logo Melhores Destinos

Ranking das melhores comidas de rua do mundo tem um salgado brasileiro. Imagina qual é?

Daniel Akstein Batista
06/04/2023 às 5:00

Ranking das melhores comidas de rua do mundo tem um salgado brasileiro. Imagina qual é?

Te dou uma coxinha se você descobrir qual é a comidinha brasileira que entrou na lista das melhores comidas de rua do mundo, segundo o ranking atualizado da plataforma internacional Taste Atlas.

Que me desculpem os fãs de pastel, bolinha de queijo, croquete ou esfiha: a coxinha é mesmo imbatível e merece estar na lista. Aliás, na minha opinião, merecia estar até melhor colocada, não apenas na 32ª colocação. E aposto uma coxinha que ao ver o top 10 você vai concordar comigo.

As melhores comidas de rua do mundo

O Taste Atlas é uma espécie de atlas alimentar mundial, trazendo informações sobre os sabores e ingredientes locais ao redor do mundo, atualizando sempre os seus rankings com a avaliação dos usuários do site. Ou seja, as pessoas dão notas pata as comidas e o site faz os rankings com base nelas.

Já adianto que o top 10 traz muitas comidinhas boas, mas ainda acho que faltou um brasileiro entre esses dez melhores. Veja a lista e depois me diz se concorda ou não comigo.

10 – Esquites

Popular comida mexicana, o esquites é feito com grãos de milho maduros, epazote (uma erva) e sal. O milho pode ser grelhado ou cozido e normalmente é servido em xícaras, bowls ou copos, coberto com suco de limão, pimenta e queijo. Alguns lugares ainda adicionam maionese ou creme de leite, mas tudo depende do gosto do freguês.

9 – Pierogi

Pierogi é um prato típico da culinária polonesa, um bolinho que pode ser recheado com batata, queijo, carne moída, cogumelos, chucrute, cebola e outros ingredientes. Tem também sua versão doce, normalmente com frutas vermelhas. Pela tradição, é servido na noite de natal.

8 – Bánh mì

Pão crocante, carne, coentro, pimentão e picles costumam ser os ingredientes principais do bánh mì, esse sanduíche tradicional do Vietnã. Há diferentes variedades do bánh mì, podendo levar carne de porco, bovina ou frutos do mar e vegetais variados.

7 – Karaage

Vem do Japão a técnica culinária de revestir o alimento com amido de araruta antes de fritá-lo, que ganhou o nome de Karaage. Apesar de também poder ser feita com carne ou peixe, essa fritura costuma levar pedaços de frango, que são marinados em uma mistura de saquê, molho de soja e açúcar antes de receber a farinha e ir para o óleo quente.

6 – Carnitas

Carnitas (ou pequenas carnes, na tradução) é um prato típico do México, mais precisamente do estado de Michoacán. A carne de porco é primeiro refogada e depois cozida por um longo tempo, para depois ser desfiada e servida com tortillas – pode ter como acompanhamento feijão, guacamole, limão, molhos e vegetais frescos.

5 – Tacos

Impossível ir ao México e não experimentar ao menos um taco. Aliás, encontramos esse prato típico em muitos restaurantes aqui no Brasil. Simples de fazer, é uma das principais comidas de rua mexicana – e também barata! As tortilhas finas são colocadas na chapa, ganham os ingredientes principais (normalmente com carne, guacamole e salsa) e dobradas. Ótimo para quem quer um lanchinho rápido na rua.

Tacos mexicanos

4 – Roti canai

O roti canai é bastante consumido na Malásia, Cingapura, Indonésia, Brunei e Tailândia. Consiste em uma massa dobrada, com o interior macio e a casquinha crocante. O que dá o sabor a essa espécie de pão frito é a gordura de origem indiana usada na preparação.

3 – Guotie

Um bolinho frito recheado com carne de porco picada, repolho chinês, cebolinha, gengibre, vinho de arroz e óleo de semente de gergelim. Esse é o guotie, tradicional comidinha chinesa.

Mas não ache que é fácil preparar esse prato. Para deixá-lo com as texturas crocantes e macias, é preciso um método especial de preparo: enquanto o fundo do bolinho está fritando, uma pequena quantidade de líquido é adicionada à panela que é tampada, permitindo que o restante do bolinho e o recheio cozinhem no vapor.

2 – Pastel de nata

Pastel de Belém ou pastel de nata, qual a diferença? Em termos de receita, nenhuma. Mas (sempre tem um ‘mas’), o nome só diferencia porque o verdadeiro pastel de Belém é feito na Fábrica Pastéis de Belém, no bairro Belém, em Lisboa, Portugal.

O tradicional pastel de nata (ou de Belém) é uma massa folhada recheada com um creme feito à base de leite, ovos, canela e raspinha de limão. Uma vez em Portugal, prove um (ou dois, três, quatro…) pastel de nata e seja feliz! Aliás confira alguns dos melhores lugares para comer pastel de nata em Lisboa!

pastel de nata lisboa

1 – Pastel de Belém

A explicação no tópico anterior para a diferença ente pastel de nata e pastel de Belém foi justamente porque as duas primeiras colocações de melhor comida de rua do mundo são para a mesma receita. O que me leva a crer que os portugueses votaram em massa para colocar a sua iguaria no topo do ranking.

A Fábrica Pastéis de Belém seria o único lugar que manteria a receita original dos pastéis, aquela inventada pelos monges do Mosteiros dos Jerónimos no início do século 19 – e mantida a sete chaves até hoje.

Ficou com vontade de comer um original pastel de Belém? Programe já as suas férias e veja aqui todos os melhores preços de passagens aéreas para Lisboa.

Veja também:

Lisboa: 77 dicas do que fazer em uma viagem à capital de Portugal

pastel de belém

Coxinha: 32º lugar

Agora que você já viu o top 10, fala a verdade: a coxinha merecia mais destaque, né? E se tem salgado melhor que a coxinha, desconheço (ok, essa é uma discussão saudável e quero saber qual é o seu favorito).

Aqui na minha cidade, em Jundiaí, interior de São Paulo, nos orgulhamos de ter a coxinha de queijo (que é diferente de uma bolinha de queijo, vale ressaltar). Mas confesso que o melhor sabor pra mim é o clássico frango com catupiry.

Segundo o texto do Taste Atlas, “diz a lenda que a coxinha foi feita pela primeira vez para o filho da princesa brasileira Isabel, que só gostava de coxa de frango. No entanto, segundo historiadores da alimentação, provavelmente foi inventado durante a industrialização paulista para ser comercializado como um substituto mais barato e durável aos tradicionais cortes de frango que eram vendidos na porta das fábricas locais como petiscos para os trabalhadores.”

Independentemente de como foi criada, a coxinha já é considerada uma das melhores comidas de rua do mundo. E disso podemos nos orgulhar, certo? Confira o ranking completo aqui.


Você concorda que a coxinha é a melhor comida de rua do Brasil ou colocaria outras na lista? Para mim, o pastel e o lanche de pernil deveriam ter entrado no ranking também. Participe e deixe seu comentário!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção