logo Melhores Destinos

Por que você deveria sempre manter a saída de ar aberta no avião

Daniel Akstein Batista
18/05/2024 às 11:00

Por que você deveria sempre manter a saída de ar aberta no avião

Aposto que você não sabia da importância em sempre manter a saída de ar aberta no avião. Eu mesmo, muitas vezes, já entrei na aeronave e dei logo um jeito de fechar o ar gelado que vinha em minha cabeça. Mas já estou mudando meu hábito!

O ar que sai do compartimento em cima das poltronas não serve apenas para refrigerar a aeronave. Mais importante que isso, deixar as aberturas de ventilação abertas e permitir que o ar circule pode ajudar a prevenir a propagação de bactérias e vírus no ambiente.

Ar com mais qualidade

É claro que se alguém fechar a saída de ar não será necessariamente um grande problema (se fosse, convenhamos, seria proibido). Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), “o ar da cabine é renovado de 20 a 30 vezes por hora, cerca de 10 vezes mais do que a maioria dos edifícios de escritórios”.

Baixe o app do Melhores Destinos e não perca as melhores promoções de passagens aéreas e hotéis.

Em um ambiente fechado, no entanto, é sempre bom deixar o ar fluir para ter uma qualidade melhor. “O ar na cabine de uma aeronave é uma mistura de ar fresco extraído de fora e o ar recirculado que passou por filtros Hepa (filtros de ar de partículas de alta eficiência), que são capazes de capturar 99,97% das partículas, como bactérias e vírus”, explicou o especialista Brya Newbold à revista Travel+Leisure.

Diante dessa explicação, sabemos então que pode haver propagação bacteriana e viral dentro da cabine antes de o ar passar pelo filtro HEPA e, depois, se misturar ao ar fresco. Em um exemplo mais claro, podemos imaginar alguém sentado ao seu lado tossindo e espirrando. E é justamente nessa área onde a abertura da ventilação podem ser mais úteis.

Como funciona o fluxo de ar na cabine do avião?

Como vimos, o ar está circulando o tempo todo dentro da aeronave. E o fluxo de ar na cabine vai de cima para baixo, não da frente para trás ou o contrário. Em geral, esse abastecimento vem da parte superior da cabine, principalmente das saídas de ar em cima das poltronas e dos dutos laterais que envolvem os compartimentos de bagagem; já os retornos geralmente estão localizados no piso.

Manter as saídas de ar abertas, nesse caso, vai ajudar a manter o ar circulando de cima para baixo mais rapidamente. Fica o alerta, no entanto: essa não é a única forma de se proteger de possíveis transmissões no ar. Para quem busca uma proteção extra, o uso de máscaras é recomendável, mesmo que ela não seja mais uma peça obrigatória como era durante a pandemia da Covid-19.

A Travel+Leisure lembra ainda que nem sempre os sistemas de filtragem de ar estão ligados quando o avião está em solo, o que é mais um motivo para os passageiros que querem um reforço a mais na proteção usarem máscara durante o embarque e desembarque.

Veja também:

Cuidado com a higiene! Essas são as 5 partes mais sujas de um avião, segundo os comissários


Você costuma deixar a saída de ar aberta no avião? No meu próximo voo vou me certificar que todo o ar esteja circulando certinho em cima de mim!

 

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção