Melhores brinquedos para crianças durante viagens de avião não são os mais caros, aponta pesquisa
Melhores brinquedos para crianças durante viagens de avião não são os mais caros, aponta pesquisa
Manter crianças entretidas durante uma viagem de avião é um dos maiores desafios dos pais. Além dos desenhos animados no sistema de entretenimento, muitos levam brinquedos para distrair os pequenos. A boa notícia vem de um experimento realizada pela British Airways. Pensando em auxiliar as famílias, a companhia aérea realizou um experimento que consistiu em reunir 30 crianças em um voo de duas horas com uma seleção de brinquedos. Os resultados foram surpreendentes e revelaram que os brinquedos mais baratos mantêm as crianças ocupadas por mais tempo.
Os passageiros-mirins, com idades entre dois e 10 anos, foram observados por 90 minutos pelo professor e apresentador de TV Robert Winston e por uma equipe de psicólogos educacionais. Massinhas de modelar e pulseiras (Loom Bands) estão no topo da lista e foram eleitos por 80% das crianças, que ficaram ocupadas por mais de 40 minutos durante o experimento. O resultado animou os pais: 70% afirmaram que levariam estes brinquedos em um vôo no futuro.
O brinquedo mais popular entre os pequenos de 2-5 anos de idade foi a massinha. Já o favorito entre os de cinco a 10 anos de idade foi o Loom Bands. Eternos clássicos, como brinquedos de montar e cartões no estilo do Super Trunfo, também marcaram muito esta faixa etária, mantendo-os entretidos durante uma média de 37 e 33 minutos, respectivamente.
“Embora a vontade dos pais seja que seu filho adormeça, brinquedos de montar, como Lego, livros de adesivos e jogos de viagem também são uma ótima maneira de mantê-los envolvidos. Apresentar brinquedos diferentes em intervalos regulares é uma alternativa para mantê-los entretidos por mais de 90 minutos”, afirma o professor Robert Winston.
A psicóloga educacional Vivian Hill explica que “Os brinquedos que despertam a imaginação e incentivam a criatividade, ao invés de brinquedos estáticos, como bichos de pelúcia e bonecas, são comprovados para manter as crianças ocupadas por mais tempo”.
Veja as principais dicas da psicóloga para um voo sem estresse com as crianças:
• Tenha à mão bebidas durante a decolagem e a aterrizagem, para que os pequenos não sejam tão afetados pela pressão do ar, uma vez que as crianças sofrem mais com as consequências do que os adultos.
• Comprar novos brinquedos e jogos para o voo. Brinquedos mais recentes os entretém por mais tempo.
• Apresentar brinquedos diferentes em intervalos regulares. Envolvê-los e dá-los como presentes funciona muito bem.
• Concentre-se em atividades que incentivam a criatividade em vez de objetos estáticos, como bonecas e bichos de pelúcia.
• Fantoches de dedo e cartões de atividade são os brinquedos que podem entreter por muito mais tempo.
• Pense em jogos que você não precisa transportar. Jogos verbais, como adivinhações.
• Se for um vôo noturno, leve um pijama. Deixar as crianças prontas para dormir ajudará a evitar perturbar o seu padrão de sono.
Como a pesquisa foi realizada entre crianças britânicas, os resultados podem variar para as nossas.
E você? Quais brinquedos leva nas viagens com seus filhos? Quais os favoritos deles? Já teve alguma decepção com um brinquedo caro ou uma grata surpresa? Conte sua experiência nos comentários e participe!