<
logo Melhores Destinos

Que delícia! Conheça os 12 melhores destinos gastronômicos da Europa

Rafael Castilho
05/10/2025 às 11:00

Que delícia! Conheça os 12 melhores destinos gastronômicos da Europa

Acesse nosso grupo de ofertas no telegram

Entrar

Vai aí um suculento spaghetti à carbonara, um saboroso croissant, um peixe assado na brasa, um waffle coberto de chocolate ou uma taça de vinho? Com certeza estas opções deliciosas te deram água na boca, não é? A Europa tem uma diversidade culinária enorme e abriga algumas das melhores cozinhas do mundo.

Para te ajudar na hora de escolher uma mesa farta com diversos pratos diferentes, a European Best Destinations ouviu os leitores e os experts para encontrar os 12 melhores destinos gastronômicos da Europa. Veja a lista abaixo e se surpreenda com algumas escolhas.

12. Veneza, Itália

Na 12ª posição, a lista dos melhores destinos gastronômicos da Europa começa pela Itália e não poderia ser diferente. Este país é sinônimo de boa comida e mesa farta. Veneza, uma das cidades mais românticas da Europa, tem rica tradição culinária vêneta com ingredientes locais e muitos pescados.

Entre as tradições de Veneza estão: Sarde in saor (sardinhas marinadas com cebola, vinagre e passas), Baccalà mantecato (creme de bacalhau salgado, servido sobre pão ou polenta) e o Risotto al nero di seppia (risoto com tinta de lula). Outra delícia encontrada nos labirintos desta cidade histórica são as maravilhosas gelaterias, mas cuidado ao ir para Veneza para não cair em roubadas e nos restaurantes pega-turista que se espalham por todos os cantos.

Confira passeios em Veneza e reserve agora mesmo pagando em reais e com parcelamento clicando aqui!

11. Ístria, Croácia

A península da Ístria, que tem em Pula sua principal cidade, a cada ano ganha maior destaque como destino gastronômico europeu. Com uma culinária autêntica e regional, Ístria hoje pode ser definida como um tesouro escondido. Em suas florestas, é possível encontrar o ouro branco das cozinhas – a trufa branca é ingrediente obrigatório em muitos pratos da culinária local.

A região também é famosa pela produção de vinhos e por azeite, frequentemente premiado em concursos internacionais. Já os famosos pratos de Ístria trazem a mistura do campo e mar, com pescados e carnes de caça e embutidos artesanais.

10. Monte Isola, Itália

Uma experiência culinária autêntica e totalmente ligada à tradição italiana bem no coração da Lombardia. A pequena localidade de Monte Isola até destoa de famosos destinos gastronômicos europeus. Mas neste ano a European Best Destinations trouxe Monte Isola para a lista na décima posição.

Monte Isola é a maior ilha lacustre da Europa, localizada no Lago Iseo. Caminhar por suas ruazinhas, onde os carros são proibidos, e se deliciar em seus restaurantes que servem comida caseira, como o famoso peixe no azeite, são as melhores pedidas para ter um dia prazeroso ao estilo italiano.

9. Copenhague, Dinamarca

A capital dinamarquesa passou por uma revolução culinária nas últimas duas décadas e hoje está no centro da chamada Nova Gastronomia Nórdica. Este novo estilo gastronômico valoriza ingredientes regionais e orgânicos, focando no puro sabor e em técnicas sustentáveis.

O principal nome desta nova técnica é o chef René Redzepi que comanda o restaurante Noma, já eleito o melhor restaurante do mundo várias vezes pela The World’s 50 Best Restaurants.

Além do Noma, Copenhague abriga outros restaurantes agraciados com estrelas Michelin. Mas a capital dinamarquesa não vive só de alta gastronomia, a cidade é um caldeirão de diferentes culturas e é possível encontrar comidas de diferentes partes do planeta.

Garanta seus passeios em Copenhague pagando em reais e com parcelamento clicando aqui!

8. Bruxelas, Bélgica

Saborosa e rica, a culinária belga combina influências francesas, flamengas e alemãs, o que torna sua culinária bem variada. Os restaurantes de Bruxelas são os melhores locais para se deliciar com os famosos pratos locais, como os Moules-frites (mexilhões com batatas fritas) e o Carbonade flamande (ensopado de carne com cerveja escura).

Mas este pequeno país europeu também apresentou ao mundo suas invenções que ganharam fãs por todos os cantos, como os waffles e as batatas fritas – este é um assunto que gera atrito entre belgas e franceses. O país também é famoso por suas saborosas cervejas e, claro, por fabricar um dos melhores chocolates do mundo.

Confira passeios em Bruxelas clicando aqui!

7. San Sebastián, Espanha

No norte espanhol fica esta cidade costeira que atrai turistas o ano todo por suas belezas naturais e gastronomia. A Baía de La Concha é o local mais famoso e procurado pelos visitantes, inclusive a família real, mas é nas mesas dos restaurantes que faz hoje San Sebástian ser internacionalmente famosa.

O local é um dos mais estrelados do mundo, são 16 estrelas Michelin agraciadas a diversos restaurantes, fazendo de San Sebastián uma das maiores concentrações de estrelas Michelin por metro quadrado no mundo.

Os principais restaurantes são Arzak, Akelarre e Martín Berasategui, cada um com 3 estrelas Michelin. Mas não é só de alta gastronomia que vive a região, a cidade é a capital dos pintxos, uma versão basca dos famosos tapas espanhóis.

Reserve passeios em San Sebastián clicando aqui!

6. Paris, França

A culinária francesa é mundialmente celebrada, berço da alta gastronomia e famosa por sua técnica, refinamento, estética e influência histórica. A comida e técnicas francesas na cozinha influenciam todo o mundo e, de tão importante, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2010.

Com tanta celebração à mesa, é claro que Paris não poderia ficar fora desta lista dos melhores destinos gastronômicos da Europa. Para celebrar esta explosão de sabores, nada melhor do que apreciar a bela culinária francesa nas brasseries e bistrôs parisienses, mas também pode ser se deliciando num café, numa patisserie ou num estrelado restaurante indicado pelo Guia Michelin.

Faça passeios imperdíveis em Paris pagando em reais e com parcelamento clicando aqui!

5. Cavtat, Croácia

A Croácia tem em Split e Dubrovnik seus destinos mais famosos, mas a premiação dos melhores lugares gastronômicos da Europa foi encontrar uma cidadezinha no sul croata.

Cavtat fica apenas 20 quilômetros de Dubrovnik, e oferece uma experiência culinária regional rica, autêntica e encantadora que valoriza produtos costeiros frescos e a atmosfera acolhedora da região da Dalmácia.

Em restaurantes sofisticados, alguns até recomendados pelo Guia Michelin, ou em tavernas tradicionais, os visitantes podem se deliciar com pratos de carne e peixe preparados em forno de pedra.

4. Porto, Portugal

A gastronomia portuguesa é famosa mundialmente e agrada muito o paladar dos brasileiros. Quem não gosta de um bom bacalhau? De um doce de ovos? Ou claro, de um bom vinho? Porto traz a essência da cozinha lusa com muito pescado, mesa farta e vinho de qualidade.

Em meio ao sobe e desce de suas ladeiras, os restaurantes do Porto ou o renovado Mercado do Bolhão apresentam uma culinária autêntica, rica em tradição e com uma crescente sofisticação gastronômica.

Entre os principais pratos regionais estão a famosa francesinha, bacalhau à Gomes de Sá, rojões, arroz de cabidela, entre outros. Para finalizar uma boa refeição, nada como um bom licoroso vinho do Porto.

Reserve passeios no Porto clicando aqui!

3. Roma, Itália

Os sabores da capital italiana transcendem por milênios e são reconhecidos não somente como um dos melhores destinos gastronômicos da Europa, mas sim do mundo. Roma é berço de alguns dos pratos mundialmente famosos e replicados por todos os cantos, como: Carbonara, Cacio e Pepe, Amatriciana, Carciofi alla Romana, Saltimbocca alla Romana, Supli, etc.

Na verdade, tudo que leva Romana no nome foi criado na capital italiana. Por toda a cidade é possível comer bem e se deliciar nas trattorias. Para a sobremesa, nada melhor do que um gelato italiano muito cremoso e, para mim e para muitos, o melhor do planeta.

;

Passeios incríveis para a sua viagem para Roma clicando aqui!

2. Preveza, Grécia

Na costa oeste da Grécia fica esta cidadezinha reconhecida pela beleza de suas praias, ruelas típicas, Marina cheia de vida, restaurantes à beira-mar e patrimônio histórico. Mas Preveza chega ao segundo posto do melhor lugar gastronômico da Europa devido à sua culinária local muito rica e autêntica que mistura os sabores da área rural montanhosa com os frutos do mar e peixes pescados ao longo do Golfo de Amvrakikos.

Em agosto, a cidade abriga o famoso festival da sardinha, mas entre os pratos mais apreciados de Preveza está o camarão saganaki (garides saganaki) – camarões cozidos em molho de tomate, com ou sem queijo feta.

Além dos bons pratos, a região também é conhecida pela produção do Ouzo, uma bebida alcoólica grega à base de anis que fica com um aspecto leitoso quando misturada com água ou gelo.

1. Maribor, Eslovênia

Com certeza você nunca ouviu falar deste local que foi escolhido como o melhor destino gastronômico da Europa. Na região nordeste da Eslovênia, Maribor, que chegou a ser capital europeia da cultura em 2012, oferece uma ótima jornada gastronômica tradicional, rica em história e inovação. Desde restaurantes estrelados até sabores locais dos aldeões.

Entre os principais pratos regionais se destacam: o Pohorski pisker (guisado de carne e legumes), Pohorski žganci (papas de batata ou milho), e a famosa Pohorska omleta (uma omelete doce para compartilhar). Além da comida, Maribor também é reconhecida como a capital do vinho da Eslovênia e abriga importantes eventos como Old Vine Festival e o Maribor Wine Festival.

____________________________________________________________________________________

  • O que achou da lista dos melhores destinos gastronômicos da Europa? Já esteve em algum deles? Conte para nós logo abaixo.
  • Está se organizando para viajar? Confira os feriados 2026.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção