logo Melhores Destinos

20 dos mais belos vitrais do mundo – três estão no Brasil!

Rafael Castilho
05/05/2021 às 9:06

20 dos mais belos vitrais do mundo – três estão no Brasil!

Embelezar edifícios e ver a história contada através de vidros multicoloridos. A partir da Idade Média os vitrais começaram a ganhar destaque. Primeiramente na igrejas. Na Europa, centenas delas contam com belos exemplares destes vidros multicoloridos. Entretanto, tradicionalmente usados em edifícios sagrados, os vidros ganharam o mundo da arquitetura e foram utilizados em diversas obras incríveis. Conheça abaixo 20 vitrais que valem a pena ser visitados, três deles estão aqui no Brasil.

Galeria Nacional de Victoria – Austrália

A Galeria Nacional de Victoria abriu, em Melbourne, seu grande salão em 1968, revelando o magnífico teto vitral de Leonard French. Foram cerca de 5 anos de obras só para montar este maravilhoso mosaico de vidros coloridos. Até hoje é possível encontrar muitos visitantes deitados no chão do salão para contemplar este belo trabalho.

Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro – Brasil

Inaugurada em 1979, a Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro  tem estilo moderno e um formado cônico. São 75 metros de altura, no seu interior o grande destaque são os quatro vitrais retilíneos. Cada vitral tem uma cor predominante e simboliza uma das quatro características da Igreja: Una (verde), Santa (vermelho), Católica (amarelo) e Apostólica (azul).

Dubai é um destino de superlativos. Repleta de atrações e lojas que fazem da cidade um paraíso para quem gosta de gastar muito. O Wafi Mall ficaperto do centro antigo e conta com 350 estabelecimentos comerciais. Além das compras, o shopping atrai por seus belos vitrais, todos inspirados no Egito antigo.

A Sainte-Chapelle é uma capela gótica situada na Île de la Cité em Paris e foi construída no século XIII por Luís IX. O local fazia parte do palácio real, que foi destruído ao longo do tempo. Somente a capela sobrou para o deleite dos visitantes que podem admirar seus belos vitrais com até 15 metros de altura. A famosa Igreja de Notre Dame também têm vitrais coloridos, mas para muitos os da Sainte-Chapelle são os mais bonitos da capital francesa.

Galeries Lafayette – França

Outro belo vitral francês não fica em nenhuma igreja, mas sim num dos principais centros comerciais de Paris. O prédio, que abriga as Galerias Lafayette é de 1912, não atrai somente os consumidores, mas sim visitantes que querem se maravilhar com a gigante cúpula neobizantina que fica a 42 metros de altura e ilumina o salão principal do local.

Catedral de Coventry – Inglaterra

A Catedral de Coventry é uma estrutura moderna construída após a destruição do edifício original do século 14 durante a Segunda Guerra Mundial. A nova construção inclui uma parede de vitrais acima do altar da igreja.

Catedral de York – Inglaterra

A bela Catedral de York atrai pela fé, pela história e pela beleza. Sede do arcebispo de York, o segundo cargo mais alto cargo da Igreja Anglicana, o local já foi usado como Parlamento durante o reinado de Eduardo I nos anos de 1200. A Catedral também abriga um dos mais belos vitrais da Europa.

Instituto Holandês de Som e Visão – Holanda

Este prédio de cinco andares, no centro da Cidade do México, hoje abriga o Gran Hotel, mas o local, que teve suas primeiras obras em 1526, já foi casa de autoridades importantes e até centro comercial. Em 1908, o prédio ganhou um belo vitral em estilo Tiffany, um dos quatro maiores do mundo, criado pelo francês Jacques Gruber.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção