Qual é o melhor pastel de nata de Lisboa? Conheça a pastelaria eleita pela quinta vez a melhor da capital portuguesa
Qual é o melhor pastel de nata de Lisboa? Conheça a pastelaria eleita pela quinta vez a melhor da capital portuguesa
O doce mais famoso de Portugal de sabor e textura inconfundíveis, faz a alegria dos milhares de turistas que visitam Portugal todos os anos. No café da manhã, de sobremesa ou em qualquer horário, um pastel de nata é sempre uma boa pedida. Então, se você está de viagem marcada para Lisboa, descubra quais são os melhores pastéis de nata da capital portuguesa.
Desde 2009, o Congresso de Cozinha elege o Melhor Pastel de Nata de Lisboa. Pelo segundo ano consecutivo, a grande vencedora de 2025 foi a pastelaria Aloma. “É uma afirmação, em 16 anos de concurso, da qualidade do nosso pastel de nata. É quinta vez que ganhamos, é um orgulho. O segredo? É fazer o bem, várias vezes e com produtos de qualidade”, afirma João Castanheira, proprietário da pastelaria.
Inaugurada em 1949 no bairro Campo de Ourique, a Aloma produz artesanalmente o pastel de nata. “A receita é clássica” e “o segredo está no fabrico 100% artesanal, exatamente como antigamente e com muito amor sempre”. “Cada pastel de nata é aberto à mão e na fábrica não existem, sequer, máquinas industriais”, destacou João Castanheira em entrevista ao jornal Expresso.
A decisão do Congresso de Cozinha foi tomada após os membros do júri provarem os pastéis de nata às cegas. Os quesitos avaliados foram “aspecto”, “toque da massa”, “sabor e consistência da massa”, “recheio” e “sabor global”.
Para quem vai a Lisboa e quer experimentar o melhor pastel de nata da cidade, vencedor neste ano e em 2012, 2013, 2015 e 2024, saiba que a Aloma conta com quatro lojas na capital portuguesa e uma na Vila Nova de Gaia, cidade ao lado do Porto. Veja aqui todos os endereços.
Ver essa foto no Instagram
;
Em segundo lugar no concurso de 2025 ficou O Pãozinho das Marias e a Confeitaria Glória, na terceira posição. Veja abaixo a lista de todos os 12 finalistas:
- Café Ponte da Várzea, em Sintra;
- Casa do Padeiro, em Queluz;
- Confeitaria da Glória, na Amadora;
- Diamantino e Alberto, de Lisboa;
- Pãozinho das Marias, na Ericeira;
- Padaria da Né, na Damaia;
- Panicoelho, Panificação e Cafetaria, em Rio de Mouro;
- Pastelaria Aloma, em Lisboa;
- Pastelaria Batalha, em Lisboa;
- Pastelaria Patyanne, de Castanheira do Ribatejo;
- Pastelaria Santo António Castelo, em Lisboa;
- Pastelaria Taigui, em Lisboa.

Casa do Pastel de Belém
Pastel de nata ou pastel de Belém?
Oh, pá! Em termos de receita e gosto não há nenhuma diferença entre o pastel de nata e o pastel de Belém. Entretanto, nós brasileiros costumamos definir esta iguaria como pastel de Belém e até geramos um pouco de confusão quando pedimos este doce numa pastelaria em Portugal.
Na verdade, o nome exato e mais usado por todo o país é pastel de nata. Só podem ser chamados de “pastel de Belém” os fabricados e comercializados na tradicional Casa do Pastel de Belém, localizada no bairro Belém, em Lisboa, já que é uma marca registrada.