentos nos voos nacionais, houve aumento de 4,6% em julho deste ano, em relação ao mesmo mês de 2023.
Se comparado com os dados de antes da pandemia, em julho de 2019, o crescimento da demanda neste mês também foi significativo, chegando a 5,5%; enquanto o da oferta subiu 5,6%.
Mercado internacional
A busca por voos internacionais foi ainda melhor, com crescimento de 14,6% ao comparar julho de 2024 com o de 2023. A oferta de assentos também foi representativa, com aumento de 16,7% no mesmo período.
Em comparação com julho de 2019, o crescimento da demanda internacional foi de 2,9%; já o crescimento da oferta internacional foi de 4,1%.
Os dados de recuperação são otimistas para o setor e, por consequência, esperamos que todo esse crescimento reflita no mercado para beneficiar os passageiros, que querem viajar mais gastando menos!
Confira os dados completos aqui.