Saiba quais são as 10 melhores cidades do mundo em 2021
Saiba quais são as 10 melhores cidades do mundo em 2021
A revista de turismo Condé Nast Traveler divulgou o ranking com as 10 melhores cidades grandes do mundo. As finalistas foram eleitas em votação popular com a participação de mais de 800 mil leitores do mundo inteiro.
A lista inclui destinos apreciados por comida, vinho, arquitetura e arte. A maioria das cidades escolhidas fica na Ásia e embora algumas sejam bastante populares entre viajantes, outras são um pouco menos turísticas. Nenhuma cidade da América do Sul entrou para o top 10. Confira as vencedoras:
10 – Seul, Coreia do Sul
Uma cidade moderna com palácios e templos, Seul abriga alguns dos lugares mais bonitos da Coreia do Sul. No Gyeongbokgung Palace, o pavilhão Gyeonghoeru permanece quase exatamente como era quando foi construído em 1395, enquanto muitos dos edifícios tradicionais na Bukchon Hanok Village agora abrigam casas de chá e galerias. A cidade também é um paraíso das compras, principalmente para quem gosta de produtos de beleza coreanos ou moda de rua.
9 – Bangkok, Tailândia
Famosa por ser uma das cidades mais visitadas do mundo, Bangkok tem uma identidade multifacetada que combina história, cultura, vida de rua e luxo como nenhum outro. As atrações por lá vão desde a arquitetura charmosa e antiga em Chinatown até a vista do topo de Wat Arun, um dos poucos templos na Tailândia que pode ser escalado. A cidade também tem algumas barracas de comida de rua fantásticas, bem como restaurantes modernos e requintados com salas de jantar luxuosas. O cenário artístico da capital é bem variado, vai de um complexo de casas de teca perfeitamente preservadas ao amplo Museu Nacional de Bangkok, que oferece a oportunidade de aprender sobre a cultura tailandesa – e escapar do calor sufocante.
8 – Porto, Portugal
Porto é um destino conhecido pelos apreciadores de vinho, mas há muito mais nesta cidade litorânea do que seu doce vinho do Porto. O moderno e o tradicional encontram-se na cidade mais criativa de Portugal, onde chefes, artistas e designers trazem de volta um toque do “velho mundo”. Locais como a Igreja de São Francisco (uma amostra exuberante da arquitetura gótica), são verdadeiras exibições públicas de arte.
7 – Marrakech, Marrocos
A antiga cidade imperial de Marrakech no Marrocos é uma experiência para os sentidos. No labirinto de becos da Medina, você encontrará mercados de especiarias, barracas de comida e todos os tipos de vendedores oferecendo seus produtos. Passar uma tarde em Sidi Ghanem, um bairro industrial repleto de lojas e oficinas para artistas e designers, pode ser um ótimo programa durante sua visita.
6 – Mérida, México
As ruas de Mérida no México estão repletas de fachadas coloridas da arquitetura colonial espanhola, mas a capital do estado mexicano de Yucatán também está impregnada de história maia. Com uma localização central na Península de Yucatán, a cidade é um ponto de partida perfeito para os locais do Patrimônio Mundial da UNESCO, como as antigas cidades de Uxmal e Chichen Itza e as praias na costa do Golfo em Progreso.
5 – Istambul, Turquia
É clichê falar isso, mas não deixa de ser verdade: Istambul é a cidade onde o leste encontra o oeste. São necessárias várias visitas para ver tudo nesta cidade gigante. O Seraglio, formalmente conhecido como Palácio de Topkapi, está no topo da lista de atrações imperdíveis, assim como o Grande Bazar, um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo. Vale até um passeio gastronômico a pé para degustar kebabs, menemen, figos frescos e o famoso manjar turco com as cores do arco-íris.
4 – Singapura
Graças ao voo direto de Nova York a Singapura, que é o mais longo do mundo (e ao filme Podres de Ricos “Crazy Rich Asians”), esta movimentada cidade-estado é muito mais do que uma parada para conexão na Ásia. Singapura tem um crescente cenário de arte contemporânea, hotéis luxuosos que surgem num piscar de olhos e um ambiente incentivador para start-ups e inovação. Então mesmo quem já visitou antes, pode nem reconhecer agora.
3 – Kyoto, Japão
Embora ainda seja uma das cidades mais bem preservadas do Japão, com templos do século 10, Kyoto também renasceu após o terremoto de 2011. Muitos artistas se mudaram para a cidade e agora as ruas arborizadas e cheias de machiya (arquitetura típica) encantam visitantes, cheias de lojas de artesanato especializadas e lojas-conceito chiques. Também são populares por lá as lojas de gin e de saquê e há mais de 100 restaurantes com estrelas Michelin 00para escolher.
2 – Osaka, Japão
A segunda maior cidade do Japão costuma ser ofuscada por Tóquio e Kyoto, mas há muitos motivos pelos quais ela se tornou um destino atraente por si só. Para começar, é uma das melhores cidades gastronômicas de todo o Japão, graças às especialidades regionais imperdíveis, como takoyaki (bolinho de polvo frito) e okonomiyaki (panquecas salgadas grelhadas com uma variedade de recheios). O o Castelo de Osaka é uma atração imperdível.
1 – Tóquio, Japão
Tóquio continua a hipnotizar viajantes do mundo todo com suas contradições: ultramodernos arranha-céus de neon e templos tranquilos, vida de rua agitada e educação centenária. Ela é comumente descrita como “um sonho febril do qual você não quer acordar”. A capital japonesa tem mais estrelas Michelin do que qualquer outro lugar do planeta e é – sem surpresa – um dos melhores destinos gastronômicos do mundo. Para ter apenas uma amostra do que a cidade pode oferecer, é só puxar um banquinho e cavar fundo em uma tigela de ramen em Kikanbo.
Nessas cidades você também pode visitar alguns dos bairros mais descolados do mundo, não deixe de conferir!
E aí, qual dessas metrópoles você já visitou? Tem planos de viajar para alguma delas no futuro? Compartilhe com a gente nos comentários.