20 dos mais belos vitrais do mundo – três estão no Brasil!
Embelezar edifícios e ver a história contada através de vidros multicoloridos. A partir da Idade Média os vitrais começaram a ganhar destaque. Primeiramente na igrejas. Na Europa, centenas delas contam com belos exemplares destes vidros multicoloridos. Entretanto, tradicionalmente usados em edifícios sagrados, os vidros ganharam o mundo da arquitetura e foram utilizados em diversas obras incríveis. Conheça abaixo 20 vitrais que valem a pena ser visitados, três deles estão aqui no Brasil.
Galeria Nacional de Victoria – Austrália
A Galeria Nacional de Victoria abriu, em Melbourne, seu grande salão em 1968, revelando o magnífico teto vitral de Leonard French. Foram cerca de 5 anos de obras só para montar este maravilhoso mosaico de vidros coloridos. Até hoje é possível encontrar muitos visitantes deitados no chão do salão para contemplar este belo trabalho.
Santuário Dom Bosco – Brasil
Esta igreja na Asa Sul, em Brasília, atrai fiéis e turistas de todas as partes do Brasil. A riqueza interior do Santuário Dom Bosco impressiona com os vitrais que a rodeiam por completo preenchendo os espaços das 80 colunas de 16 metros de altura. São 7.400 peças de vidro em doze tons diferentes de azul. Ao entrar na igreja tem-se a sensação de estar rodeado pelo céu estrelado.
Catedral de Brasília – Brasil
Outro belo vitral brasileiro também fica em Brasília. Este aqui é bem mais conhecido e visitado que o do Santuário Dom Bosco. A formidável catedral da cidade ganhou as curvas de concreto de Oscar Niemeyer que foram preenchidas por nuvens verdes, azuis e brancas do magnífico trabalho em vidro da francesa Marianne Peretti. Se estiver passeando pela cidade – que também é onde fica a sede do Melhores Destinos – vale a pena visitar a catedral em horários diversos e ver como os vitrais mudam de acordo com o sol!
Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro – Brasil
Inaugurada em 1979, a Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro tem estilo moderno e um formado cônico. São 75 metros de altura, no seu interior o grande destaque são os quatro vitrais retilíneos. Cada vitral tem uma cor predominante e simboliza uma das quatro características da Igreja: Una (verde), Santa (vermelho), Católica (amarelo) e Apostólica (azul).
Wafi Mall – Emirados Árabes
Dubai é um destino de superlativos. Repleta de atrações e lojas que fazem da cidade um paraíso para quem gosta de gastar muito. O Wafi Mall ficaperto do centro antigo e conta com 350 estabelecimentos comerciais. Além das compras, o shopping atrai por seus belos vitrais, todos inspirados no Egito antigo.
Sagrada Família – Espanha
Esta maravilha da arquitetura de Antoni Gaudi é símbolo de Barcelona. São mais de 100 anos de obras, mas felizmente a construção do Templo da Sagrada Família finalmente será finalizada em 2026. Quando pronta, serão, ao todo, dezoito torres, doze delas representando os apóstolos. Se o exterior impressiona, o interior não deixa por menos, principalmente na ideia de Gaudí em criar uma “floresta de colunas”, estruturas que se assemelham a árvores, além, é claro, da beleza dos vitrais.
Palácio da Música Catalã – Espanha
Outra maravilha na cidade de Barcelona. Esta sala de concertos é um rico exemplo de belos vitrais. No Palácio da Música Catalã os vidros se espalham pelas laterais e no teto. Para entrada da luz natural foi construída uma grande claraboia feita por Antoni Rigalt i Blanch, como se fosse um grande Sol adornado por cristais dourados e outros tons mais suaves com azuis e brancos
Capela Ação de Graças – Estados Unidos
A Capela de Ação de Graças (Chapel of Thanksgiving), no centro de Dallas, é mais conhecida por sua “Janela da Glória”, uma arte em vitrais em forma espiral em direção ao céu que fica mais brilhante quanto mais perto do centro.
Centro Cultural de Chicago – Estados Unidos
Construído em 1897 para ser a sede da Biblioteca Pública de Chicago, esse belo prédio – em estilo Beaux-Arts e com influências renascentistas – hoje é casa do Chicago Cultural Center. Além da parte artística e cultural, o Centro atrai por sua bela arquitetura e por suas cúpulas de vidro. Com 11 e 12 metros de diâmetro e mais de 30 e 50 mil peças na composição, este vitrais são os maiores do mundo construídos por Louis Comfort Tiffany.
Catedral de Reims – França
Pertinho da fronteira com a Alemanha, a cidade francesa de Reims abriga em sua catedral incríveis vitrais. Embora o local tenha sido fortemente danificada durante a Guerra Mundial, alguns vitrais do século XIII resistiram, é claro que alguns passaram por uma restauração. Mais notáveis são as grandes rosáceas. A janela oeste (sobre a entrada principal) retrata a criação, enquanto a rosácea no norte ilustra a assunção da Virgem Maria.
Sainte-Chapelle – França
A Sainte-Chapelle é uma capela gótica situada na Île de la Cité em Paris e foi construída no século XIII por Luís IX. O local fazia parte do palácio real, que foi destruído ao longo do tempo. Somente a capela sobrou para o deleite dos visitantes que podem admirar seus belos vitrais com até 15 metros de altura. A famosa Igreja de Notre Dame também têm vitrais coloridos, mas para muitos os da Sainte-Chapelle são os mais bonitos da capital francesa.
Galeries Lafayette – França
Outro belo vitral francês não fica em nenhuma igreja, mas sim num dos principais centros comerciais de Paris. O prédio, que abriga as Galerias Lafayette é de 1912, não atrai somente os consumidores, mas sim visitantes que querem se maravilhar com a gigante cúpula neobizantina que fica a 42 metros de altura e ilumina o salão principal do local.
Catedral de Coventry – Inglaterra
A Catedral de Coventry é uma estrutura moderna construída após a destruição do edifício original do século 14 durante a Segunda Guerra Mundial. A nova construção inclui uma parede de vitrais acima do altar da igreja.
Catedral de York – Inglaterra
A bela Catedral de York atrai pela fé, pela história e pela beleza. Sede do arcebispo de York, o segundo cargo mais alto cargo da Igreja Anglicana, o local já foi usado como Parlamento durante o reinado de Eduardo I nos anos de 1200. A Catedral também abriga um dos mais belos vitrais da Europa.
Instituto Holandês de Som e Visão – Holanda
Nos arredores de Amsterdã fica a cidade de Hillversum, sede do belo Instituto Holandês de Som e Visão. O cubo todo de vidro colorido encanta pela beleza e pelo impressionante acervo. Cerca de 70% do patrimônio audiovisual holandês (tv, radio, musica, filmes, inúmeros áudios, etc) é possível ser encontrado no Instituto.
Mesquita de Nasir-ol-molk – Irã
A Mesquita Nasir-ol-molk é uma joia da arquitetura persa e símbolo do Irã. Conhecida como Mesquita Rosa, devido aos azulejos dessa cor utilizados no seu interior, o templo religioso tem, sem dúvidas, seu maior atrativo a extensa superfície de cristais coloridos. Embora seja bonita a qualquer hora do dia, o ideal é visitá-la de manhã para garantir sombreamentos com cores mais fortes.
Basílica da Nossa Senhora de Guadalupe – México
O nova Basílica, inaugurado na década de 70, impressiona pelo seu tamanho e pelos vitrais coloridos. A estrutura é suportada por 350 pilares e pode abrigar até 10 mil pessoas no interior. A Basílica da Nossa Senhora de Guadalupe é o segundo santuário católico mais visitado no mundo, perdendo somente para a Basílica de São Pedro. São mais de 20 milhões de visitantes por ano.
Gran Hotel Ciudad de México – México
Este prédio de cinco andares, no centro da Cidade do México, hoje abriga o Gran Hotel, mas o local, que teve suas primeiras obras em 1526, já foi casa de autoridades importantes e até centro comercial. Em 1908, o prédio ganhou um belo vitral em estilo Tiffany, um dos quatro maiores do mundo, criado pelo francês Jacques Gruber.
Jardim Botânico Cosmovitral – México
O Jardim Botânico Cosmovitral, em Toluca, abriga mais de 500 espécies de plantas. Apesar de atrair bastante visitantes interessados em botânica, a grande atração do local não é vegetal. O Jardim Botânico abriga a maior estrutura de vidro do mundo, com mais de 3000 metros quadrados.
Museu de Erawan – Tailândia
Este museu extravagante fica em Bangkok e abriga antiguidades, esculturas e símbolos tailandeses. O local é conhecido pela gigante estátua de bronze de um elefante de três cabeças de 29 metros. No interior do museu um belo vitral, no teto, faz a luz natural entrar e iluminar centenas de anos de muita história da arte.
Conhece algo destes vitrais? Tem algum outro maravilhoso vitral para indicar? Deixe seu comentário e participe!
Pesquisar passagens aéreas
Não perca nenhuma oportunidade!
E-mail diário com promoções
Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app
Seja notificado sempre que surgir uma promoção