Prêmio elege os 9 melhores destinos do mundo para comer (muito) bem!
Prêmio elege os 9 melhores destinos do mundo para comer (muito) bem!
Para além do turismo histórico ou cultural, o turismo gastronômico é outra riqueza para vivenciar durante as viagens. Considerando isso, a 5ª edição do World Culinary Awards revelou os 9 Melhores Destinos Culinários do Mundo para que todos possam conhecer e visitar!
Receba de graça alerta de promoções de passagens aéreas e conteúdos de viagem ao baixar o app do Melhores Destinos ou assinar nossa newsletter!
Os 9 Melhores Destinos Culinários do Mundo
Confira os 9 destinos indicados ao prêmio, por ordem alfabética:
África do Sul
Na África do Sul, a gastronomia tem várias influências, como as de tradições indígenas, europeias e asiáticas. Por isso, cada prato traz um pouco dessa diversidade. Um exemplo é o “braais”, churrasco ao ar livre, onde carnes e vegetais são grelhados e compartilhados entre amigos e familiares.
Austrália
Quanto à gastronomia da Austrália, seus sabores refletem sua diversidade cultural, combinando tradições locais e influências internacionais. Pratos como “meat pie” e o famoso “vegemite” são muito populares, assim como frutos-do-mar frescos. A culinária aborígene também contribui com ingredientes nativos, como nozes e ervas, celebrando a simplicidade e o prazer de compartilhar refeições.
- Leia mais no nosso Guia Melhores Destinos da Austrália
- Onde ficar em Sydney
Estados Unidos
Cada região dos Estados Unidos conta com pratos característicos, desde os hambúrgueres e churrascos do sul até os frutos-do-mar frescos da costa leste. A culinária americana é conhecida por sua praticidade, com influências de imigrantes de todo o mundo, como italianos, mexicanos e asiáticos. Além dos famosos fast foods, há uma rica tradição de pratos caseiros e de fazenda, valorizando ingredientes locais e frescos.
- Leia mais no nosso Guia Melhores Destinos dos Estados Unidos
- Onde Ficar em Nova York
Itália
Sinônimo de tradição e simplicidade, a gastronomia da italiana é muito famosa e apreciada. Conhecida mundialmente por pratos como massas, pizzas e risotos, essa culinária valoriza ingredientes frescos e de qualidade, como azeite de oliva, tomates, queijos e ervas aromáticas. O que torna a comida italiana tão especial é o foco no prazer de compartilhar uma boa refeição em família ou com amigos, sempre acompanhada de um bom vinho.
- Leia mais no nosso Guia Melhores Destinos da Itália
- Onde ficar em Roma
Jamaica
A gastronomia da Jamaica é vibrante, aromática e cheia de personalidade, refletindo as influências africanas, indígenas, britânicas e muitas outras, presentes na ilha. O “jerk”, uma forma de temperar carnes com especiarias fortes e defumadas, é um dos pratos mais famosos; assim como o “ackee and saltfish”, considerado o prato nacional. A comida por lá celebra a cultura local, sempre servida com muita cor, calor e hospitalidade.
Maurícia (Mauritius)
Este país da África Oriental leva a diversidade da sua população para a gastronomia, composta por influências indianas, africanas, chinesas e francesas. Pratos como o curry mauriciano, feito com especiarias locais, arroz e legumes, são comuns; assim como o “dholl puri”, uma espécie de panqueca recheada com lentilhas. A culinária local é vibrante e acolhedora, combinando tradição e criatividade.
Peru
Rica, diversa e considerada uma das melhores do mundo, a gastronomia peruana reflete a combinação de tradições indígenas com influências espanholas, africanas e asiáticas. O ceviche, prato emblemático feito com peixe cru marinado em limão, é um dos mais famosos. Cada região do Peru traz sua própria identidade culinária, desde os sabores andinos até os frutos-do-mar da costa. Com seus sabores intensos e coloridos, a comida peruana é celebrada tanto em casa quanto em restaurantes renomados mundialmente.
- Leia mais no nosso Guia Melhores Destinos do Peru
- Onde ficar em Lima
Tailândia
Comer na Tailândia é sentir uma explosão de sabores, pois sua gastronomia é conhecida por equilibrar o doce, salgado, ácido e picante. Pratos como o “pad thai”, o “curry verde” e a “sopa tom yum” são famosos por seus ingredientes frescos. A comida tailandesa de rua também é uma parte importante da cultura, com opções deliciosas e acessíveis em cada esquina. Comer na Tailândia é mais do que uma refeição, é uma experiência sensorial cheia de sabor e calor humano.
Vencedor 2024: Dubai, Emirados Árabes Unidos
Famosa por seu turismo de luxo e grandes monumentos, Dubai também se destacou pela sua gastronomia e foi a vencedora do World Culinary Awards 2024.
O “Melhor Destino Culinário do Mundo” reflete uma vibrante mistura de culturas e influências globais. A cidade se destaca pela oferta de restaurantes de alta gastronomia, por sua diversidade e inovação culinária.
Sem dúvida, Dubai é um verdadeiro paraíso para os amantes da gastronomia, com opções que vão desde experiências luxuosas, até pratos de rua influenciados por sabores de todo o mundo.
- Leia mais sobre Dubai no nosso Guia Melhores Destinos
- Onde ficar em Dubai
Como funciona o prêmio?
Nomeação:
- A cada ano, o World Culinary Awards incentiva a indústria culinária a participar gratuitamente de uma das muitas categorias disponíveis para indicação;
- Depois, a inscrição é verificada para garantir que a nomeação se qualifica para a categoria selecionada;
- As indicações podem ser feitas por membros da comunidade culinária ou consumidores da indústria.
Votação:
- As datas de votação são anunciadas a cada ano;
- Nesse período, a comunidade culinária, especialistas do setor e consumidores estão convidados a votar nos seus favoritos pela internet.
Vencedores:
- Após o período de votação, todos os votos são verificados e contados;
- Os vencedores são determinados pelo número de votos obtidos durante o período de votação;
- Na sequência, os vencedores do World Culinary Awards são contatados e recebem mais detalhes sobre o anúncio oficial dos vencedores e a celebração.