Ranking elege os melhores sorvetes do mundo – e dois deles ficam no Brasil!
Ranking elege os melhores sorvetes do mundo – e dois deles ficam no Brasil!
Quem não gosta de um bom sorvete? Mas aqueles de verdade, feitos com ingredientes naturais e frescos, sem conservantes nem nada. Se você é fã de sorvete, já deixa salvo esse texto para usá-lo em alguma próxima viagem, pois o Ranking Mundial do Festival de Gelato anunciou os chefs que fazem os melhores gelatos do mundo. E tem duas sorveterias brasileiras no top 50 da lista!
Gelato nada mais é do que sorvete em italiano. Mas no Brasil há também uma diferença, pois aqui o nosso sorvete (esses de pote, que vendem no mercado) leva gordura hidrogenada, espessantes e outros ingredientes que no gelato original não vai. Feitas as devidas explicações, vamos à lista dos melhores gelatos do mundo!
A lista dos melhores chefs sorveteiros do mundo
Cerca de 5 mil mestres sorveteiros participaram da importante competição que acontece desde 2019. É como se fosse a estrela Michelin dos gelatos. Aparecer no ranking é ter a chancela que sua sorveteria está entre as melhores do mundo.
O Ranking Mundial do Festival de Gelato analisa diferentes critérios, como combinação de ingredientes e sabor, competência técnica e qualidade. Vamos ao top 5:
1.’I Giardini di Marzo’, em Verazze, Itália
Da sorveteria ‘I Giardini di Marzo‘, que fica na pequena cidade italiana de Varazze, na província de Savona, o chef Marco Venturino ganhou três coroas do ranking pelo gelato Bocca di Rosa, feita com leite, chocolate branco e uma base artesanal de água de rosas.
2. ‘Fazekas Crukraszda’, em Budapeste, Hungria
O chef Adam Fazekas ficou em segundo lugar do ranking com seu sorvete de pistache, que pode ser encontrado na Sorveteria Fazekas Crukraszda, em Budapeste.
3. ‘La Parona di Gelato’, em Verona, Itália
A chef Giovanna Bonazzi, do italiano ‘La Parona di Gelato‘, em Verona, ficou na terceira posição do ranking dos melhores gelatos do mundo.
4. ‘Savannah’s Gelato’, em San Francisco, Estados Unidos
O gelato ‘The All-American’, em homenagem à torta de maça americana, garantiu o quarto lugar à Savannah G. Lee, da ‘Savannah’s Gelato‘. Seu sorvete leva cheesecake, calda de caramelo salgado, maça, canela e biscoito de mel, com cobertura de chocolate branco e caramelo amanteigado. Quem ficou com vontade de experimentar?
5. Sorveteria VeroLatte, em Vigevano, Itália
Como imaginado, os italianos dominam os primeiros lugares do ranking de melhores gelatos. E o chef Massimilianno Scotti, da VeroLatte, ficou na quinta posição.
Top 50 com brasileiros na lista
Para quem quer provar algum dos melhores gelatos do mundo, nem é preciso sair do Brasil! Duas sorveterias brasileiras aparecem no top 50 do ranking.
Sorveteria Cairu, em Belém (PA)
Na 32ª posição está o chef sorveteiro Armando Jose Laiun Filho, da Sorveteria Cairu, de Belém, no Pará.
Essa sorveteria não é apenas famosa no estado paraense, pois, além de já ter recebido o título de melhor sorveteria do Brasil e fazer sucesso com os turistas graças aos seus variados sabores locais, também tem unidade na cidade do Rio de Janeiro.
San Lorenzo Gelateria, São Paulo
Já Brenno Floriano, da San Lorenzo Gelateria, em São Paulo, ficou na 37ª colocação do ranking.
A sorveteria já recebeu importantes prêmios e foi considerado o melhor gelato do Brasil em 2018 e 2021. No ano passado, ele concorreu no Gelato Festival World Masters com um gelato de ricota, variegato de mel com alecrim e pinholes.
Confira a lista completa do Ranking Mundial do Festival de Gelato aqui.
Quem já experimentou algum desses gelatos brasileiros? Sentiu falta de alguma outra sorveteria na lista? Diz pra gente!