logo Melhores Destinos

Conheça as melhores salas VIP de primeira classe do mundo

João Goldmeier
03/02/2021 às 5:22

Conheça as melhores salas VIP de primeira classe do mundo

O requinte da primeira classe não está reservado apenas para as horas que o passageiro passa a bordo do avião. As melhores companhias do mundo pensam em criar uma experiência memorável em cada passo da jornada, e suas salas VIP de primeira classe são espaços onde reina a sofisticação e o conforto. Conheça as melhores salas VIP de primeira classe do mundo:

Lufthansa – First Class Terminal

  • Onde fica? Prédio anexo ao Aeroporto Internacional de Frankfurt
  • Quem tem acesso? Passageiros viajando em primeira classe na Lufthansa ou Swiss em conexão para outro voo no mesmo dia; membros do programa Miles&More com status HON Circle e voo com companhia aérea membro da Star Alliance no mesmo dia.

First Class Terminal da Lufthansa em Frankfurt. Foto: João Goldmeier.

Uma sala VIP foi pouco para Lufthansa, que construiu um terminal inteiro para seus passageiros de primeira classe no Aeroporto de Frankfurt. Os mimos começam já no desembarque. Nada de andar pelos corredores e passar pela imigração convencional. Na porta do avião já estará esperando um Porsche com motorista para levar o passageiro ao First Class Terminal, onde todos os trâmites burocráticos são realizados enquanto o passageiro desfruta da sala VIP da companhia.

Muitos lugares para sentar, um bar completíssimo e até um restaurante à la carte, tudo isso no First Class Terminal da Luffthansa. Foto: Lea, Passport & Palmtree

Lá dentro banheiros com banheira e os icônicos patinhos de decoração (que você pode levar de lembrança), quartos para tirar uma soneca, um restaurante à la carte (excelente!), um bar completíssimo e poucos passageiros – o que reflete a exclusividade da primeira classe da Lufthansa.

Tive a oportunidade de conhecer essa sala usando pontos do finado programa Amigo da Avianca Brasil e curti cada segundo da experiência. À época, ainda era possível alugar um Porsche pagando apenas o seguro e foi exatamente o que eu fiz. O tempo, claro, passou voando e quando vi já era hora de embarcar para o próximo voo. De motorista, é claro!

Qatar Airways – Al Safwa

  • Onde fica? Aeroporto Internacional de Doha, mezanino
  • Quem tem acesso? Passageiros voando na primeira classe da Qatar Airways (tanto quem está embarcando, como quem chega e conecta com um voo em executiva); membros Privilege Club Platinum voando em classe executiva (que também recebem dois passes para convidados); passageiros voando em classe executiva podem comprar o acesso por 600 QAR (cerca de US$ 165).

A sala VIP de primeira classe da Qatar se chama Al Safwa, mas seguramente poderia se chamar Museu de Arte Al Safwa. Com o pé direito altíssimo e obras selecionadas do Museu de Arte Islâmica de Doha, que mudam de tempos em tempos, tudo ali é feito para impressionar quem chega.

Sala Vip Al Safwa da Qatar Airways. Foto: João Goldmeier.

Além dos espaços de praxe, como sala de reuniões, sala de televisão, o espaço conta com um pequeno Duty Free, um spa (pago à parte) e quartos privativos para quem quiser descansar entre um voo e outro, que parecem quartos de hotel. Já tive conexões longas em Doha e posso dizer que poder dormir em uma cama de verdade, ainda que por poucas horas, faz toda diferença.

Suíte privativa dentro do Al Safwa. Foto: Daniel Gillaspia

O restaurante à la carte tem menus que variam de acordo com a hora do dia e é excelente!

Sala Vip Al Safwa da Qatar Airways. Foto: João Goldmeier.

Se quiser conhecer toda a sala, é possível fazer um tour virtual:

Dica do Editor: o melhor jeito de aproveitar a sala VIP da Qatar é mesmo voando na primeira classe da empresa (o que atualmente não é possível). Eu, por exemplo, utilizei 100.000 milhas Smiles para voar de Frankfurt para Doha no A380 da companhia. O super jumbo é o único avião que possui uma primeira classe de verdade, mas a Qatar possui a primeira classe em aviões pequenos nos voos intra-golfo para Beirute, Amã, Mascate e Kuwait, que também dão acesso à sala VIP de primeira classe e não custam uma fortuna (seja em dinheiro ou milhas).

Singapore Airlines – The Private Room

  • Onde fica? Aeroporto Internacional de Changi, Singapura, Terminal 3, 3o andar (perto dos portões de embarque A)
  • Quem tem acesso? Passageiros voando a primeira classe ou a Suites Class (primeira classe do A380) ou passageiros em conexão com um bilhete de primeira classe do mesmo dia.

Um lounge, dentro de um lounge, dentro de outro lounge. O The Private Room é o epítome do que representa a Singapore Airlines: atenção aos detalhes, serviço impecável e uma seleção de bebidas e comidas de alto nível.

Para chegar ao The Private Room o passageiro passa pelo SilverKris Lounge dedicado à classe executiva, pelo SilverKris Lounge da primeira classe (sim, há dois lounges de primeira classe no mesmo espaço) para enfim chegar ao exclusivo espaço.

Restaurante à la carte do The Private Room da Singapore Airlines Foto: João Goldmeier.

O lugar não é grande, mas parece maior por serem poucos passageiros por ali. Ainda assim, conta com um restaurante à la carte digno de estrela Michelin. A seleção de vinhos nem se fala, quando visitei o The Private Room a Champagne servida era Veuve Clicquot La Grande Dame 2004. E parece que recentemente houve um upgrade para Dom Pérignon.

Ah, que saudade do finado Membership Rewards dos cartões American Express, que tinham a Singapore Airlines como parceira para troca de pontos e que permitiu um dos melhores voos da minha vida.

Etihad – First Class Lounge & Spa

  • Onde fica? Aeroporto Internacional de Abu Dhabi, Terminal 3
  • Quem tem acesso? Passageiros voando na primeira classe da Etihad (tanto quem está embarcando, como quem chega e conecta com um voo em executiva); clientes com status Platinum no Etihad Guest (com direito a um acompanhante); há também opções de acesso pago que iniciam em US$ 150 por duas horas de acesso.

Restaurante à la carte do First Class Lounge da Etihad em Abu Dhabi. Foto: Marisa Cannon.

Quando foi inaugurada essa sala VIP poderia facilmente ser considerada a melhor do mundo. Nos serviços incluídos tinha um spa da prestigiada Six Senses com massagens, barbearia, manicure, espaço para degustar charutos cubanos e um restaurante à la carte a cargo do Mezlai, restaurante árabe do prestigiado Emirates Palace Hotel em Abu Dhabi (com direito a menu degustação com harmonização de vinhos) e até uma academia de ginástica completa.

Infelizmente, devido ao corte de custos, alguns dos serviços que antes eram cortesia, hoje são pagos à parte como barbeiro e salão de beleza. Ainda assim, permanece sendo uma das melhores salas VIP de primeira classe do mundo.

Dica do Editor: usando o programa AAdvantage da American Airlines é possível voar na primeira classe da Etihad para Europa por 62.500 milhas. E se o voo for para Paris ou Londres é possível voar no The Apartment, a primeira classe que a Etihad criou para os seus A380 (que atualmente não estão voando).

Emirates – First Class Lounge

  • Onde fica? Aeroporto Internacional de Dubai, Terminal A, 4o andar
  • Quem tem acesso? Passageiros voando na primeira classe da Emirates ou da Qantas em codeshare com a Emirates; clientes com status Platinum no Skywards (que podem levar como convidado 1 adulto e 2 crianças até 17 anos); existem também opções de acesso pago que variam de acordo com o status no programa Skywards e duração da visita.
lounge-first-class-emirates

Entrada do First Class Lounge da Emirates em Dubai. Foto: Monique Renne.

A Emirates é o maior operador do Airbus A380 do mundo e cada aeronave conta com 14 assentos de primeira classe. Logo, não é surpresa nenhuma que o lounge da companhia em seu principal aeroporto de atuação seja o maior do mundo. E foi construído especialmente para proporcionar uma experiência incrível para os passageiros: poder embarcar direto da sala VIP, sem precisar passar pela área de embarque.

Além disso o espaço conta com um Duty Free próprio, sala para fumantes (sem oferta de charutos cortesia, como faz a Etihad), restaurante à la carte e até uma adega, onde um sommelier indica o vinho mais apropriado para o seu gosto ou para o prato que pretende pedir.

sala-vip-emirates-001

Sala para fumantes do First Class Lounge da Emirates em Dubai.

Nossa editora Monique Renne esteve na sala VIP de Primeira Classe da Emirates e fez um relato bem completo de tudo que ela dispõe, comentando também do acesso pago que à época era novidade, vale a leitura!

Air France – Salon La Première

  • Onde fica? Aeroporto Internacional Charles de Gaulle, Paris, Terminal 2E
  • Quem tem acesso? Passageiros voando primeira classe com a Air France; passageiros que contratem o serviço La Première de partidas ou de conexão, ao custo de 500 euros ou 75.000 milhas Flying Blue (e ainda assim com uma série de restrições de quem pode comprar).

A Air France é outra companhia que faz questão de cuidar do passageiro de primeira classe em cada passo da jornada. Assim como na Lufthansa, o passageiro sai do voo e segue o Salon La Première em um carro executivo que o recebe na pista do Charles De Gaulle. A imigração é feita em um guichê especial dentro do lounge.

Chofer esperando o passageiro de Primeira Classe na porta do avião. Foto: Matthew Klint.

A redução significativa de assentos de primeira classe que teve a Air France nos últimos anos só aumentou a exclusividade do Salon La Première. E lá dentro, o charme francês exala em todos os cantos.

Salon La Première. Foto: divulgação.

Desde o bar de whisky que lembra um cabaré, com forte luz vermelha, ao restaurante assinado por ninguém mesmos que o chef estrelado Alain Ducasse. A carta de vinhos é igualmente impressionante, com destaque, claro, para os vinhos locais. E se precisar relaxar, o Spa Biologique Recherche oferece tratamentos cortesia.

Cathay Pacific – The Pier

  • Onde fica? Aeroporto Internacional de Hong Kong, Terminal 1, perto do portão 63
  • Quem tem acesso? Passageiros voando primeira classe com a Cathay Pacific, Cathay Dragon ou companhia membro da aliança Oneworld (com direito a um convidado); passageiros com status Emerald voando companhias da Oneworld (independente de classe); passageiros com status Diamond no Marco Polo ganham passes para acessar o lounge ou trazer convidados.

A Cathay Pacific tem diversos lounges espalhados pelo Aeroporto de Hong Kong, onde se destaca o The Pier. O espaço divide-se em dois, um dedicado à classe executiva e outro à primeira classe.

Entrada do The Pier First Class Lounge da Cathay Pacific em Hong Kong. Foto: divulgação.

O design de Ilse Crawford foi pensado para fazer com que o viajante se sinta em casa. De fato você pode até reservar um dos oito quartos chamado “The Retreat”, com vista para o pátio de manobras, ideais para uma soneca. Mas antes de dormir, que tal aproveitar para tomar banho em uma das 14 salas de banho ou ainda fazer um dos três tratamentos oferecidos pelo spa sem custo?

Suíte privativa para descansar no The Pier First Class Lounge da Cathay Pacific em Hong Kong. Foto: Andy Travel Blog.

Bateu a fome? É só se dirigir ao “The Pantry” onde os alimentos estão expostos em forma de bufê, ou ao “The Dining Room”, o restaurante à la carte do lounge.

Swiss – First Class Lounge

  • Onde fica? Aeroporto Internacional de Zurique, Terminal A e E
  • Quem tem acesso? Passageiros voando na primeira classe da Lufthansa ou Swiss (tanto quem está embarcando, como quem chega e conecta com um voo em executiva); membros Miles&More com status HON Circle e voo com companhia aérea membro da Star Alliance no mesmo dia.

O mais novo dos dois lounges de primeira classe que a Swiss possui em Zurique, fica no Terminal E. Além de uma sala de conferências, um bar de Champagne e dois restaurantes, ele possui três quartos de hotel com camas enormes e vista para o pátio de manobras.

Quarto dentro do First Class Lounge da Swiss em Zurique Foto: Sam Chui.

Além disso o lounge é um dos únicos no mundo a oferecer um terraço panorâmico, onde você pode tomar uma taça de vinho ou um café observando o movimento dos aviões chegando ou partindo.

Terraço panorâmico do First Class Lounge da Swiss em Zurique. Foto: Ben Swapping.

O lounge conta ainda com um restaurante à la carte e uma adega com mais de 1.000 garrafas.


Sonhar não custa nada e boa parte das primeiras classes que dão acesso às salas VIP deste post voam para o Brasil. São elas Air France, Emirates, Lufthansa e Swiss. Com a Qatar ainda é possível ter acesso à sala se o voo saindo do Brasil conectar com outro em primeira classe.

Há 15 anos eu jamais sonharia que poderia conhecer metade destas salas VIP de primeira classe, mas graças ao bom uso das promoções e milhas eu cheguei lá.

Veja também:

E você caro leitor? Já esteve em algumas dessas salas? Como foi sua experiência? Ficou faltando alguma na sua opinião? Comente!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção