Pubs em Londres: 9 lugares para beber cerveja na capital britânica
Pubs em Londres: 9 lugares para beber cerveja na capital britânica
A cozinha inglesa pode ser controversa – eu entendo se você não morrer de amores por peixe com batata frita ou então murcilha em pleno café da manhã. Mas os pubs, ah, esses são unanimidade. São o lugar perfeito para beber uma boa cerveja, curtindo um ambiente intimista, com iluminação baixa e risadas ecoando pelo lugar.
Neste post, eu separei 9 dicas de pubs tradicionais para você encher a cara aproveitar o melhor que a noite inglesa pode oferecer!
Melhores pubs de Londres
Antes de irmos para a lista dos pubs, seguem alguns esclarecimentos sobre essa verdadeira instituição do Reino Unido:
- Pedido no balcão: O pedido costuma ser feito no balcão. Você recebe sua cerveja na hora, depois de pagar.
- Os tipos de cerveja: as mais comuns são a Pilsen, a Ale e a Stout. As bebidas estão disponíveis on tap, ou seja, tiradas de uma torneira
- Outras bebidas: os pubs também podem ter um cardápio de drinques (os armários de bebidas são tradicionais) e vinhos, que podem ser red (tinto), white (branco) ou rosé.
- Comidinhas: Costuma ter, sim. De tira-gosto aos pratos tradicionais ingleses, tipo fish and chips (peixe e batata fritos) e mash and pie (torta salgada com purê de batata).
- Sala de jantar: Alguns estabelecimentos tem dinner area, uma área reservada e mais tranquila para jantar que fica, geralmente, no andar de cima. Nesses locais, você vai ser atendido na mesa.
- Horário: Muitos pubs abrem para almoço, mas não costumam atender noite adentro. Eu tive dificuldade de encontrar lugares abertos depois das 22h – e isso que escurecia às 21h. Os londrinos dormem cedo, né?
Pubs em Londres: excelentes opções
1. The Salisbury
O Pub Salisbury é uma atração do bairro Covent Garden há mais de um século. Fundado em 1893, já foi ponto de encontro para artistas, escritores e músicos. Inclusive, foi frequentado pelo lendário dramaturgo e poeta Oscar Wilde.
Os turistas podem curtir ali uma boa cerveja enquanto admiram o charme desse prédio vitoriano: as paredes forradas com espelhos, os lustres dourados e bancos com estofado vermelho enchem os olhos. O cardápio é focado em pratos clássicos de pub, hambúrgueres e sanduíches.
2. Sherlock Holmes Pub
Sherlock Holmes é um pub localizado a uma quadra da Trafalgar Square, na região central de Londres. No andar debaixo, é um bar londrino tradicional, com longo balcão de madeira e várias torneiras de cerveja. Mas, no andar de cima, sobram referências ao famoso detetive da literatura inglesa e seu fiel escudeiro, dr. Watson.
A decoração inclui cachimbos, lupas, pesadas cortinas de veludo bordô e um retrato pintado de escritor Sir Arthur Conan Doyle, criador do personagem. Tem até uma reconstrução do estúdio do detetive no final do século 19 – não é possível entrar, a gente vê através de um vidro. Uma dica? Achei a pie and mash deles bem boa!
3. Round Table
O Round Table não está entre os pubs mais famosos de Londres, mas foi o único que eu encontrei aberto depois das 22h em Covent Garden. O clima de pub antigo, com móveis e chão em madeira luminárias com luz amarela, contrastava com alguns itens bem modernos, tipo um retrato da Rainha Elizabeth com a pintura facial do David Bowie. A frase de Winston Churchill escrita na parede também me chamou atenção: “I have taken more out of alcohol than alcohol has taken out of me” (Eu tirei mais de álcool do que álcool tirou de mim).
Eu achei o clima bem animado. Pedi uma cerveja Camden Town Brewery bem gelada para me aquecer em uma noite fria.
4. The Hawley Arms
Em Camden Town, vale visitar o pub que a cantora Amy Winehouse frequentava: o The Hawley Arms. Tem um grafite lindo dela na parede dos fundos e, do lado de dentro, várias referências à cliente ilustre, como uma boneca da cantora, toda descabelada, no topo do armário de bebidas.
Pedi a bebida que Amy costumava pedir e recebi um copo de Coca-Cola com rum. Se eu pedisse um drink colorido e doce que já relacionaram com cantora em alguns sites, ela me correria dali, segundo os funcionários.
O Hawley tem bem o tipo de um pub tradicional inglês. Mesmo se não for fã, é um bar super agradável. No segundo andar tem um terraço maravilhoso para dias de sol.
5. Brewdog
O Brewdog é um bar escocês que abriu a sua primeira filial fora do país de origem em Londres, justamente no bairro de Camden Town. Agora já tem pelo menos uma dezena de endereços na capital britânica, como Soho, Paddington, Shoreditch e Covent Garden. O cardápio especializado em cervejas, não só da marca, mas também de outros lugares do mundo. Também tem cidras, vinhos e outras bebidas.
Os pubs da rede costumam ter uma atmosfera legal, com música, bom atendimento, wifi gratuito e petiscos gostosos, tipo essas asinhas de frango:
6. The Churchill Arms
Fundado há mais de 250 anos, o The Churchill Arms é um pub que você precisa conhecer quando estiver passando por Kensington, ao lado de Notting Hill. Esse pub era frequentado pelos avós de Winston Churchill e acabou homenageando o primeiro ministro no nome depois.
É um lugar com atmosfera envolvente, começando pela fachada: no verão, o pub fica escondido atrás de uma montanha de flores. Lá dentro, tem uma coleção de objetos que homenageiam o primeiro ministro, bons drinques e boa comida. Como tradicional em pubs, no Churchill Arms você também acompanha os principais eventos esportivos do momento.
7. Lamb & Flag
O Lamb & Flag está listado em vários sites locais como um dos melhores e mais tradicionais pubs de Londres. Ele fica localizado em um beco do Covent Garden que é a cara de Londres, com edifícios de tijolo à vista do século 18. A variedade de bebidas e a comida fresca ainda atraem multidões de moradores e turistas.
Entre um dos frequentadores ilustres dos mais de 200 anos de história do Lamb & Flag está o escritor Charles Dickens, o autor de Oliver Twist e outros romances memoráveis. Outro bar frequentado pelo romancista era o The Victoria, a uma curta caminhada da estação de Paddington.
8 – The Red Lion
Localizado no coração político de Londres, o bairro de Westminster, pertinho do Big Ben, o The Red Lion é um pub de três andares, com grande variedade de cervejas e cidras. Também é um lugar pomposo para uma refeição: sua área de jantar lembra a um gin palace vitoriano.
Ele foi construído em 1821. Reza a lenda que até a Rainha Elizabete II e o seu marido, o Duque de Edimburgo, já o frequentaram. É um dos lugares listados no livro 1.000 lugares para conhecer antes de morrer.
9. Ye Olde Cheshire Cheese
A Fleet Street já foi o epicentro do jornalismo de Londres, fervilhando de jornalistas e cercada por grandes fábricas de impressão – a essa época que remete o Ye Olde Cheshire Cheese. O bar remete a 1667, é um gostoso labirinto escadas estreitas e sinuosas e pequenas salas forradas de madeira, perfeitas para um bom bate-papo.
Eles se orgulham de servir uma comida “descaradamente britânica” e os melhores cortes de carne. Entre os nomes que já passaram por ali, consta o de Sir Arthur Conan Doyle, o autor de Sherlock Holmes.
Nos ajude a aumentar a lista: deixe suas sugestões nos comentários e nos conte o que o local tem de especial.