Mesa farta e boa comida! Descubra o melhor destino culinário da Europa
Mesa farta e boa comida! Descubra o melhor destino culinário da Europa
Quem não gosta de uma boa comida, diversidade e um prato farto? Se alimentar bem, se deliciando com uma maravilhosa receita, faz parte de uma das principais experiências quando exploramos novos destinos. Para mim, a gastronomia ocupa uma das primeiras posições de destaque quando recordamos e destacamos os pontos altos de uma cidade visitada.
A boa culinária é tão importante na indústria do turismo que há um prêmio internacional que destaca a melhor gastronomia pelo mundo. Na edição deste ano do World Culinary Awards a nossa queridinha Lisboa foi eleita a cidade onde se come melhor na Europa.
A capital portuguesa disputava o título com outras importantes cidades europeias, algumas delas conhecidas internacionalmente pela alta gastronomia. Lisboa deixou para trás na premiação deste ano: Paris, Viena, Barcelona, Copenhague, Londres e Florença.
Apesar de não conseguir ganhar o prêmio de melhor destino culinário da Europa, o World Culinary Awards deu vários destaques a capital francesa que levou o prêmio de: melhor restaurante da Europa (Alléno Paris); restaurante em marco turístico europeu (Le Jules Verne – Tour Eiffel) e melhor curso de culinária na Europa (École Ducasse).
Lisboa, o melhor destino culinário da Europa
Um destino que respira gastronomia. A comida faz parte da cultura portuguesa e nós brasileiros sabemos bem disto. Não dá para pensar numa viagem à Lisboa sem vislumbrar e salivar pela maravilhosa culinária do país.
Os bons preços, comparado com outros destinos europeus, a diversidade gastronômica e a comida farta fazem parte da mesa nos principais restaurantes lisboetas.
O bacalhau é patrimônio nacional e é o prato mais famoso do país. Pode ser a natas, com broa, grelhado ou simplesmente recheando um bolinho. São diversas formas e receitas para comer um bom bacalhau em Portugal.
Em Lisboa, há muitas opções de restaurantes e as tradicionais tascas que servem diariamente esta deliciosa iguaria, mas na cidade ainda é possível encontrar bons cortes de carne ou pratos fartos de mariscos, veja onde comer em Lisboa.
Em qualquer lugar de Lisboa é fácil encontrar um bom estabelecimento para comer bem e pagar menos, mas fuja dos restaurantes turísticos no centro da cidade.
Se quiser algo descolado e com farta escolha, o imperdível Mercado da Ribeira, também conhecido como Time Out Market, pode ser uma boa pedida. Por lá é possível encontrar diversos espaços comandados por renomados chefs portugueses, como Henrique Sá Pessoa (proprietário do Alma, duas estrelas Michelin).
Falando no famoso guia culinário, vale destacar que Lisboa vai muito além da comida popular e com bom preço. A capital portuguesa abriga diversos restaurantes sofisticados e estrelados.
São muitas opções indicadas e condecoradas pelo Guia Michelin para você apreciar o melhor do preparo de uma boa culinária portuguesa. Entre eles estão: 100 Maneiras do famoso chef Ljubomir Stanisic; Belcanto do chef José Avillez; Eneko dos chefs Eneko Atxa e Lucas Bernardes; descubra outros restaurantes Michelin de Lisboa.
Se a ideia é só fazer uma rápida boquinha ou adoçar a vida com um bom docinho português, saiba que as pastelarias e cafés estão espalhados por todos os cantos de Lisboa.
Nada melhor que um cafezinho bem tirado após a refeição ou, claro, uma deliciosa sobremesa, onde os doces conventuais são os grandes destaques de Portugal, entre eles o mais famoso é o pastel de nata. Descubra a lista dos 12 melhores pastéis de Portugal feita por especialistas.
Como já ressaltamos, Portugal encontra-se entre os países mais baratos para comer na Europa. Em média um casal gastará cerca de 30 a 40 euros por refeição. Um bom valor quando comparado com outras capitais europeias. Mas independente do preço, o que mais atrai os turistas em Lisboa é a mesa farta, os sabores, o ambiente, a diversidade e muito mais.
A capital portuguesa é tão conhecida por sua gastronomia que já foi destacada em diversos prêmios de cidades perfeitas para beber e comer pelo mundo.
Além de Lisboa, o World Culinary Awards premiou Porto, no norte de Portugal, como o melhor destino emergente culinário da Europa.
Ficou com vontade de viajar para Lisboa? Para uma boa viagem a capital portuguesa fique de olho no nosso post completo sobre o que fazer em Lisboa e onde ficar em Lisboa. Para garantir a sua viagem, pagando menos, veja passagens para Portugal.