Aeroporto de Congonhas inaugura espaço exclusivo para carros de aplicativo e promete agilizar embarques
Aeroporto de Congonhas inaugura espaço exclusivo para carros de aplicativo e promete agilizar embarques
Ótima notícia para os passageiros que desembarcam no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Agora está mais fácil pegar um Uber ou 99, após o aeroporto apresentar melhorias que vão facilitar a vida de quem precisa pegar um carro de aplicativo.
Nesta semana, o aeroporto ganhou 13 novas vagas de parada no piso inferior e nova sinalização com setores identificados por letras, números e cores. Essas novidades prometem agilizar o processo de embarque, aumentar a fluidez do trânsito e facilitar o encontro de motoristas e passageiros.
Melhorias para os carros de aplicativo em Congonhas
A primeira mudança aconteceu no dia 11 de julho, quando o aeroporto ganhou um bolsão exclusivo para motoristas de carros de aplicativo. Com área total de 4 mil metros quadrados, ele tem capacidade para 145 vagas para veículos.
Com esse bolsão, os motoristas não ficam mais circulando pelas vias internas e externas do aeroporto enquanto aguardam uma nova chamada, melhorando o trânsito local. Para entrar na área, no entanto, o motorista precisa comprovar que está na fila virtual do aplicativo.
Nessa semana, o Aeroporto apresentou mais novidades que impactam no dia a dia de quem está desembarcando em Congonhas: ampliou as vagas para o embarque de passageiros e criou uma nova setorização para facilitar o encontro com os motoristas. Ao solicitar a viagem, o app já mostra onde o passageiro deve aguardar o carro.
As seções A1 a A5 estão localizadas na primeira linha do meio-fio, na área coberta. Do B1 ao B3, as vagas ficam na faixa intermediária, semicoberta, e ocupam o lugar que antes eram dos ônibus. O setor C1 está na área descoberta.
Com a redistribuição dos locais de ônibus, Congonhas conseguiu ampliar de 39 para 52 as vagas destinadas aos carros de aplicativo, além da criação do setor B. Essas melhorias prometem redução no tempo de permanência dos veículos e mais embarque de passageiros.
Mais mudanças
Administradora do Aeroporto de Congonhas, a Aena quer concentrar as vagas de táxi no piso superior. Assim, das oito posições atuais no piso inferior, sete delas passariam a ser para os carros de aplicativos, ficando apenas uma destinada a táxi acessível. Essa medida, no entanto, precisa da aprovação da Prefeitura de São Paulo.
Além dessas mudanças, a Aena promete uma segunda fase do projeto para 2025, com a criação de uma praça para o embarque de passageiros em carros de aplicativos. Ela deve ter cerca de 70 vagas de parada e ficará na cobertura do atual edifício garagem, com acesso após a saída do desembarque de voos. Além disso, o projeto prevê também lounges de espera e áreas comerciais.
Para facilitar a entrada e a saída dos carros na praça, dois novos viadutos de acesso serão construídos, desviando esses veículos do tráfego das vias do aeroporto. As obras devem ser iniciadas ainda esse ano.
O que você achou dessas mudanças? Já teve dificuldade em chamar um Uber em Congonhas? Participe dos comentários.