Brasil está entre os 10 melhores países do mundo para viajar sozinho – veja o ranking!
Brasil está entre os 10 melhores países do mundo para viajar sozinho – veja o ranking!
Como considerar um destino mais ou menos interessante para um viajante solo? O portal U.S. News World Report conseguiu chegar a essa resposta e revelou quais são os 10 melhores países para viajar sozinho – e nós vamos te mostrar agora!
Viaje mais gastando menos! Baixe o app do Melhores Destinos e não perca os alertas de promoções de passagens aéreas!
Melhores países para viajar sozinho
Viajar sozinho pode ser um convite para o autoconhecimento, para novas amizades e até ser um caminho sem volta para um novo modo de viagem. Nem todo mundo gosta, é fato, mas muitos que experimentam se surpreendem e aprovam.
Segundo uma pesquisa da Booking.com, 59% dos entrevistados disseram querer fazer uma viagem solo em 2024! E você, tá dentro ou fora desse grupo? Se ainda não fez uma viagem solo, aproveite o ranking e planeje a sua primeira (e, quem sabe, de muitas)!
10º lugar: Irlanda
A República da Irlanda é muito famosa por sua vida noturna animada nos pubs e suas lutas pela independência. Dublin, sua capital, é uma metrópole culturalmente vibrante, com seu passado cheio de história, mas que não deixou de evoluir com o passar do tempo – sem deixar de lado, é claro, as tradições e o espírito jovial que conquista o visitante desde o primeiro momento.
- Leia mais no nosso Guia Melhores Destinos de Dublin
- Onde ficar em Dublin
9º lugar: Holanda
Moinhos, bicicletas, pontes e canais. Famosa por reunir elementos como estes em belas paisagens, os Países Baixos, ou Holanda, prova porque é um dos destinos europeus mais movimentados quando o assunto é turismo. Em geral, a capital Amsterdã é a principal opção do viajante que inclui o país em seu roteiro, mas isso não quer dizer, também, que a visita não possa se estender à Haia, a capital política, Roterdã, entre outras cidades.
- Leia mais no nosso Guia Melhores Destinos de Amsterdã
- Onde ficar em Amsterdã
8º lugar: Brasil
Famoso pela miscigenação de cores e credos, o Brasil é um país que há muito tempo se firmou no coração dos turistas por ser um país onde as belezas naturais não têm limites. Seus cenários singulares misturam algumas das mais belas paisagens da Terra, que em harmonia com um povo alegre, cativa milhares de pessoas que o visitam anualmente. Não à toa, o país entrou para o ranking mundial e garantiu destaque dentre vários países da Europa.
- Leia mais no nosso Guia Melhores Destinos do Rio de Janeiro
- Onde Ficar no Rio de Janeiro
7º lugar: Tailândia
A Tailândia é a única nação do Sudeste Asiático que não teve colonização europeia. Bangkok, a capital do Reino da Tailândia, oferece tradição e modernidade lado a lado. Uma cidade de aproximadamente 9 milhões de habitantes e que, à primeira vista, impressiona não só pelo tamanho e pelo ritmo frenético das ruas, mas também pela atmosfera vibrante, pelos inúmeros e belíssimos templos budistas e pelos rituais religiosos, culturais e gastronômicos de um povo extremamente alegre e acolhedor.
- Leia mais no nosso Guia Melhores Destinos de Bangkok
- Onde ficar em Bangkok
6º lugar: Austrália
A Austrália é o sexto maior país do mundo e está localizada na Oceania. O lugar é conhecido por suas belezas naturais e formações exóticas, extenso litoral e por um estilo de vida próprio, livre e alegre. A capital australiana é Camberra, embora muitas vezes esse título seja confundido com Sydney, que é a maior cidade do país.
- Leia mais no nosso Guia Melhores Destinos de Sydney
- Onde ficar em Sydney
5º lugar: Portugal
Portugal é a porta de entrada da Europa para muitos brasileiros. Além de toda a proximidade histórica e a facilidade com o idioma, são vários os motivos que atraem os viajantes: belíssimas cidades como Lisboa e o Porto, que reúnem beleza arquitetônica e paisagens incríveis; praias de tirar o fôlego, como as da Serra da Arrábida e do Algarve; regiões vinícolas, como o Alentejo e o Vale do Douro; uma farta e saborosa gastronomia, além, de claro, os preços mais acessíveis se comparados a de outros países do continente.
- Leia mais no nosso Guia Melhores Destinos de Lisboa
- Onde ficar em Lisboa
4º lugar: Nova Zelândia
As pequenas dimensões do país podem, à primeira vista, dar a impressão de ser um lugar rápido para conhecer. Não se engane. A Nova Zelândia é para ser vivida com calma e, preferencialmente, em roteiros que percorram toda a Ilha Norte e Ilha Sul, principais porções de terra a formar o país. A verdade é que a Nova Zelândia se torna ainda mais interessante a cada dia que você passa por lá. Sendo assim, fique o máximo que puder!
- Leia mais no nosso Guia Melhores Destinos da Nova Zelândia
- Campings e hotéis na Nova Zelândia
3º lugar: Itália
A Itália é um dos países mais visitados do mundo e há inúmeros motivos para isso. Com uma história incrível, o país em formato de bota é o que mais reúne patrimônios da Unesco, além de ter algumas das obras artísticas mais importantes já criadas. Sua capital, Roma, foi também a capital do antigo Império Romano, o que já garante uma experiência surpreendente a quem visita a cidade.
- Leia mais no nosso Guia Melhores Destinos de Roma
- Onde ficar em Roma
2º lugar: Grécia
Belezas naturais, história, gastronomia, excelente clima (especialmente no verão) e receptividade do povo local são apenas alguns dos motivos que fazem da Grécia um dos destinos mais desejados. Prova disso é que todos os anos o país recebe uma grande quantidade de visitantes, entre eles muito brasileiros.
- Leia mais no nosso Guia Melhores Destinos de Atenas
- Onde ficar em Atenas
1º lugar: Espanha
Não bastassem seus ótimos vinhos, suas deliciosas tapas e ritmos fortes, como o flamenco, a Espanha também é um país incrível para viajar sozinho e, por isso, venceu o ranking mundial! Vivo aqui há quase um ano e posso atestar o resultado com base na minha experiência, pois já estive sozinha em alguns destinos e tudo correu muito bem, com direito a moradores acolhedores e atrativos interessantíssimos para se fazer em uma viagem solo.
- Leia mais em nosso Guia Melhores Destinos da Espanha
- Onde ficar em Madri
Metodologia do ranking
Algumas características de uma cidade, um povo ou uma cultura podem ser decisivas para tornar uma viagem agradável ou não. Para mim, por exemplo, a receptividade dos moradores impacta demais na experiência.
Para chegar ao resultado, primeiro, a U.S. News utilizou como base a pesquisa dos Melhores Países de 2024. Depois, considerou os seguintes sete atributos de cada país: culturalmente acessível, divertido, amigável, clima agradável, seguro, pitoresco e acessível. Assim, chegou ao ranking dos 10 países para viajantes solo, do melhor para o pior!
Anteriormente, a pesquisa dos 25 Melhores Países do Mundo de 2024 já havia analisado um conjunto de 73 atributos de 89 países selecionados, os quais foram apresentados em uma pesquisa com quase 17.000 pessoas de todo o mundo. Na ocasião, os participantes avaliavam se associavam um atributo a uma nação.
Confira o ranking completo aqui.