logo Melhores Destinos

Qual a melhor empresa para voar na ponte aérea Rio-SP? Confira os diferenciais de Azul, GOL e Latam!

Leonardo Cassol
Leonardo Cassol
29/08/2019 às 8:50

Qual a melhor empresa para voar na ponte aérea Rio-SP? Confira os diferenciais de Azul, GOL e Latam!

A Azul fez hoje seu primeiro voo na ponte aérea Rio – São Paulo, marcando sua aguardada estreia na rota aérea mais rentável do Brasil e uma das mais movimentadas do mundo. A companhia agora se junta a GOL e Latam, que travam uma acirrada disputa não apenas nas tarifas, mas nos serviços oferecidos, já que nesses voos há um número elevado de passageiros que viajam a negócios. Uma concorrência que tende a ser benéfica para os passageiros. Confira o perfil e os diferenciais de cada companhia aérea na ponte aérea, nesse post exclusivo!

Eu comecei a viajar na ponte aérea Rio-SP em 1988, quando eu tinha 7 anos. E nunca mais parei! De lá para cá foram muitas mudanças e transformações. Lembro que, como menor desacompanhado, eu conseguia visitar a cabine de comando durante o voo, uma imagem que guardarei em minha memória para sempre (a prática foi proibida depois dos atentados de 11 de setembro). Peguei o período de compartilhamento de voos entre Vasp, Varig e Transbrasil, no qual você comprava a passagem e ia no primeiro avião que pousasse. Fugi do setor fumante da cabine. Voei dezenas de vezes nos incríveis Electra, e também nos Fokker 100. Consegui uns upgrades para a classe executiva da Varig e escolhia qual jornal eu queria ler quando embarcava. Vi a Varig fazer um acordo de compartilhamento de voos com a Latam. Viajei num dos últimos voos da Vasp, e também da Avianca Brasil. Muita coisa mudou…Vivemos novos tempos!

Hoje os voos da ponte aérea estão a cargo da GOL, da Latam e da estreante Azul, que chega com ar renovado e muito gás nessa rota que completou 60 anos em 2019. Confira as principais características de cada empresa nos voos entre São Paulo (Congonhas) e Rio de Janeiro (Santos Dumont):

Atualmente a ponte aérea conta com 68 voos diários nos dias úteis, o que representa em média um voo a cada 14 minutos, em cada direção. São cerca de 20 mil assentos por dia entre as cidades, sendo metade em cada trecho, o que totaliza mais de 7 milhões de assentos por ano!

Mas, qual empresa escolher? Analisamos os serviços de Azul, GOL e Latam nessa rota e mostramos os pontos positivos e negativos de cada uma a seguir:

Comparativo de serviços da Azul, GOL e Latam na ponte aérea Rio-SP

 

Ponte aérea Azul

A Azul estreou na ponte aérea num momento único. A pista principal do aeroporto Santos Dumont está em obras e, por esse motivo, os voos das concorrentes, com aviões maiores, estão sendo operados do Galeão até 21 de setembro. Por enquanto a operação na ponte aérea será feita com aeronaves Embraer E195, com capacidade para 118 passageiros.

Segundo o presidente da Azul, John Rodgerson, a companhia estuda colocar os novos Airbus A320neo com maior capacidade e eficiência na ponte aérea a partir de outubro, mas outra possibilidade analisada serão os novos Embraer E2, que a companhia começa a receber esse ano. Tudo vai depender do desempenho dos voos.

Como diferenciais positivos, a Azul possui o melhor espaço entre as poltronas e o serviço de bordo mais amplo, com diferentes e fartas quantidades de petiscos, como batatas, amendoins, cookies, polvilhos e torresmos, além das famosas balinhas em formato de avião e bebidas variadas. É a única que oferece monitores individuais de entretenimento, além de canais da Sky com TV ao vivo. Também é reconhecida por ter comissários de bordo bem humorados e prestativos.

A Azul fica devendo na por não oferecer internet Wi-fi e tomadas com energia para carregar celulares e outros dispositivos eletrônicos, uma realidade em suas concorrentes. As aeronaves da Embraer também possuem um espaço mais estreito para bagagens de mão, o que pode ser um problema uma rota em que quase ninguém quer despachar malas. O tempo médio entre os voos é maior que as concorrentes, o que pode diminuir as opções para quem quer chegar mais cedo em casa. Ainda assim, na média tem um voo a cada hora, nada que preocupe.

Clientes TudoAzul Diamante têm direito a despachar 3 bagagens gratuitas nos voos da Azul, além de cortesias ilimitadas para o Espaço Azul. Clientes TudoAzul Safira tem direito a despachar 2 bagagens gratuitas, além de duas cortesias por ano para o Espaço Azul. Clientes TudoAzul Topázio tem direito a despachar uma bagagem em custo, além de uma cortesia por ano para o Espaço Azul.

 

Ponte aérea GOL

A GOL oferece 26 voos em cada direção da ponte aérea. É a maior frequência, ao lado da Latam, com um intervalo médio de 37 minutos entre cada voo. Opera tanto aeronaves Boeing 737-700 e 737-800, com capacidade para 186 e 138 passageiros, respectivamente.

Seu principal diferencial são seus 42 assentos GOL + conforto (pagos à parte, mas gratuitos para clientes Smiles Diamante), com 86cm de espaço entre as poltronas. É a maior quantidade de assentos premium da rota. O espaço médio entre as poltronas comuns é de 76cm, que também garante o selo A da Anac. Foi a primeira a oferecer internet Wi-fi, com pacotes com diferentes velocidades. No serviço de bordo, disponibiliza como cortesia desde biscoitos doces e salgados, até sanduíche quente, x-picanha e pão de queijo, passando por bolinhos, mini donuts ou cerveja, dependendo do horário.

As aeronaves da GOL não possuem telas de entretenimento. O conteúdo, que contempla TV ao vivo, filmes e séries, é disponibilizado gratuitamente no dispositivo do cliente. Em parte dos aviões há suporte para apoiar celulares e tablets, além de tomadas de energia ou portas USB para carregar eletrônicos.

Uma coisa que eu admiro na GOL é que os comissários não ficam te perturbando quando você está trabalhando. Claramente fazem o máximo para não incomodar. Consigo pousar com o laptop no colo, aproveitando a internet até o último minuto. Os procedimentos de voltar o assento para a posição vertical e fechar a mesinha são realizados apenas instantes antes do avião tocar o solo, dando mais tempo para os passageiros relaxarem. O que me incomoda é o embarque prioritário, que geralmente vai com mais da metade do avião, e que não conta com um controle efetivo de quem realmente tem direito a isso. É comum ver famílias embarcando na prioridade legal com filhos de 10-12 anos sem serem barradas. A empresa também não oferece passes anuais ou semestrais de internet, como fazem companhias aéreas de outros países.

Clientes Smiles Diamante têm direito a despachar 3 bagagens gratuitas nos voos da GOL, além de selecionar o GOL + conforto para ele e até 8 acompanhantes no mesmo localizador, antecipar voos gratuitamente sem restrição de horário para todos que tiverem na mesma reserva, além de acumular o mínimo de 1.000 milhas por voo. Clientes Smiles Ouro têm direito a despachar 2 bagagens gratuitas, antecipar voos gratuitamente 6 horas antes do voo para todos que tiverem na mesma reserva, além de selecionar o GOL + conforto com 50% de desconto e acumular o mínimo de 500 milhas por voo. Clientes Smiles Prata têm direito a despachar 1 bagagem gratuita nos voos da GOL e antecipar voos gratuitamente 6 horas antes do voo para todos que tiverem na mesma reserva.

Vale lembrar que, temporariamente, entre 24 de agosto e 21 de setembro, os voos da GOL na ponte aérea estão sendo operados pelo aeroporto do Galeão, devido às obras na pista principal do Santos Dumont.

 

Ponte aérea Latam

A Latam também oferece 26 voos em cada direção da ponte aérea. É a maior frequência, ao lado da GOL, com um intervalo médio de 37 minutos entre cada voo. Opera aeronaves Airbus A319, com capacidade para 144 passageiros.

A Latam é a única empresa que permite adiar ou antecipar voos no mesmo dia da viagem, sem restrição de horários, mediante o pagamento de uma taxa (sem custo adicional para clientes Latam Fidelidade Black Signature, Black ou Platinum). Uma flexibilidade importante para o público da ponte aérea! Também oferece internet Wi-fi em todos os voos dessa rota, além de oferecer conteúdo gratuito de filmes e séries no dispositivo dos clientes, através do Latam Play. No serviço de bordo, recentemente a empresa saiu do modelo pago do Mercado Latam, que oferecia apenas um copo de água como cortesia, e passou a oferecer biscoito amanteigado com refrigerante, suco, ou café, sem custo adicional.

O ponto fraco da Latam são as poltronas: de longe as mais apertadas e incômodas entre as concorrentes. É praticamente impossível abrir um computador e trabalhar em um voo da empresa. Além disso, por enquanto oferece apenas 12 assentos Latam + conforto com espaço adicional, sendo 6 na primeira fileira e outros 6 na saída de emergência. Tem coragem de cobrar R$ 50 por assentos entre as fileiras 2 e 6 que não oferecem 1 cm a mais de espaço (as aeronaves devem ser adequadas nos próximos meses, com cinco fileiras de assentos com 86cm de distância). A companhia também é a única que cobra pela marcação de assentos comuns, mesmo no momento do check-in. Sem pagar o jeito é aguardar o sistema designar um assento para você automaticamente.

A Latam costuma ser eficiente e pontual na ponte aérea, pois mantém aviões exclusivos para essa rota. O que me incomoda, além das poltronas apertadas e duras (a gente nem sente a espuma do assento, parece que estamos sentados numa madeira), é o procedimento de preparação para o pouso, executado assim que a aeronave começa a descer. Na ponte aérea, sobram pouco mais de 15 minutos para trabalhar ou relaxar com a poltrona reclinada, já que os comissários passam proibindo tudo depois disso. Além disso, podem melhorar o sistema de antecipação de voos, que tem falhas. Já tive problema de fazer a antecipação, salvar o cartão de embarque, mas ouvir no portão que não tinha vaga para mim, por um erro do sistema. Também já me aconteceu de antecipar vários passageiros na mesma reserva e, após a confirmação de operação realizada, descobrir que apenas parte da minha família tinha sido antecipada. E o pior, não tinha mais vaga para irem todos juntos…

Clientes Latam Fidelidade Black Signature, Black e Platinum têm direito ao assento Latam + conforto sem custo, despacho de 1 bagagem gratuita e antecipação ou adiamento de voo na mesma data da viagem, sem custo adicional. Clientes Gold Plus têm direito ao despacho de 1 bagagem gratuita e antecipação ou adiamento de voo na mesma data da viagem sem custo adicional. Clientes Latam Fidelidade Gold têm direito ao despacho de 1 bagagem sem custo extra.

Vale lembrar que, temporariamente, entre 24 de agosto e 21 de setembro, os voos da Latam na ponte aérea estão sendo operados pelo aeroporto do Galeão, devido às obras na pista principal do Santos Dumont.

 

Qual a melhor companhia aérea para viajar na ponte aérea Rio-SP?

Com certeza, é aquela que oferecer a melhor tarifa e o melhor horário para a sua viagem. Vale a pena pesquisar, sempre! No entanto, em condições de igualdade de preços, o que é comum ocorrer, você deve escolher a empresa que oferecer o pacote de serviços e benefícios que mais valoriza. Como deu para perceber, não é tudo igual. As três empresas possuem pontos fortes e fracos e, possivelmente, vão anunciar mais novidades nos próximos meses. Cabe a você decidir qual é a melhor opção para a sua viagem!

Esse ano eu já fiz 56 voos na ponte aérea Rio-SP. Na maior parte deles trabalhei. O que mais valorizo é o espaço para conseguir abrir o computador. Ganhar 1 hora de trabalho em cada viagem significou para mim, nos primeiros oito meses do ano, 7 dias inteiros de trabalho (56 horas). É um fator de produtividade! Também sou um frequente utilizador da internet Wi-fi (se fosse mais barato, eu usaria sempre) e da antecipação de voos, pois conto com esse benefício como passageiro frequente das três empresas.

Leia também:

——-

E você, o que mais gosta e menos gosta nas viagens da ponte aérea? Qual a melhor companhia para viajar nessa rota? Comente e participe!