Hora de se programar! Conheça os melhores mercados de Natal na Europa em 2025
Hora de se programar! Conheça os melhores mercados de Natal na Europa em 2025
A Europa se enfeita com a chegada do Natal! O cheiro de castanha, vinho quente e carne grelhada toma conta das cidades que se iluminam e recebem os mercados natalinos. Uma tradição germânica que se espalhou por todo o Velho Continente e hoje atrai milhares de turistas de todo o mundo.
Falta menos de 2 meses para estes eventos abrirem as portas. Então, é hora de se programar e conhecer os melhores mercados de Natal escolhidos por mais de 700 mil votantes do prêmio European Best Destinations. Diferentemente de muitas listas, este ano o ranking traz muitas surpresas e deixa de lado os mais famosos Mercados de Natal da Europa. 🎅🏻🎄
Melhores mercados de Natal da Europa 2025
10. Marbella, Espanha
Começamos esta lista dos melhores Mercados de Natal da Europa com uma surpresa. Deixe de lado o frio intenso do norte europeu e aproveite as festividades de fim de ano num dos balneários mais famosos da Espanha.
O centro histórico de Marbella se enfeita com a aproximação do Natal. Cerca de 50 expositores vendem artesanato, brinquedos e comida natalina. Um dos pontos altos da celebração é o show de luzes na região de San Pedro de Alcantara. O mercado de Marbella abre as portas no primeiro fim de semana de dezembro e vai até as vésperas do Natal.
Se estiver conhecendo a região, aproveite para visitar o enclave britânico fazendo uma excursão até Gibraltar ou a impressionante cidade de Ronda.

9. Viena, Áustria
Uma tradição que data de 1600! É isto mesmo, o Mercado de Natal em Viena teve suas primeiras edições lá pelo século XVI. Chamado primeiramente de Mercado Thomas em homenagem ao Apóstolo Tomás, somente em 1772 o evento começou a ser conhecido como Mercado de São Nicolau e Natal. Atualmente, o Christkindlmarkt é realizado na Rathausplatz, bem no coração de Viena e assim tem sido nos últimos 50 anos.
Neste ano, a abertura será em 14 de novembro e vai até 26 de dezembro, e os visitantes podem se deliciar e se encantar com as apresentações culturais, artesanato, comida típica e com uma gigante árvore de mais de 30 metros de altura toda iluminada com milhares de lâmpadas.
Mergulhe em um autêntico conto de fadas e descubra todos os detalhes com um tour por três dos mercados de Natal mais famosos de Viena. Para encontrar a melhor hospedagem, saiba onde ficar em Viena.

8. Montbéliard, França
A cidadezinha medieval, que já fez parte do Império Romano-Germânico, desbancou neste ano o famoso mercado de Natal de Estrasburgo para chegar ao oitavo posto desta lista.
Todos os anos, desde 1986, Montbéliard, que fica pertinho da fronteira com a Suíça, se enfeita toda com a chegada das festividades de fim de ano. O Mercado de Natal com cerca de 150 barraquinhas encanta os 400 mil visitantes que passam por lá todos os anos. Agora em 2025, o Les Lumières de Noël vai de 22 de novembro a 24 de dezembro.
Pertinho de Montbéliard fica a encantadora e fascinante região da Alsácia, uma das mais famosas na França durante o Natal. Entre de cabeça nesta magia da Alsácia com um tour pelos mercados natalinos mais espetaculares da Europa.
Para quem busca oportunidades de voos para aproveitar o fim de ano na Europa, encontre as melhores e mais baratas passagens aéreas.
7. Valkenburg, Holanda
A luz brilha nas longas noites escuras do inverno neste cantinho da Holanda espremido entre a Bélgica e a Alemanha. Por 52 dias, o mercado de Natal traz alegria e celebrações para Valkenburg.
Com luzes cintilantes, árvores de Natal lindamente decoradas e uma atmosfera mágica, Valkenburg oferece um verdadeiro banquete para os sentidos, onde você pode ver, cheirar, ouvir e saborear o Natal de todas as formas.
Um grande diferencial das festividades nesta cidadezinha holandesa é o grande desfile de Natal, tido como o melhor da Europa nesta mesma premiação. Duas vezes por semana, o centro histórico se transforma com a passagem de carros alegóricos decorados e grupos de dançarinos. Veja aqui mais detalhes.
6. Essen, Alemanha
Entre as famosas cidades de Dusseldorf e Dortmund, fica Essen, a oitava maior da Alemanha com pouco mais de 500 mil habitantes. É lá, no noroeste alemão que fica um dos mais famosos mercados de Natal do país.
Entre 14 de novembro e 23 de dezembro, o evento leva para Essen o espírito natalino bem tradicional, com comida típica e muito artesanato. Mas este mercado traz algo diferente, com barraquinhas de alimentação de diversos países.
Com esta pegada internacional e com o espírito de ser ecologicamente correto, o mercado de Essen vale muito a pena ser visitado durante as festividades.
- Fotos divulgação
5. Asti, Itália
Chegamos ao Top 5 e desembarcamos na Itália. Numa região mundialmente conhecida pela produção de espumante, Asti abriga o melhor Mercado de Natal italiano. Em meio a torres e igrejas num centrinho bem medieval, as luzes natalinas e pouco mais de 100 expositores começam a brilhar com a abertura do mercado no dia 14 de novembro.
Além da tradicional gastronomia natalina europeia, em Asti é claro que os visitantes também podem aproveitar para saborear a deliciosa culinária italiana. As celebrações de Natal também se estendem em outras áreas de Asti, como os vilarejos de Govone e San Damiano. Veja aqui mais detalhes deste mercado.

Foto divulgação
4. Riga, Letônia
Os aromas de canela, gengibre e amêndoas torradas tomam conta do ar da capital letã durante as semanas que antecedem o Natal. Em meio às melodias natalinas ou DJ animando a festa, o mercado natalino de Riga é um dos eventos mais tradicionais deste país na região do Báltico.
O inverno por lá é bem rigoroso, mas um bom vinho quente aquece o corpo e a alma, pois soemente assim é possível aguentar a temperatura abaixo de zero. Por lá é possível comprar as tradicionais velas de cera de abelha, muitos enfeites natalinos de madeira, meias e luvas feitas de lã e se deliciar com o pão de gengibre. O mercado de Natal de Riga vai de 28 de novembro a 4 de janeiro.
Que tal um tour gastrônomico por Riga para apreciar a boa comida local? Para quem aprecia arquitetura, nada melhor do que o tour do Art Nouveau por Riga!

Foto divulgação
3. Genebra, Suíça
A atmosfera festiva, com um ambiente mágico de luzes natalinas e comidas típicas com muitos assados e queijo suíço, o Mercado de Natal de Genebra foi escolhido como o terceiro melhor da Europa.
Diferente dos demais, este mercado encanta pelo seu cenário único, à beira do lago Léman, o maior da Suíça. Conhecido como Noël au Quai, o evento começa em 20 de novembro e vai até 24 de dezembro.
Além das famosas barraquinhas com artesanato e comida, diversos restaurantes montados na praça são perfeitos para quem quer desfrutar de um saboroso e cremoso fondue acompanhado de vinho quente.
Para se locomover pela Suíça, nada melhor do que o Swiss Travel Pass.

Foto divulgação
Para encontrar as melhores opções de hospedagens, veja a nossa página especial de hotéis.
2. Cracóvia, Polônia
A encantadora e charmosa Cracóvia realiza o segundo melhor Mercado de Natal da Europa, segundo os leitores do European Best Destinations. A principal praça da cidade se transforma entre 28 de novembro e 26 de dezembro com casinhas de madeira repletas de muito artesanato natalino e boa gastronomia.
É claro que a carne grelhada não pode faltar, assim como o vinho quente preparado com cravo, gengibre, fatias de laranja e mel. Mas o mercado de Cracóvia tem uma bebida pra lá de diferente, uma cerveja aquecida com um pouco de mel e outros temperos que deixam esta bebida a cara do natal polonês.
A região da Cracóvia abriga diversos atrativos imperdíveis, como: tour pelas Minas de Sal de Wieliczka; excursão a Auschwitz-Birkenau e cruzeiro noturno no rio Vístula.

Foto divulgação
1. Gdansk, Polônia
No norte europeu, a sexta maior cidade da Polônia abriga o melhor Mercado de Natal da Europa. Com mais de 90 mil votos, o tradicional evento natalino de Gdansk chegou ao primeiro lugar. Entre 21 de novembro a 23 de dezembro, as ruas da cidade ganham iluminação especial e se enche de casinhas de madeira.
Os mascotes, o Sr. e a Sra. Orzechowski, ou seja, os quebra-nozes da feira, trajando uniformes que remetem aos soldados da cidade de Gdańsk do século XVIII, dão as boas-vindas aos visitantes. O aroma de vinho quente e salsichas grelhadas toma conta do ar, neste mercado que reúne dezenas de artesãos e muitas atrações para os visitantes de todas as idades.
Ao longo de pouco mais de 30 dias, o melhor mercado de Natal europeu traz shows, teatro, danças e, claro, o tradicional coral natalino para embalar as noites festivas.
Já teve a oportunidade de visitar algum Mercado de Natal? Conte para nós um pouco da sua experiência.