logo Melhores Destinos

Gol reage e retoma vice-liderança nos voos nacionais

Mari Kateivas
23/08/2024 às 11:56

Gol reage e retoma vice-liderança nos voos nacionais

Os dados mais recentes do transporte aéreo trouxeram novidades! A única companhia a aumentar a participação no mercado aéreo doméstico em julho foi a Gol. A empresa passou de 28,8% de share para 32% e retomou a vice-liderança dentre as três principais concorrentes nacionais.

A última vez que a Gol havia passado 30% de share ocorreu em fevereiro de 2024, uma reação significativa para a aérea que passa por recuperação judicial. Os dados são divulgados mensalmente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Para aproveitar as passagens em promoção no Brasil e no mundo, não esqueça de instalar o aplicativo do Melhores Destinos ou assinar nossa newsletter.

No momento, a Latam permanece líder, perdeu só 1% de share e tem 38,6% de participação. Enquanto isso, a Azul caiu de 31% para 28,99%, passando para a terceira posição.

Mercado aéreo em crescimento

Outra informação importante, do último relatório da Anac, indica que a busca por viagens aéreas tem crescido no Brasil. Este já é o terceiro mês seguido em que o mercado de aviação civil mostra estabilidade ou crescimento comparado com o período pré-pandemia.

Na prática, mais de 8,5 milhões de passageiros foram transportados em viagens pelo Brasil em julho deste ano, o que representa um crescimento de 0,1% em relação ao mesmo período de 2023.

Embora o aumento possa parecer tímido, representa a manutenção do crescimento do mercado, um importante indicador da recuperação do setor após a pandemia.

Outra informação importante é a taxa 84,4% na ocupação dos voos, que foi 1% acima da registrada em julho do ano anterior.

Oferta e demanda de voos

Mercado doméstico

Conforme o levantamento mensal da Anac, a demanda pelo transporte aéreo de passageiros subiu 5,6% no mercado doméstico em julho, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Quanto à oferta de assentos nos voos nacionais, houve aumento de 4,6% em julho deste ano, em relação ao mesmo mês de 2023.

Se comparado com os dados de antes da pandemia, em julho de 2019, o crescimento da demanda neste mês também foi significativo, chegando a 5,5%; enquanto o da oferta subiu 5,6%.

Mercado internacional

A busca por voos internacionais foi ainda melhor, com crescimento de 14,6% ao comparar julho de 2024 com o de 2023. A oferta de assentos também foi representativa, com aumento de 16,7% no mesmo período.

Em comparação com julho de 2019, o crescimento da demanda internacional foi de 2,9%; já o crescimento da oferta internacional foi de 4,1%.

Demanda de passageiros por aeroportos de origem – Fonte: Anac

Os dados de recuperação são otimistas para o setor e, por consequência, esperamos que todo esse crescimento reflita no mercado para beneficiar os passageiros, que querem viajar mais gastando menos!

Confira os dados completos aqui.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção