Conheça as melhores praias de Fortaleza e arredores

Thayana Alvarenga
18/10/2019  ·  7:59Publicado 18 · out · 2019  ·  7:59Atualizado 19 · out · 2019

Conheça as melhores praias de Fortaleza e arredores

Eleger as melhores praias de Fortaleza não é tarefa fácil! A capital cearense é um dos melhores destinos do nordeste brasileiro e não é por acaso. Além de ser rodeada de belezas naturais, a cidade está num local estratégico que permite explorar o litoral dos arredores. Listamos a seguir as melhores praias para banho em Fortaleza e arredores, confira!

Praia do Futuro

Nossa lista de melhores praias começa com a famosa Praia do Futuro. Bastante conhecida em Fortaleza, a praia atrai também muitos nativos e, por suas ondas fortes, é escolhida por muitos para a prática de esportes como kitesurf e surf.

A praia em si possui uma extensa faixa de areia e mar verde, além de ser sede das famosas barracas de praia de Fortaleza. Ir à Praia do Futuro é sinônimo de escolher uma barraca para passar o dia, porque essa é bem a dinâmica do lugar.

Como são muitas as barracas, cada pessoa tem a sua preferida, entretanto podemos citar algumas que fazem mais sucesso atualmente: Crocobeach (estrutura enorme e bom atendimento, porém tem muitos vendedores ambulantes); Chico do Caranguejo (com ótima estrutura para famílias); Vira Verão; Vila Galé; Guarderia Brasil (legal para o público jovem); Itapariká (boa para quem está com crianças); e Terra do Sol (destaque para a cozinha).

Leia também:
O que fazer em Fortaleza: praias, passeios, hotéis e dicas imperdíveis!

Praia de Porto das Dunas

Porto das Dunas é uma praia de Aquiraz, cidade vizinha a Fortaleza. Extensa, com muitos coqueiros e várias residências próximas, nessa praia está localizado o famoso Beach Park – o parque aquático cearense que atrai pessoas de todas as idades. É também uma região com alguns hotéis e principalmente apartamentos para alugar. Há pessoas que vivem em Fortaleza e às vezes têm uma “casa de praia” em Porto das Dunas.

A praia é muito bonita e ideal para quem busca tranquilidade, já não tem tanto movimento de pessoas, vendedores ambulantes, muita estrutura na areia ou tantos estabelecimentos próximos. Para quem gosta de conforto, a melhor opção é ficar na barraca do Beach Park, considerada uma das melhores do Ceará.

Porto das Dunas tem águas mornas, com formação de ondas — não é uma praia tão calminha quanto às da orla urbana de Fortaleza, mas é ótima alternativa para quem prefere uma praia com mar mais agitado e trecho de areia tranquilo.

Praia das Fontes

A Praia da Fontes é uma das principais praias de Beberibe, a cerca de 90 km de Fortaleza. Ela está próxima de dunas e ganhou esse nome devido às várias fontes de água doce que brotam de suas falésias.

É um lugar tranquilo, de águas mansas, que tem estrutura hoteleira para quem deseja pernoitar. A praia é extensa e pode ser percorrida em um passeio de buggy – geralmente os veículos param para que os turistas possam conhecer melhor a região e suas fontes. O local é bucólico e costuma não ter muito movimento.

Essa praia pode ser conhecida de maneira particular ou com as agências turísticas. Geralmente, o passeio em que se visita a Praia das Fontes é o passeio de 3 praias no mesmo dia, o famoso 3×1, em que se visita a Praia de Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada.

Praia de Iracema

A Praia de Iracema, na orla urbana de Fortaleza, é uma das principais praias da cidade. Ela tem uma parte aterrada, é muito conhecida por abrigar grandes eventos, fica em uma região próxima do centro da cidade e próxima de casas noturnas. Nessa região ficam pontos de interesse como a Estátua de Iracema, o Espigão, que tem uma vista bonita de Fortaleza, e a Ponte dos Ingleses (atualmente em reforma).

Parte da praia é usada por surfistas por ter ondas um pouco mais agitadas e esse é um excelente lugar para passar o fim de tarde e curtir o pôr do sol. Para tirar boas fotos, recomendamos visitar o Espigão da Praia de Iracema, que realmente oferece uma paisagem muito bonita da orla.

Embora tenha um visual admirável, é uma praia que às vezes tem pontos com águas impróprias para banho. Para conferir a qualidade da água, consulte o relatório de balneabilidade das praias de Fortaleza.

Praia de Meireles

A praia do bairro de Meireles, na região do Clube Náutico, é das praias mais movimentadas da cidade. Esse trecho da Av. Beira-Mar tem várias barracas, quadras para praticar esportes, a Feirinha de Artesanato e, além disso, fica perto do Jardim Japonês e de vários restaurantes. É uma área onde se concentram muitos hotéis, excelentes para quem quer se hospedar em um lugar com boa localização, que permita fazer atividades a pé.

O mar é tranquilo nessa área, com poucas ondas e areia firme. Muita gente aproveita a região para praticar esportes, andar de bicicleta e caminhar na orla.

Meireles, com suas barracas, tem uma estrutura muito boa para quem deseja aproveitar o mar, mas é importante lembrar que alguns trechos da praia podem não estar próprios para banho. Confira o relatório de balneabilidade das praias de Fortaleza antes de fazer o passeio.

Praia de Cumbuco

A Praia de Cumbuco, a cerca de 30 km de carro de Fortaleza, é uma das praias mais procuradas na região metropolitana. Ela está em um vilarejo calmo, com boa estrutura para passar o dia, onde se encontram alguns restaurantes e mar calminho. Muitas pessoas que estão hospedadas em Fortaleza escolhem passar o dia nessa praia – o passeio pode ser feito com carro próprio ou através das agências de turismo.

O lugar é escolha frequente de viajantes que procuram um lugar sossegado para ficar hospedado, afastado de muito movimento e barulho. Em Cumbuco, encontram-se hotéis excelentes como o Carmel Cumbuco e o Vila Galé Cumbuco, um resort all inclusive, opções incríveis para quem deseja se afastar da “confusão” de uma grande capital.

A praia é extensa, tem areia firme, mar calmo e bastantes pedrinhas próxima da água. Um diferencial dessa praia é que a partir dela é oferecido um passeio de buggy ou quadriciclo pelas redondezas, que tem a opção de ser “com ou sem emoção”. Se tiver tempo livre, faça esse passeio; ele passa pelo belo litoral de Cumbuco, pelas dunas da região, pela Lagoa do Cauípe (onde muitas pessoas praticam kitesurf) e pode ir até o Porto de Pecém. Muitos visitantes dizem que o passeio de buggy é a parte mais legal de Cumbuco!

Praia de Mucuripe

Mucuripe, próxima ao cais do porto, é uma das principais praias de Fortaleza. É um ótimo local para quem quer comer peixes e frutos do mar frescos, porque nessa praia fica o Mercado do Peixe, um mercado onde se pode comprar produtos frescos do mar para levar para casa ou então pedir para que sejam preparados na hora para comer por ali.

Apesar de ser muito bonita, ter mar bem calminho, praticamente sem ondas, a qualidade da água nessa praia pode não ser indicada para banho — consulte o boletim de balneabilidade para maiores informações. Se quiser um lugar tranquilo para passar a tarde, Mucuripe é uma ótima opção.

Praia de Morro Branco

Morro Branco é uma praia a cerca de 90 km de Fortaleza. O lugar chama atenção por suas dunas e, principalmente, por suas lindas falésias coloridas, cuja areia é utilizada para fazer artesanato típico da região.

Essa extensa praia tem águas bem tranquilas, barracas de praia, fonte de água e um local conhecido como labirinto, espaço formado pela erosão das falésias que vale muito a pena visitar e tirar fotos! As falésias de Morro Branco e o labirinto podem ser conhecidos em um passeio de buggy, atividade oferecida por diversos bugueiros da região, ou a pé mesmo, caminhando a partir das barracas de praia, que ficam no trecho principal da praia.

Essa praia pode ser conhecida por conta própria ou através das agências turísticas, realizando o passeio das três praias, que parte da capital cearense e visita no mesmo dia as praias de Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada.

Dentre as praias que já tivemos a oportunidade de visitar na região, Morro Branco é uma das mais bonitas. Se houver tempo disponível em sua programação, recomendamos muito o passeio, a praia é realmente encantadora!

Praia de Lagoinha

Localizada a cerca de 110 km de Fortaleza, Lagoinha é uma das praias mais bonitas do litoral cearense. A praia é extensa, tem um mar tranquilo, barracas de praia e motoristas de quadriciclo oferecendo passeios pela região, que é muito bonita. Ao chegar em Lagoinha, a dica imperdível é primeiro parar no centrinho da cidade para tirar fotos panorâmicas da praia a partir de um mirante, a paisagem é incrível!

Lagoinha é uma praia de areia fina, com grandes barracas e restaurantes espalhados ao longo de sua extensão. Em dias de semana, costuma ser um lugar bem tranquilo e com pouco movimento. As agências turísticas fazem passeio para essa praia, mas com carro próprio também é fácil chegar ao local. Caso queira, é possível fazer passeios de quadriciclo pela região, que vai até a Lagoa das Almécegas, passando por dunas e lindas falésias! O turista pode pilotar seu próprio quadriciclo caso queira! O passeio é realmente muito bonito e as paisagens ao longo do caminho variam entre lagoas, mar, dunas, falésias e até quedas d’água, que rendem um ótimo banho!

Com certeza é dos passeios mais bonitos para fazer a partir de Fortaleza; mesmo que você tenha pouco tempo na cidade, é um local que vale a pena passar o dia curtindo o sol e a incrível paisagem ao redor!



E você, já esteve em Fortaleza? Gostou mais de qual praia? Comente e participe!