Site elege os 10 melhores destinos para comer bem no mundo em 2022 – um deles fica no Brasil!
Site elege os 10 melhores destinos para comer bem no mundo em 2022 – um deles fica no Brasil!
O site Tripadvisor elege todos os anos os vencedores em diversas categorias relacionadas com viagens, com base na opinião dos viajantes. Uma delas indica os melhores destinos para comer bem no mundo. Confira as 10 primeiras colocadas na avaliação de 2022, inclusive a cidade brasileira que figura no top 10 do ranking:
10 – Singapura
Singapura é um caldeirão de influências étnicas e isso é especialmente revelado na rica culinária de rua. Existem muitas barraquinhas simples em mercados públicos sem luxo que entregam pratos com uma explosão de sabores. Até pouco tempo atrás uma delas ostentava uma estrela Michelin. Além disso, a cidade-estado é cosmopolita e oferece um grande número de bons restaurantes não apenas na culinária asiática, mas de todas as partes do mundo.
9 – Bangkok
Bangkok é uma cidade imensa cercada de rios, palácios, templos e claro, boa comida por preços incríveis. A culinária tailandesa venceu fronteiras e hoje é comum encontrar bons restaurantes tailandeses nas maiores cidades do mundo, como Nova York, Londres ou São Paulo. Mas nada melhor que comer um bom pad-thai diretamente na origem – só tome cuidado com a pimenta!
8 – Nova York
Mais fácil seria perguntar: o que não se encontra em Nova York? A cidade que nunca dorme tem de tudo, todas as culinárias possíveis e imagináveis estão por lá, até as mais desconhecidas. Mas ela também oferece restaurantes de alta gastronomia: são 68 restaurantes com pelo menos uma estrela Michelin! Se quiser algo mais em conta, experimente o cachorro-quente da cidade. Minha dica é ir no Gray’s Papaya que apesar do nome, serve um dos hot-dogs mais aclamados da Big Apple.
7 – São Paulo
São Paulo também não fica atrás em termos de opções e variedade gastronômica. Tendo recebido imigrantes de todos os cantos do mundo, a cidade oferece opções para todos os paladares. Uma boa massa, uma pizza, um jantar requintado ou até mesmo um bom pastel de feira com caldo de cana são excelentes programas para serem curtidos na capital paulista.
6 – Madri
A Espanha tem uma rica gastronomia que é impossível de ser resumida em um só prato. Porém, com certeza você encontra todos eles em Madri, a capital do país. Entre um museu e outro, uma parada em algum dos lindos parques da cidade para saborear um sanduíche de jamón serrano, enquanto a hora do almoço não chega para escolher o menu do dia oferecido por uma infinidade de restaurantes (pagando poucos euros). Aí é relaxar, pedir uma taça de um bom vinho da Rioja e de sobremesa os tradicionais churros com chocolate. A siesta é garantida!
5 – Barcelona
A Catalunha se considera um país à parte e só pela culinária a causa já renderia bons argumentos de defesa. Afinal, Ferran Adrià, um dos maiores exponentes da gastronomia molecular e criador de um dos restaurantes mais badalados da história recente, o El Bulli (que infelizmente fechou), é de Barcelona.
Embora ainda existam diversos outros endereços de alta gastronomia na cidade, engana-se quem pensa que comida em Barcelona é só pra quem tem dinheiro. Diversos bares servem as famosas tapas, que são pequenas porções de comida para acompanhar uma bebida, custando um ou dois euros.
Como informação bônus eu indico para aqueles que amam as tapas uma visita a San Sebastián, no País Basco (norte da Espanha). Lá eu comi as melhores tapas da minha vida inteira, e sinto enorme saudade toda vez que lembro (vá à La Cuchara de San Telmo e me agradeça depois).
4 – Dubai
Em Dubai dinheiro não é problema: se eles querem ter o prédio mais alto do mundo, mandam construir (Burj Khalifa). Se querem criar uma cidade no meio do mar em forma de palmeira, sem problemas (Palm Jumeirah). Com a culinária é a mesma coisa, se o desejo é ter restaurantes estrelados, importam chefs com estrelas Michelin para montar novos negócios ali (são 11 chefs com estrela Michelin que abriram restaurantes em Dubai). Mas tem também o lado da culinária árabe tradicional, repleta de sabores e especiarias, que vale ser mencionado. No centro histórico da cidade é possível comer bem, gastando pouco.
3 – Paris
A França praticamente inventou a gastronomia moderna, com suas técnicas e receitas hoje clássicas. Não é por menos que Paris tem 85 restaurantes com pelo menos uma estrela Michelin. Mas calma que não é preciso gastar rios de dinheiro para comer bem na cidade. Basta passar numa boa boulangerie e pedir um pain au chocolat, ou sentar num bistrô para comer um delicioso boeuf bourguignon como prato do dia (diversos restaurantes em Paris têm ofertas de menu do dia no almoço, com preços a partir de 15 euros). De sobremesa um belo crêpe suzette em alguma das barraquinhas espalhadas pela cidade e está feito um belo dia na cidade-luz.
2 – Londres
Uma vez em Londres vi um cartaz em uma estação de trem que dizia o seguinte: “tired of London, tired of life” (cansado de Londres, cansado da vida). Nada mais verdadeiro para essa metrópole vibrante (e cara) que recebe gente de todos os cantos do planeta (neste ponto Londres lembra bastante Nova York).
Na capital inglesa se encontra uma infinidade de culinárias étnicas, mas é inegável que a alma da cidade está nos seus pubs, que além de cerveja servem refeições. Um programa comum das famílias londrinas é ir almoçar no fim de semana no seu pub favorito, onde é possível encontrar outros pratos além do indefectível fish ‘n’ chips.
1 – Roma
Se os franceses inventaram a gastronomia moderna, os italianos inventaram a “comfort food” (comida afetiva). Aquela que parece um abraço da mamma: massas de todos os tipos, sabores, formatos e preparos são o carro chefe e em Roma é fácil encontrar esses pratos em qualquer tratoria. Entre um passeio para admirar a Fontana di Trevi ou o Coliseu, não deixe de experimentar uma pizza al tlagio (pizza vendida em pedaços) ou um delicioso gelatto, como os italianos chamam seu sorvete. Ah, não esqueça de pedir um bom vinho para acompanhar!
E aí, caro leitor? O que achou dessa lista da Tripadvisor? Ficou faltando alguma cidade? Senti falta de Buenos Aires! E você, tem alguma memória gastronômica inesquecível em uma destas cidades? Deixe seu comentário!