logo Melhores Destinos

Saiba qual é a melhor companhia aérea do Brasil na opinião dos nossos leitores!

Denis Carvalho
07/10/2015 às 14:54

Saiba qual é a melhor companhia aérea do Brasil na opinião dos nossos leitores!

A Azul é a grande vencedora da primeira pesquisa sobre as melhores companhias aéreas realizada pelo Melhores Destinos. Entre mais de 5 mil respostas, mais de 51% disseram que optariam pela companhia caso ela oferecesse o mesmo preço e horários que as concorrentes Avianca, GOL e TAM.  A Azul foi apontada também como a que tem melhor frota e como a empresa que mais se preocupa em oferecer melhores serviços aos passageiros.

Do outro lado da balança, a GOL foi apontada como a companhia menos admirada, com apenas 18,7%. Na pergunta sobre qual companhia você não voaria de maneira alguma, a empresa foi a segunda mais votada, atrás apenas dos que não têm restrição a nenhuma das quatro companhias.

No levantamento não foram incluídas questões diretas sobre serviço de bordo, entretenimento, atendimento, poltronas e pontualidade, já que esses itens são avaliados pelo Ranking Melhores Destinos de Companhias Aéreas.

Preferência e rejeição

A principal pergunta da pesquisa se baseava em uma situação hipotética, na qual as quatro companhias aéreas oferecessem a mesma tarifa e horário similar em voos diretos. Neste caso, a Azul seria a preferida por 50,69% dos leitores, seguida da TAM, com 23,39%, e da Avianca, com 17,13%. A GOL foi a preferida por 7,23%, enquanto 1,56% disseram não ter uma companhia favorita.

Sobre os motivos que levaram a esta escolha, o item mais importante foi o atendimento a bordo, apontada como determinante por 56,13%. Além da simpatia dos comissários de bordo, os leitores consideraram como muito importantes o serviço de bordo (54,6%), boas experiências em viagens anteriores (49,63%), poltronas mais confortáveis (48,35%), sistema de entretenimento (45,73%) e aviões mais novos e seguros.

melhor-cia-mesmo-horario

A pergunta seguinte foi contrária. Considerando a mesma situação imaginária de igualdade entre as quatro companhias, qual delas o leitor jamais escolheria. A maioria (41,55%) afirmou não ter restrições a nenhuma delas. Mas o resultado foi apertado, já que a GOL teve 38,87%. Bem distantes aparecem TAM (9,69%), Avianca (6,65%) e Azul (3,24%).

pior-cia-mesmo-horario

Os motivos que levaram à rejeição esclarecem a grande rejeição à GOL: o serviço de bordo foi a causa mais determinante para não voar com a companhia (30,57%). A GOL era a única entre as quatro empresas que não oferecia nenhuma espécie de alimento gratuito, mas voltou a oferecer um snack a bordo. Poltronas desconfortáveis (26,64%), sistema de entretenimento (22,69%) e atendimento ruim a bordo (22,26%) também afastam os passageiros. Entre os que marcaram “outros”, houve quem reclamasse até de ter visto baratas passeando pelo avião!

Frota e malha aérea 

A Azul também levou a melhor com relação à frota. Seus Embraer 190/195 e turboélice ATR foram preferidos por 63,85% dos participantes. TAM e Avianca, que têm frotas parecidas, baseadas na família Airbus A320, ficaram em segundo e terceiro lugares, com 32% e 24% respectivamente. Por último ficaram os Boeing 737 da GOL, com apenas 13,45%. Ao que parece, os leitores não avaliaram apenas o modelo das aeronaves, mas questões como poltronas e sistema de entretenimento acabaram pesando na escolha.

melhores-avioes

Com relação à malha aérea. a TAM foi apontada como a que oferece melhores opções de voo, com 61,08% das indicações. A GOL ficou em segundo, com 50,07% , seguida de Azul (35,05%) e Avianca (8,12%).

melhor-malha

Preocupação com os passageiros

Outra pergunta bastante interessante foi sobre qual companhia aérea parece mais interessada em oferecer bons serviços aos passageiros. A Azul mais uma vez se destacou, com 68,27% dos leitores. Em seguida, repetindo a ordem do Ranking MD, aparece a Avianca Brasil, com 30,84%, seguida de perto pela TAM, com 28,66%. A GOL é a mais preocupada em atender bem os passageiros na opinião apenas de 8,49% enquanto para 4,93% nenhuma delas pensa de fato no bem estar dos clientes.

companhia-aerea-melhores-servicos

A questão seguinte do levantamento foi contrária: qual das companhias parece mais preocupada com lucros, sem se importar com a qualidade do serviço aos passageiros. A GOL ficou com o título de “mercenária” na visão de 67,41% dos leitores, seguida da TAM, com 36,37%. A surpresa ficou com a Avianca, que foi apontada por apenas 4,80% e teve a melhor colocação da pesquisa, já que a Azul recebeu 6,68% dos votos.

companhia-preocupada-com-lucros

Preço das passagens

A explicação pode ter a ver com o tema seguinte: o preço das passagens. Aqui os papéis se inverteram e a Azul foi apontada como a grande vilã enquanto a GOL ficou em primeiro lugar, sendo apontada como a companhia que oferece os melhores preços por 55,99% dos leitores. A TAM ficou em segundo com 17,34%.

companhia-passagens-aereas-mais-baratas

Na pergunta inversa, sobre qual companhia vende passagens mais caras, a Azul ficou em primeiro, com 40,04%, mas praticamente empatada com a TAM, que recebeu 38,67% das indicações. Avianca teve 11,46% e a GOL apenas 6,84%.

companhia-passagens-aereas-mais-caras

Melhora ou piora

Quando perguntados sobre qual companhia aérea havia melhorado seus serviços nos últimos dois anos, a Azul foi a melhor avaliada, com 39,22%. Em seguida aparecem Avianca (18,93%), embalada pela troca dos Fokker-100 pelos A320, a GOL (16,57%) e a TAM, que amargou a última posição com 13,98%. O resultado da pergunta foi um dos mais equilibrados.

companhia-passagens-melhorou-nos-ultimos-anos

Sobre qual companhia piorou os serviços, nos últimos dois anos, medidas controversas como o fim do serviço de bordo gratuito levaram a GOL ao primeiro lugar isolado, com 50,76% dos votos. A TAM aparece com 29,55%, enquanto Azul e Avianca tiveram menos de 3% cada.

companhia-passagens-piorou-nos-ultimos-anos

Conclusão

A pesquisa realizada pelo Melhores Destinos não tem valor científico e também não mede a experiência dos leitores com as companhias aéreas, o que é refletido no nosso Ranking. Nossa intenção é mostrar o grau de simpatia, a imagem que os leitores têm de cada uma das empresas. Nesses quesitos, a vitória da Azul é incontestável. A companhia ficou em primeiro lugar na maioria das questões. A boa imagem é sustentada pelos ótimos serviços, que garantem à Azul o primeiro lugar no nosso ranking , e a mimos como bom serviço de bordo e sistema de entretenimento com TV ao Vivo.

avaliacao-azul-linhas-aereas(22)

A TAM ficou em segundo lugar na principal pergunta do levantamento, o que mostra que sua boa imagem se mantêm inabalada. A maior companhia nacional, por muitos anos a mais querida dos brasileiros. Sua popularidade, contudo, foi abalada pela chegada da Azul e por cortes no seu serviço, especialmente com relação ao espaço entre as poltronas, hoje o menor entre as nacionais, e no serviço de bordo. Ainda assim, a TAM continua querida pelos leitores. Resta saber se a companhia conseguira transferir a popularidade para sua nova marca, a Latam, a partir do ano que vem.

A320-TAM

Terceira colocada, a Avianca ainda é uma ilustre desconhecida para boa parte dos leitores, devido à sua malha mais restrita. Não fosse isso, a tendência é que a companhia disputasse com a Azul a primeira colocação, como ocorre no Guia de Companhias Aéreas. Por lá ela aparece em segundo com média 8,5, contra 8,8 da concorrente e bem à frente da TAM, que tem média 7,0.

Avianca Brasil 2

Em último na lista, a GOL colhe os frutos de sua política low cost, com voos sem sistema entretenimento e com serviço de bordo pago. Nos últimos tempos, a companhia tem trilhado o caminho inverso, com poltronas mais confortáveis, novo sistema wifi com conteúdo e internet a bordo e a volta de snacks grátis – tudo isso coroado com uma nova imagem Enquanto as mudanças não surtem efeito, a GOL amargou a última posição em quase todos os quesitos. Isso quer dizer que a companhia sai derrotada da pesquisa? Não necessariamente. A GOL foi vencedora em um único quesito: a de companhia que oferece os melhores preços. Mas trata-se de um ponto tão importante no processo de escolha, que pode ser suficiente para que os passageiros deixem todas as regalias de lado e optem pela laranja. Afinal, até que ponto vale a pena pagar mais caro?

aeronave-nova-gol

Agradecemos a todos os leitores que participaram! Gostou do resultado da pesquisa? Deixe sua opinião nos comentários e participe!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção