logo Melhores Destinos

Saiba quais os 10 melhores países para fazer intercâmbio em 2022

Sandro Kurovski
09/02/2022 às 5:00

Saiba quais os 10 melhores países para fazer intercâmbio em 2022

Tem vontade de fazer intercâmbio, mas ainda está indeciso em relação ao destino ideal para dar aquele upgrade no currículo? A Quacquarelli Symonds – ou QS –, responsável por avaliar instituições de ensino superior em todo o mundo, acaba de divulgar o QS World University Rankings, que lista as melhores cidades ao redor do globo para quem pretende estudar. As avaliações levam em conta fatores como: opinião dos estudantes atuais, mobilidade urbana, popularidade e quantidade de universidades com boa reputação.

Pelo terceiro ano Londres, na Inglaterra, lidera a lista das 10 melhores cidades para intercambistas, mas o ranking também inclui destinos na Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Suíça, Coreia do Sul e Japão. A última edição do ranking havia sido publicada em 2019.

Confira a lista completa:

1- Londres, Inglaterra

A capital da Inglaterra possui diversas universidades com boas pontuações, como o Imperial College London, King’s College London e a University College London (UCL). Ao todo, 18 universidades prestigiadas pelo QS World University Rankings estão por lá, o que torna Londres um ótimo destino acadêmico.

intercambio em londres

Além das universidades renomadas, Londres também atrai estudantes do mundo inteiro por sua história e por ser um importante centro cultural, com uma boa variedade de museus, vida noturna e restaurantes. Os diversos parques e áreas verdes também são um fator a se considerar. Não deixe de conferir nosso guia completo sobre Londres.

2- Munique, Alemanha

Munique tem se destacado como destino de estudos nos últimos anos, inclusive superando a cidade de Berlim, que sempre foi mais popular entre os intercambistas que escolhem a Alemanha. O custo de vida mais baixo do que em outros destinos Europeus certamente contribuiu para isso, além de oferecer acessibilidade, qualidade de vida, noite movimentada e clima agradável.

intercambio em munique

As paisagens e a biodiversidade também acrescentaram alguns pontos na avaliação. A cidade proporciona aos visitante contato com os Alpes, reservas naturais, florestas e lagos. Sem contar que há boas oportunidades de trabalho por lá. Veja mais atrativos em nosso guia de Munique.

3- Seul, Coreia do Sul

O alto nível das universidades, as oportunidades de trabalho e o desenvolvimento da cidade fazem de Seul o terceiro melhor destino mundial para intercâmbio. Ao todo, Seul reúne 21 universidades com excelentes pontuações.

Entre os motivos para escolher Seul como destino de estudos estão o clima tranquilo, a segurança, a cultura rica e o fato da capital ser uma cidade que nunca dorme. A capital da Coreia do Sul pode ser uma ótima aposta para quem quer trabalhar com tecnologia e inovação, já que há muitas vagas de emprego nesses setores.

4- Tóquio, Japão

Tóquio é um dos destinos mais badalado da Ásia, principalmente por ser um polo urbano populoso e com uma cultura totalmente imersiva. Há 12 universidades renomadas na capital japonesa. Por ter o terceiro centro econômico mais importante do mundo (ao lado de Londres e Nova York), pode haver boas oportunidades de emprego no setor financeiro.

A popularidade e a qualidade de vida de Tóquio também ajudam a colocar a cidade entre as primeiras do ranking, que destaca também a culinária local, tida como diversificada e saborosa; ótimos padrões de vida; e recepção acolhedora por parte dos locais. Conheça mais sobre o destino com nosso guia de Tóquio.

5- Berlim, Alemanha

As universidades de Berlim costumam oferecer cursos de pós-graduação ministrados em inglês, o que favorece o acesso e torna a cidade atrativa para intercâmbio. Também há boas oportunidades de emprego nas áreas de TI, engenharia e saúde.

Apesar de não ter tantas universidades de destaque, o destino é popular por seu custo de vida mais em conta, a diversidade cultural dos estudantes, boa qualidade de vida e ótima perspectiva de emprego. Do ponto de vista cultural, Berlim é vista como um centro urbano de mente aberta, com ótima cena musical e artística; além das badaladas festas noturnas. Veja mais informações em nosso guia de Berlim.

6- Melbourne, Austrália

Segundo a QS, Melbourne possui a comunidade de estudantes com a maior diversidade de todas as cidades avaliadas, o que dá uma dica do quão acolhedora ela pode ser. Além disso, se destaca na opinião de alunos atuais justamente por ser uma cidade amigável e possuir uma cultura muito vibrante.

A mobilidade também é um fator importante por lá, e o transporte público foi bastante elogiado. A cidade conta ainda com belas praias, festivais, vida noturna ativa e muitas atrações para quem gosta de arte. Outra facilidade é que quem tem visto de estudante pode trabalhar até 40 horas por semana na Austrália, o que ajuda se manter por lá. Acesse nosso guia de Melbourne.

7- Zurique, Suíça

Zurique é conhecida por ser uma cidade próspera e muito segura. Também possui ótimas oportunidades de empregos em diversas áreas, como negócios e finanças, engenharia, saúde, arquitetura, mídia e educação.

O bom nível de educação e a ótima avaliação das universidades também colocam Zurique no mapa do intercâmbio. A cidade é muito agradável e por estar próxima aos Alpes Suíços conta também com paisagens naturais impressionantes. Não deixe de conferir nosso guia de Zurique.

8- Sydney, Austrália

Segunda representante da Austrália no ranking, Sydney, assim como Melbourne, tem uma comunidade estudantil multicultural e também é marcada pela atmosfera acolhedora. Os belos cenários da cidade contribuem com o aumento da popularidade. Com diversos píeres, muitos espaços verdes, praias e é claro, o cartão postal: o Sydney Opera House.

O transporte público também foi bem avaliado por lá, e a cultura vibrante aparece como um dos principais atrativos. Estudantes que queiram se aprofundar em áreas como ciência, tecnologia, turismo, saúde, indústria e agricultura podem se beneficiar das vagas de emprego da cidade. Acesso o guia completo de Sydney para ter uma ideia melhor do que vai encontrar por lá.

9- Boston, Estados Unidos

É em Boston que fica a prestigiada Universidade de Harvard e também o renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT), sonho de muitos estudantes. A metrópole reúne a efervescência das artes, cultura e política; e os intercambistas atuais destacam que a cidade é acolhedora e de fácil circulação.

Boston também agrada por contar com eventos para diferentes interesses, como teatro, esporte, música, dança e artes; além da variedade de museus. As áreas de ciências humanas, biotecnologia e manufatura estão em alta e as oportunidades de trabalho são promissoras. Saiba mais através do guia de Boston.

10- Montreal, Canadá

Montreal chama atenção logo de cara pela diversidade da língua, já que a cidade possui partes em que se fala francês e outras, em inglês. A cidade teve boa pontuação em todos os quesitos avaliados pela QS, o que fortalece sua boa reputação entre os intercambistas. A cidade é reconhecida por ser multicultural, ter boa qualidade de vida, com um ritmo bastante relaxado e descontraído.

Há cerca de 50 universidades bem ranqueadas por lá, o proporciona muitas opções aos estudantes. A cidade também equilibra bem o contemporâneo ao antigo em sua arquitetura, o que a torna ainda mais encantadora, sem contar os inúmeros cafés e a vida noturna badalada. Conheça todos os atrativos através do guia de Montreal.

Para quem não quiser ir tão longe para estudar, na América do Sul a cidade com a melhor colocação no ranking é Buenos Aires, na Argentina, que aparece em 22.º lugar.

E se você ainda está inseguro, ou acha muito caro estudar no exterior, confira nossas 9 dicas para organizar seu intercâmbio por conta própria.


Algumas dessas cidades já estava na mira para seu intercâmbio? Tem algum outro destino que merecia estar no top 10 para quem quer estudar? Comente e participe!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção