Você vai querer voar nelas! Como são as 5 melhores classes executivas do mundo em 2025


Você vai querer voar nelas! Como são as 5 melhores classes executivas do mundo em 2025
Nesta semana, a Skytrax anunciou as companhias aéreas vencedoras do World Airline Awards 2025, considerado por muitos o “Oscar da aviação”. A premiação sempre gera bastante repercussão no setor, e algumas das categorias mais prestigiadas envolvem as cabines de bordo: primeira classe, classe executiva, premium economy e econômica.
Em 2025, a Qatar Airways ficou novamente no topo do ranking de melhor classe executiva (a empresa já conquistou o título outras 11 vezes!), seguida por Singapore Airlines, All Nippon Airways, Cathay Pacific Airways e Air France.
Neste post, vamos entender um pouco mais o que é possível encontrar em cada uma destas que foram eleitas as cinco melhores classes executivas de 2025! Vale ressaltar que, em muitos casos, há características bem semelhantes, como a reclinação de assento, a configuração da cabine e a disponibilidade de espaço para guardar itens pessoais e carregar dispositivos móveis.
1. Qatar Airways
Eleita a melhor classe executiva no Skytrax 2025, a chamada “QSuite” da Qatar Airways está disponível nos voos para o Brasil, mas ainda não integra todas as rotas da companhia ao redor do mundo.
O assento tem reclinação de 180 graus e uma série de funcionalidades, que incluem uma porta deslizante que isola completamente o passageiro do corredor. O apoio de braço é um pouco diferente do que costumamos ver, já que também faz o papel de compartimento para guardar itens pessoais – uma espécie de caixa (ou baú, como preferir) que se move para cima e para baixo.
O sistema de entretenimento, por sua vez, oferece uma grande variedade de filmes, programas de TV, jogos e músicas. Além disso, o carregamento de dispositivos móveis pode ser feito por indução.
Seguindo o padrão do setor, a configuração de assentos é 1-2-1. Para casais, o ideal é reservar os assentos centrais, pois há a opção de baixar a divisória de privacidade durante a viagem.
Em alguns aviões, como o Boeing 777-300, um diferencial muito bacana são os assentos voltados tanto para trás quanto para frente, o que permite uma configuração quádrupla de assentos, também por meio do rebaixamento das divisórias.
Outro aspecto único da Qatar é que as refeições na classe executiva podem ser solicitadas a qualquer momento da viagem, algo que em outras companhias aéreas costuma ser reservado apenas aos clientes da primeira classe. Os pratos, aliás, passarão a ser assinados pelo chef francês Yannick Alléno, que já conquistou nada menos do que 17 estrelas Michelin.
Por fim, o kit de bordo tem produtos da Diptyque, marca francesa de cosméticos de luxo, como protetor labial, loção para o corpo, creme essencial para o rosto e uma colônia exclusiva.
E a Qatar não parece estar afim de perder o posto de melhor classe executiva do mundo. Como se não bastasse a qualidade atual, a empresa anunciou, em 2024, uma nova versão da cabine, que incluirá a opção de conjugar assentos até mesmo na janela, já que as telas de entretenimento serão móveis!
2. Singapore Airlines
Sem presença da companhia aérea no Brasil, a classe executiva da Singapore Airlines é uma opção para os passageiros brasileiros que viajam da Europa ou dos Estados Unidos para Singapura. Assim como a Qatar Airways, a empresa também tem configurações de cabine ligeiramente diferentes a depender do modelo do avião.
Todos os assentos da classe executiva reclinam 180 graus e estão dispostos na configuração 1-2-1. Nas poltronas centrais, há a opção de rebaixamento da divisória. Atualmente, ao contrário da tendência de várias concorrentes, a Singapore não conta com a porta deslizante que separa o passageiro do corredor, mas já anunciou que passará a tê-la a partir de 2026, em um projeto de renovação das cabines.
Hoje, a Singapore desenvolve o seu menu de bordo para a classe executiva com chefs de diferentes partes do mundo – Austrália, China, Japão, Índia e França -, o que garante uma diversidade culinária que pode ser considerada um diferencial.
O sistema de entretenimento tem diversas opções de filmes, programas de TV, música, apps e jogos. A programação pode ser acessada nas telas de 18 polegadas em full HD, acompanhadas de fones de ouvido com cancelamento de ruído. Todos esses pontos garantiram à companhia a segunda posição do ranking de melhores executivas do mundo.
3. All Nippon Airways
A All Nippon Airways (ANA) é outro exemplo de companhia aérea que só pode ser acessada pelos brasileiros via Europa ou Estados Unidos. A empresa ficou com o terceiro lugar entre as melhores executivas do mundo em 2025.
A configuração da classe executiva varia conforme o tipo de avião, mas a versão mais moderna está desenhada no formato 1-2-1, incluindo a porta deslizante – ao contrário da Qatar Airways, onde a base da porta começa no piso, na ANA a privacidade extra é apenas parcial. Os assentos centrais também contam com a opção de baixar a divisória para o caso de pessoas viajando juntas.
O assento pode ser posicionado totalmente na horizontal. Para a hora de dormir, a empresa tem o diferencial de oferecer pijamas de forma gratuita, algo que costuma ser dedicado apenas a passageiros de primeira classe na maioria das companhias aéreas que contam com a cabine.
A experiência gastronômica a bordo tem foco está na culinária japonesa e francesa. Nas bebidas, além de opções tradicionais como vinho, não poderia faltar o saquê, algo que não se vê com tanta frequência em outras companhias aéreas.
O kit de bordo da ANA inclui produtos da marca de cosméticos Aveda, além de itens próprios. Outro ponto incomum: a companhia aérea fornece, inclusive, um rolinho para massagear os pés!
4. Cathay Pacific Airways
Menos conhecida no Brasil, a companhia aérea baseada em Hong Kong está alterando pouco a pouco as suas cabines para a nova classe executiva, chamada de “Aria Suites”.
Na quarta posição do Skytrax, a Cathay definitivamente tem uma das novas cabines de classe executiva mais elegantes, que inclui um formato de “concha” em torno do assento e até mesmo a exibição de obras de arte!
O assento tem reclinação total de 180 graus e conta com a porta deslizante desde o piso do avião, tal qual a Qatar Airways. Também na configuração 1-2-1, as poltronas centrais têm a opção de rebaixar a divisória entre as poltronas. O carregamento dos aparelhos móveis pode ser feito totalmente sem fio.
Quando o assunto é entretenimento, estamos falando de um menu que foi vencedor desta categoria no prêmio Skytrax de 2023. Além disso, atualmente parte da frota da Cathay já conta com telas 4K de 24 polegadas – uma das maiores da atualidade – na classe executiva, um diferencial em termos de qualidade de imagem.
A parte culinária envolve, sobretudo, opções tradicionais da cozinha de Hong Kong e de outros países, a partir de parcerias que a empresa mantém com chefs locais.
Os produtos da empresa britânica de cosmésticos de luxo Bamford integram o kit de bordo da Cathay. Entre os itens estão um gel refrescante, um bálsamo multiuso e um spray para travesseiros.
5. Air France
Disponível no Brasil desde 2023, é possível viajar na nova classe executiva da Air France em alguns dos voos de São Paulo e Rio de Janeiro para Paris. As reformas das cabines continuam em andamento, mas o foco é a substituição total na frota de A350 e Boeing 777.
Na nova versão, que também traz a configuração 1-2-1, os assentos reclinam 180 graus e estão acompanhados pela porta deslizante – aqui, novamente com privacidade extra apenas parcial. Assim como as concorrentes, é possível baixar a divisória de assentos na parte central da cabine.
Um dos diferenciais é que a empresa implementou uma opção de “Não perturbe”, acionada por meio de um botão que ativa uma discreta luz vermelha no lado externo da divisória do assento. Assim, a tripulação saberá que o serviço de bordo e qualquer outra abordagem não são necessários.
O serviço de bordo na classe executiva da Air France tem a peculiaridade de reunir apenas chefs franceses ou que tenham relações muito fortes com a França. Nesta linha, a empresa costuma também trabalhar com algumas das melhores opções de champagne (não à toa!).
No entretenimento, a Air France disponibiliza filmes, músicas, podcasts, séries e outras programações. O fone de ouvido com cancelamento de ruído está disponível, mas o passageiro pode conectar o próprio equipamento por meio de Bluetooth. O carregamento de dispositivos, por sua vez, pode ser feito por indução.
Os kits de bordo têm produtos da Clarins, marca francesa de cosméticos, e incluem produtos para a pele e outras amenidades comuns, como máscaras para dormir, protetores auriculares e chinelos. Por tudo isso, ela fecha o top 5 de melhores executivas do mundo do Skytrax 2025.
Minha experiência na nova executiva da Air France
Tive a oportunidade de viajar na nova classe executiva da Air France no A350 em 2024, em um voo de Paris para Antananarivo, no Madagascar. Peguei um assento na janela, e chamou a atenção a sensação geral de mais espaço para acomodar objetos, sem falar na qualidade da tela e das opções bem atualizadas de entretenimento.
O principal “porém” do assento é que mesmo para mim, que sou pequeno, o espaço para as pernas ficou um pouco apertado quando me posicionei na horizontal. Inclusive, fica a dica: na nova classe executiva instalada no Boeing 777-300, procure reservar os assentos das fileiras 1 ou 9, que têm bem mais espaço para as pernas.
Outra dificuldade que tive foi com a porta, que tinha um comportamento duplo: às vezes não deslizava totalmente e precisava de um empurrãozinho para fechar, e às vezes fechava muito rápido, causando um barulho alto no impacto da porta com a parede.
E você, já viajou em alguma dessas classes executivas premiadas? Conte nos comentários sobre a sua experiência!