Prêmio elege os melhores botecos de São Paulo – confira os vencedores!
Prêmio elege os melhores botecos de São Paulo – confira os vencedores!
Sou suspeito para falar: adoro comida de boteco. Por isso mesmo já anotei todos os vencedores do Prêmio Comida di Buteco 2023 de São Paulo, já imaginando visitá-los algum dia.
O maior concurso de botecos do país reúne diferentes cidades e em algumas delas já temos o resultado. Em São Paulo, 110 jurados (e o público) escolheram os melhores entre mais de 100 bares da região.
O melhor boteco de São Paulo
Durante um mês, público e jurados visitaram os estabelecimentos na capital paulista e também em Osasco para votar nos seguintes quesitos: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco – esse último teve um peso de 70% da nota.
Confira o top 5 do Prêmio Comida di Buteco 2023 de São Paulo. O voto do público valeu 50% do peso total, enquanto o dos jurados teve os outros 50%.
5. Espaço Pau Brasil
Carnes, frangos, caldos, lanches, refeições, porções, petiscos… O que você pensar tem no Espaço Pau Brasil, localizado na Rua Vitório Mazzei, 10, Vila Isolina Mazzei.
O prato que o fez ser eleito como quinto melhor boteco de São Paulo foi o ‘De Rabo Preso’, uma massa crocante recheada com polenta mole e rabada cozida, acompanhada de pimenta da casa e um copinho de cachaça. Deu água na boca!
4. Famoso Bar do Justo
Tradicional bar no bairro de Santana, o Famoso Bar do Justo funciona desde 1949. Fica aberto todos os dias das 11h às 3h da madrugada, recebendo diferentes tipos de público – e com diferentes tipos de fome e sede.
O prato ‘Suíno Crocante e Suculento’ foi o escolhido para participar da premiação, um bolinho recheado com requeijão e pernil suíno empanado com sucrilhos sem açúcar. Ficou com vontade de provar essa e outras delícias? Só ir até a rua Alferes Magalhães, 25, Santana.
3. Parrilla Smoker
O Parrilla Smoker Bar é especializado em cortes de carne, mas o petisco que ganhou o paladar do público e do júri foi o ‘Cupim nas Nuvens’, um bolinho de massa de batata recheada de cupim defumado e assado por 12 horas, com queijo muçarela.
Endereço:
Rua Padre José de Anchieta, 444, Santo Amaro
2. Toca do Buda
Pela foto abaixo, o segundo lugar do Prêmio Comida di Buteco São Paulo está muito bem representado. O ‘Budinha saltitante’ consiste em uma costelinha suína marinada no vinho do porto com creme de abóbora cabotiá, queijo parmesão e requeijão cremoso, servida com torradinhas de pão pita. Acompanha ainda uma farofa de cuscuz e geleia de pimenta, além de uma dose de cachaça da casa.
Vamos combinar que isso não é bem um petisco, mas uma refeição completa (e já estou querendo correr para experimentar). O bar fica na Avenida Júlio Buono, 2276, Vila Gustavo.
1. Venezas Bar
Bicampeão!! O título de melhor boteco de São Paulo vai para o Venezas Bar pelo segundo ano consecutivo. Com mais de 20 anos de história, o bar oferece mais de 300 rótulos de cervejas nacionais e importadas, cachaças artesanais e diversos petiscos que agradam os paladares dos clientes.
O prato escolhido pelo estabelecimento para a competição foi o ‘Dona Rosa’, uma caminha de aligot (purê de batatas cremoso com três queijos) coberto com ragu de pernil à vinha d’alhos, servida na gôndola de Veneza. O Venezas Bar fica localizado na rua Brigadeiro Jordão, 294, Ipiranga.
Prêmio Comida di Buteco 2023
Além de São Paulo, o Prêmio Comida di Buteco 2023 já anunciou os vencedores de outras cidades, como Londrina, Maringá e Uberlândia, por exemplo, e a lista completa você pode ver aqui na página do Instagram. Ainda resta conhecer o campeão do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e outras capitais e cidades brasileiras, que serão anunciados ao longo desse mês.
Assim que forem definidos todos os vencedores regionais, o Comida de Buteco entra na sua fase nacional – e um novo corpo de jurados vai avaliar todos os escolhidos para aí sim escolher o grande campeão, que será anunciado em julho.
A minha colega e redatora do Melhores Destinos, Mari Kateivas, mora em Maringá, cidade em que também aconteceu a competição. Ela acabou visitando alguns botecos para experimentar as porções que estavam concorrendo ao prêmio e disse que adorou participar da votação. Para ela, foi divertido poder “avaliar um prato tipo um “Masterchef”. Sem contar que achou os preços e sabores bem atrativos.
Dentre os 19 bares participantes de Maringá, ela experimentou o tradicional torresmo do Wandão, a porção de frango empanado com parmesão do Zero 7 e o bolinho de kafta recheado com queijo do Pikeno Bar. Dos que ela visitou, o preferido foi o bolinho de kafta com mandioca, maionese e geleia de pimenta!
“Eu adoro o concurso porque faz a gente ir a lugares que não conhecemos e que oferecem porções deliciosas. Sem contar que valoriza os botecos, lugares perfeitos para uma boa conversa e para um momento de respiro na correria do dia a dia. Achei tudo delicioso e ainda quero experimentar as porções de outros botecos. Tarefa difícil, né? haha”. Aqui estão os vencedores de Maringá.
Você também avaliou algum bar participante? Se teve esse prazer, diz pra gente o que achou da experiência!