Melhores praias do Nordeste: 25 lugares que você precisa conhecer após a quarentena

Camille Panzera
Camille Panzera
27/05/2020  ·  5:36Publicado 27 · Maio · 2020  ·  5:36Atualizado 30 · jun · 2020

Melhores praias do Nordeste: 25 lugares que você precisa conhecer após a quarentena

Temos praias lindas no Brasil todo e isso todo mundo sabe, né? E quais seriam as melhores praias do Nordeste brasileiro? O conceito é relativo, afinal, temos praias para todo gosto em nosso litoral, capazes de agradar gregos e troianos.

O Nordeste é a região com o maior litoral em nosso país, tem paisagens variadas, dunas, encontro de rios com o mar, falésias, piscinas naturais e maravilhosos pontos para mergulho, ricos em vida marinha. Essa diversidade permite que os viajantes encontrem também praias com resorts ou pousadas econômicas, praias cheia de gente e outras praticamente vazias… Uma dessas dezenas de praias da região (ou várias) certamente irá agradá-lo!

Fizemos uma lista com as praias que mais gostamos nessa região do país, que englobam diferentes estados e características! Vamos àquelas que elegemos as melhores praias do Nordeste! Os números não são uma colocação!

Melhores praias do Nordeste

1 – Baía do Sancho, Fernando de Noronha – Pernambuco

Várias vezes eleita a praia mais bonita do Brasil e consequentemente uma das melhores praias do Nordeste, a Baía dos Sancho é mesmo impressionante. Com um mar cristalino, bastante árvores e falésias ao seu redor, o acesso à praia é feito através de uma escada, no meio de uma fenda nas falésias! A praia é maravilhosa e quando chove, tem até uma cachoeira escondida entre a mata ao redor. Leia mais no nosso Guia de Fernando de Noronha.

melhores praias do nordeste

2 – Praia do Espelho, Bahia

Calma e extensa, a Praia do Espelho tem esse nome devido ao seu mar, que em boas condições climáticas reflete como um espelho. A praia tem falésias e muitas piscinas naturais, que ficam lindas vistas do alto! Procure visitá-la no período de maré baixa, quando as piscinas ficam mais aparentes.

praias do nordeste

Leia mais no nosso Guia de Trancoso.

3 – Praia do Madeiro – Rio Grande do Norte

Várias praias de Pipa poderiam entrar nessa nossa lista, porque todas são lindas, mas a Praia do Madeiro tem um charme a mais. Cercada por falésias e pela mata, o acesso a essa praia é feito através de uma longa escadaria, fato que a protege do grande público. Se você tiver sorte, pode acabar avistando um golfinho no horizonte.

melhores praias do nordeste

4 – Porto de Galinhas – Pernambuco

Bastante popular entre os amantes de viagens, Porto de Galinhas tem piscinas naturais ótimas para ver peixinhos e uma excelente estrutura, com muitos restaurantes e bons hotéis. É um destino cheio de praias lindas, em uma região onde o povo é acolhedor e que fica a apenas 50 km do Aeroporto do Recife, na capital do estado.

melhores praias do nordeste

5 – Taipu de Fora, Bahia

Localizada na Península de Maraú, a praia de Taipu de Fora e suas piscinas naturais são um destino belíssimo e ainda pouco explorado por boa parte dos turistas. A praia fica melhor ainda no período de maré baixa, quando as piscinas naturais ficam mais aparentes e perfeitas para observar a vida marinha. Leia mais em nosso guia da Península de Maraú.

praias do nordeste

6 – Atins – Maranhão

Atins, com seu estilo simples e rústico é um dos lugares que pode servir como base para explorar os Lençóis Maranhenses. O povoado tem praia, dunas e está próximo também das lagoas formadas pelas chuvas nos Lençóis. É um destino tranquilo e cheio de belezas naturais, que fica ainda melhor por sua variedade de atrativos.

melhores praias do nordeste

7 – Baía dos Porcos, Fernando de Noronha – Pernambuco

Pequenina, a Baía dos Porcos é um praia de água esverdeada e cristalina na ilha de Noronha. Com algumas piscinas naturais, pedras e falésias ao seu redor, a praia é frequentemente visitada por tartarugas. É um lugar de beleza rara, tranquilo, ideal para conhecer em um dia de bastante sol, quando o contraste entre o mar e a falésia fica ainda mais evidente.

fernando de noronha

8 – Morro Branco – Ceará

Localizada a cerca de 90 km de Fortaleza, Morro Branco é uma praia popular entre as pessoas que visitam a capital cearense e com razão. O mar dessa praia costuma ser tranquilo e a região e tem várias barracas de praia, mas o destaque mesmo fica por conta das incríveis falésias na beira do mar, que surpreendem por seus tons coloridos! As falésias são realmente um espetáculo e não dá para sair de Morro Branco sem vê-las!

praia ceara

9 – Prainha, Itacaré – Bahia

A exuberância da paisagem ligada à dificuldade de acesso fazem dessa praia uma das mais desejadas entre os visitantes que chegam a Itacaré em busca de cenários deslumbrantes. Quase deserta, cercada pela vegetação de Mata Atlântica e com a dose certa de coqueiros, a Prainha agrada especialmente aos turistas que buscam praias mais virgens e sem a interferência de construções, pousadas e restaurantes. Leia mais em nosso Guia de Itacaré.

10 – Praia do Gunga – Alagoas

Com um enorme coqueiral dando as boas-vindas aos visitantes, a Praia do Gunga é aquele tipo de lugar inesquecível. Protegida por uma barreira de corais, ela é  uma praia longa, que reúne várias praias em uma só! O Gunga tem uma área onde o mar se encontra com a Lagoa do Roteiro e oferece um banho muito tranquilo na maré baixa, tem um coqueiral enorme e falésias lindas que ficam na beira da praia! Recomendamos um passeio de quadriciclo para conhecer melhor a região! Leia mais em nosso guia de Maceió!

nordeste alagoas

11 – Morro de São Paulo – Bahia

Já bastante conhecida, a Ilha de Morro de São Paulo, a cerca de 63 km em linha reta de Salvador, é um refúgio da capital. Com praias mais agitadas e outras praticamente desertas, ela oferece uma ótima estrutura, tem um mar cristalino e piscinas naturais lindas para serem admiradas no período de maré baixa. Você pode esticar a viagem e ir também para Boipeba, bem do ladinho e também lindíssima!

praias da bahia

12 – Lagoinha – Ceará

A cerca de 110 km de Fortaleza, Lagoinha é um paraíso para quem gosta de belas paisagens. A praia está cercada por falésias, tem barracas e também lagoas próximas, que podem ser conhecidas através de um passeio de buggy. Uma dica que vale a pena é parar no mirante próximo à praia antes de visitá-la, um lugar que rende belíssimas fotos!

13 – Tabatinga – Paraíba

Paradisíaca e pouco movimentada, Tabatinga é uma praia digna de cartão-postal. Localizada a cerca de 33 km da capital João Pessoa, ela é uma das praias que os turistas conhecem em um passeio de buggy pela região e que deixa a todos impressionados por sua beleza natural, que mistura longo trechos de areia, falésias e muitos coqueiros.

melhores praias do nordeste

14 – Patacho, Porto das Pedras, Alagoas

São muitas as praias bonitas do litoral alagoano, entre elas a Praia do Patacho, que fica em Porto das Pedras, vizinha a Maragogi. O lugar tem milhares de coqueiros na beira do mar, recebe poucos visitantes, não tem comércio ou vendedores ambulantes e ainda oferece um mar calmo e de águas esverdeadas. Leia mais sobre a região em no nosso Guia de Maragogi.

15 – Baía do Sueste, Fernando de Noronha

Mais uma praia de Noronha faz parte da nossa lista, dessa vez por sua diversidade marinha. A Baía do Sueste é um dos melhores lugares do Brasil para admirar as belezas e diversidade do mar, mesmo com apetrechos simples como uma máscara de snorkel. Tartarugas, tubarões, corais e cardumes de peixes são algumas das espécies ao admirar no lugar.

16 – Ponta do Corumbau – Corumbau – Bahia

Um dos tesouros mais bem guardados entre as praias da Bahia é a maravilhosa Ponta do Corumbau, onde uma longa faixa de areia adentra o mar na maré baixa e forma uma trilha que parece levar direto ao paraíso. É o destino ideal para quem deseja descanso total e distância da vida agitada das grandes cidades. Veja aqui mais dicas da Ponta do Corumbau, uma das praias mais bonitas e isoladas da Bahia!

17 – Praia de Carneiros, Pernambuco

Certamente uma das praias mais incríveis do Nordeste, a Praia de Carneiros já é popular entre os turistas. A praia tem um enorme coqueiral e piscinas naturais que ficam em evidência durante o período de maré baixa. É uma boa dica para quem visita Porto de Galinhas, que está perto de Carneiros e quem conhece a região pode aproveitar também para fazer um passeio de barco e conhecer o manguezal próximo e tomar um banho de lama!

18 – Muro Alto – Pernambuco

Muro Alto é uma praia que faz parte de Porto de Galinhas e merece um destaque especial. A praia está protegida por uma arrecife, o que faz com que no período de maré baixa a água fique represada, como em uma lagoa. O lugar é sensacional e maravilhoso para quem busca uma praia de águas tranquilas ou está com crianças e quer um lugar com mar bem calmo.

Leia mais no nosso Guia de Porto de Galinhas.

19 – Praia do Forte, Bahia

A Praia do Forte é um destino lindo e muito bem estruturado, ótimo para quem quer passar alguns dias curtindo a beira do mar. A área tem muitos coqueiros, praias tranquilas e é também um ponto de desova de tartarugas, o que a torna ainda mais especial!

20 – Praia de Genipabu – Rio Grande do Norte

A Praia de Genipabu está entranhada entre as dunas douradas do Rio Grande do Norte e um mar tranquilo. Com um visual de tirar o fôlego, principalmente se observada do alto das dunas de Genipabu, ela rende um dos melhores cartões-postais do Nordeste. Leia mais em nosso guia de Natal.

21 – Praia de Tambaba – Paraíba

Localizada a cerca de 40 km de João Pessoa, na cidade de Conde, Tambaba é uma praia com piscinas naturais e linda por suas formações rochosas na beira do mar. Ela tem um grande diferencial em relação à outras praias: possui um trecho tradicional, onde as pessoas ficam com roupas e um trecho naturista.

22 – Canoa Quebrada – Ceará

Cercada por falésias e em uma região cheia de dunas, Canoa Quebrada é considerada um destino místico. Sua praia é bem estruturada, com areia amarela e mar transparente. Para quem quer se hospedar próximo ao mar, pode ser também uma boa pedida porque a cidade tem pousadas e hotéis. Leia mais no Guia de Canoa Quebrada.

23 – São Miguel dos Milagres, Alagoas

São Miguel dos Milagres é uma cidade litorânea do estado de Alagoas, indicada para quem deseja curtir o mar cristalino da Costa dos Corais e, principalmente, relaxar. O lugar é conhecido como destino de férias, mas também recebe muitas pessoas em feriados ou nos finais de semana. Por lá você pode curtir a beleza de praias com mar de cor esverdeada e passear de jangada até as piscinas naturais formadas na maré baixa ou visitar o Santuário dos Peixes-Bois.

24 – Caraíva, Porto Seguro – Bahia

Pequenina e badalada, Caraíva é um destino ideal para quem busca sossego. O distrito faz parte de Porto Seguro, no sul da Bahia, e se diferencia por ter um acesso mais restrito, feito através de uma travessia de barco, o que mantém esse vilarejo mais protegido. Veja aqui mais dicas de Caraíva.

praias desertas no brasil

25 – Moreré, Boipeba – Bahia

Vizinha de Morro de São Paulo, a ilha de Boipeba tem praias paradisíacas e muito tranquilas. O destino é indicado para quem procura um lugar sossegado, com águas cristalinas e pode surpreender por suas paisagens bucólicas. Por lá não há carros ou badalação e certamente é um dos melhores praias do nordeste para quem quer passar dias relaxantes na beira do mar.

E você, tem alguma outra praia que incluiria nessa lista? Quais seriam suas melhores praias do Nordeste? Divida com a gente nos comentários!

Veja também: