Pastel de Belém ou de nata? Especialistas elegem a lista dos 12 melhores pastéis de Portugal


Pastel de Belém ou de nata? Especialistas elegem a lista dos 12 melhores pastéis de Portugal
Aquela massinha folhada crocante e um recheio, que derrete adoçando toda a boca, são inconfundíveis, assim é um delicioso pastel de nata! A receita original foi inventada pelos monges do Mosteiros dos Jerónimos no século XIX. Até hoje os preceitos conventuais são seguidos pela famosa Casa do Pastel de Belém, que diz manter em segredo a receita original, mas a deliciosa iguaria foi copiada, se espalhou pelo país e virou símbolo nacional. Por isso, todos os anos um júri de especialistas se reúne para escolher o melhor pastel de nata de Portugal.
Qual o melhor pastel de nata de Portugal?
Vem do bairro residencial Campo de Ourique, com suas ruas arborizadas, praças e uma bela catedral, o melhor pastel de nata de Portugal em 2024. Com mais de 80 anos de história, a pastelaria Aloma retomou a primeira posição após bater na trave nos últimos anos. “Vencer novamente é um orgulho! Esta é a nossa quarta vitória (2012, 2013 e 2015). Nas últimas edições, andamos sempre nos primeiros três e nunca desistimos. A nossa ambição é ser melhor todos os anos”, afirma João Castanheira, proprietário da pastelaria vencedora, em entrevista ao site Sapo24.
A pastelaria Aloma fica na R. Francisco Metrass 67, no Campo de Ourique, em Lisboa, onde a unidade do pastel de nata custa 1,15€. Também é possível encontrar a Aloma nas quatro filias: El Corte Inglés Lisboa, El Corte Inglés Gaia, R. José Estêvão- Lisboa e SuperCor – Expo.
Ver essa foto no Instagram
Em segundo lugar no concurso de melhor pastel de nata de Portugal ficou a Pastelaria Batalha, no Chiado. Já Padaria da Né, situada na Damaia e vencedora da competição em 2021, conquistou a terceira posição.
Se você busca experimentar outros maravilhosos pastéis de nata conheça a lista com todos os finalistas:
- Pastelaria Aloma, Lisboa
- Pastelaria Batalha, Lisboa
- Padaria da Né, Damaia
- Confeitaria Glória, Amadora (primeiro lugar em 2023)
- O Pãozinho das Marias, Ericeira (terceiro no ano passado)
- Altis Belém Hotel & Spa, Lisboa
- Bread & Friends, Lisboa
- Casa do Padeiro, Pontinha
- Castro Atelier de Pastéis de Nata, Lisboa e Porto
- Nat’elier, Lisboa
- Pão da Ribeira, Lisbia
- Pastelaria País dos Doces, Massamá
Leia também:
Pastel de Belém ou de nata em Lisboa: nossas cinco pastelarias preferidas!

Pastelaria Aloma, melhor pastel de nata de Portugal
Todos os anos o Congresso de Cozinha elege o melhor pastel de nata de Portugal. Todas as pastelarias com fabricação própria na região metropolitana de Lisboa podem participar do concurso. O júri na edição deste ano foi composto por Cláudia Lima Carvalho (Jornalista Time Out Lisboa), Catarina Amado (Diretora de Comunicação e Marketing Edições do Gosto), Diogo Lopes (Chefe Pasteleiro Four Seasons Hotel Ritz Lisbon), Lara Figueiredo (Chefe Pasteleira Penha Longa Resort), João Pedro Gomes (Investigador de gastronomia), Domingos Soares Franco (Enólogo), Isabel Zibaia Rafael (Autora e Blogger) e Joana Barrios (Apresentadora 24 Kitchen e Autora).
A decisão foi tomada após os membros do júri provarem os pastéis de nata de forma às cegas. Os quesitos avaliados foram “aspecto”, “toque da massa”, “sabor e consistência da massa”, “recheio” e “sabor global”.

Casa do Pastel de Belém, onde são vendidos os originais pastéis de Belém
Pastel de nata ou Belém?
Oh, pá! Em termos de receita e gosto não há nenhuma diferença entre o pastel de nata e o pastel de Belém. Entretanto, nós brasileiros costumamos definir esta iguaria como pastel de Belém e até geramos um pouco de confusão quando pedimos este doce numa pastelaria em Portugal. Na verdade, o nome exato e mais usado por todo o país é pastel de nata. Só podem ser chamados de pastel de Belém os fabricados e comercializados na tradicional Casa do Pastel de Belém, localizada no bairro Belém, em Lisboa.