logo Melhores Destinos

As 10 cidades pequenas mais lindas do mundo em 2021!

Sandro Kurovski
02/11/2021 às 6:00

As 10 cidades pequenas mais lindas do mundo em 2021!

A renomada revista de turismo Condé Nast Traveler divulgou a lista com os vencedores do Readers’ Choice Awards 2021. Mais de 800 mil leitores do mundo inteiro participaram da votação e elegeram as 10 melhores cidades pequenas ao redor do globo. A maioria das cidadezinhas fica na Europa e a América do Sul ficou de fora do ranking, sem nenhuma representante. Confira as vencedoras:

10 – Kralendijk, Bonaire

Pouco conhecida pelos turistas brasileiros, Kralendijk é a capital da ilha holandesa de Bonaire. Fica a alguns quilômetros da costa da Venezuela, na região sul do Caribe, próximo a Curaçao. Ela é bastante procurada por mergulhadores e possui a reserva marinha mais antiga do mundo, que se estende por toda a costa, mas a mesma beleza também está presente em terra. O compacto centro da cidade abriga arquitetura tradicional, lojas exclusivas ao longo de Kaya Grandi e o Museu de História Natural de Bonaire, com sua coleção de conchas, corais e artefatos locais.

9 – Galway, Irlanda

Muito usada como ponto de partida para viagens de um dia às Ilhas Aran ou às Falésias de Moher, Galway é um destino atraente por si só e está a apenas 2 horas e meia de trem de Dublin. A movimentada cidade universitária no oeste da Irlanda combina o lado histórico – com resquícios de paredes de pedra medievais espalhados pelo centro – com o contemporâneo. Suas famosas comunidades de arte e música deram à cidade o título de Capital Europeia da Cultura em 2020. Além disso, é um vibrante cenário gastronômico onde é possível encontrar desde pubs até restaurantes com estrelas Michelin, especializados em frutos do mar frescos.

8 – Reykjavik, Islândia

Queridinha dos feeds do Instagram, Reykjavik não é um destino barato, mas que oferece muito para ver e experimentar, incluindo lagos estonteantes, fontes termais e vulcões ativos virando pertinho da cidade. A decisão mais difícil é quando visitar a Islândia. Você vai encontrar o melhor clima (e 21 horas de sol) de junho a agosto, mas a alta temporada para ver a mágica aurora boreal é de setembro a março.

7 – Cambridge, Reino Unido

Uma cidade que parece parada no tempo graças à arquitetura da universidade mundialmente famosa que fica em seu coração, Cambridge oferece um cenário digno de filme de fantasia, com suas ruas de paralelepípedos, áreas verdes e edifícios impressionantes.

Os pubs são as principais atrações por lá (e há mais de 100 para escolher!) para tomar uma cerveja ou degustar os pãezinhos de Chelsea, os “mais grudentos do mundo” no Fitzbillies. A capela do King’s College é o edifício mais conhecido da cidade e um exemplo do esplendor da arquitetura gótica, assim como o The Backs, os jardins de cartão-postal que ficam atrás das faculdades de Cambridge. Os primeiros filmes de Harry Potter tiveram muitas cenas gravadas por lá.

6 – Bruges, Bélgica

Uma das cidades mais famosas e bem preservadas da Europa, Bruges esbanja charme em cada canal (e cada paralelepípedo). O Belfry of Bruges se destaca na paisagem, projetando-se 83 metros sobre a praça do mercado, mas esteja preparado para superar os 366 degraus até o topo se decidir apreciar a vista lá de cima. Para conhecer os lugares de forma mais tranquila, a sugestão é começar por um passeio pelos canais antes de provar os produtos em uma das excelentes cervejarias da cidade.

5 – Dubrovnik, Croácia

Os turistas invadiram Dubrovnik depois que ela virou cenário para King’s Landing na série Game of Thrones, e embora não seja possível encontrar reis (ou rainhas) loucos por lá na vida real, a beleza desta cidade é bem verdadeira. Fazer um passeio pelas ruas de calcário e caminhar ao longo das antigas muralhas da cidade ou fazer um curto passeio de balsa até a ilha de Lokrum são alguns dos programas que você pode fazer em sua visita. Além de caminhar pelo jardim botânico, vislumbrar pavões selvagens e subir ao topo de um mosteiro abandonado do século 11 para vistas panorâmicas incríveis.

4 – Siena, Itália

A cidade de Siena na Itália é do tipo que não passa despercebida dos viajantes, afinal todos os caminhos levam, literalmente, à Piazza del Campo. Construída no cruzamento de três estradas principais, a praça serviu como centro social da cidade durante séculos. Subindo a colina, é possível admirar o intrincado piso de mosaico de mármore do Il Duomo, uma das igrejas mais ornamentadas da Europa. Siena é conhecida por sua arquitetura gótica, ruas vibrantes e alguns dos melhores vinhos da Itália. Pedir uma garrafa de vinho local com um prato de pici cacio e pepe (macarrão com queijo e pimenta) é sempre uma boa opção, e não tem como voltar pra casa sem provar o ricciarelli, um biscoito de amêndoa típico de lá.

3 – Salzburgo, Áustria

A cidade onde nasceu Mozart é dividida pelo rio Salzach e é lá que fica a Bräustübl zu Mülln, a maior cervejaria da Áustria, onde a cerveja é tirada diretamente de barris de madeira e pode ser apreciada junto com especialidades regionais e tradicionais da Schmankerlgang, uma espécie de praça de alimentação do Velho Mundo.

2 – San Sebastián, Espanha

San Sebastián tem tudo o que os viajantes podem desejar em uma cidade turística à beira-mar, especialmente se chegar com fome. Os bares de pintxo (ou “petiscos”) são corriqueiros no País Basco, e não faltam opções na Parte Vieja, o coração da cidade. Durante o dia, a Playa de la Concha é um bom lugar para quem busca relaxar na praia. Local de férias preferido da Rainha Maria Cristina no final dos anos 1800, San Sebastián manteve muito de seu esplendor, que pode ser apreciado do topo do Monte Igueldo.

1 – San Miguel de Allende, México

A quatro horas da Cidade do México está a joia de San Miguel de Allende. Um centro para artistas estrangeiros, esta cidade das terras altas é conhecida por sua arquitetura colonial espanhola e fachadas coloridas. Dá para passar horas visitando as galerias e lojas da Fábrica La Aurora, uma antiga fábrica de tecidos que agora é o lar de artesãos locais.

Mesmo que o Brasil não tenha aparecido na lista também temos cidades pequenas bastante charmosas por aqui, confira nossa lista com 18 cidades incríveis que você precisa conhecer no interior de São Paulo.


E aí, já esteve em alguma dessas cidades? Tem planos de visitar alguma delas? Conta pra gente nos comentários.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção