logo Melhores Destinos

Lugares para viajar em janeiro: 27 destinos imperdíveis no Brasil e no mundo

Camille Panzera
Camille Panzera
15/11/2020 às 6:30

Lugares para viajar em janeiro: 27 destinos imperdíveis no Brasil e no mundo

Para onde viajar em janeiro? O início de um novo ano é um bom momento para refletir, viver novas aventuras e conhecer novos destinos. Muitas vezes uma viagem no momento certo é o que nos dá fôlego, ideias para voltar ao trabalho com bastante gás e decisões inovadoras. Por esses e outros motivos, o primeiro mês do ano costuma ser um ótimo momento para planejar uma viagem!
Janeiro tem aquele gostinho de recomeço, é período de férias e recesso para muita gente e com o verão bombando, é o momento perfeito para tirar alguns dias de folga curtindo o mar, por exemplo. Embora seja período de alta temporada, especialmente no início do mês, é o que muita gente precisa para começar o ano cheio de energia!
O mês de janeiro é um período de bastante turismo em todo o Brasil e época em que as praias de norte a sul do país ficam cheias de gente! Não é o mais econômico dos momentos para viajar, porque tanto hotéis quanto voos costumam ter preços mais altos do que a média, mas com flexibilidade de datas ainda é possível garantir aquela tão sonhada viagem.

No Nordeste brasileiro, os destaques ficam por conta de destinos como Maceió e Porto de Galinhas, no sudeste muita gente busca o Rio de Janeiro e o litoral fluminense, além lugares como Ilhabela e Ubatuba, em São Paulo. No sul, Florianópolis e Bombinhas sempre fazem muito sucesso. E para quem deseja viajar para fora do Brasil, é possível pegar uma praia em Miami, ou aproveitar a paisagem com neve em várias cidades na Europa.

Há opções para quem gosta de frio, para quem quer calor ou para quem procura locais pouco explorados… abaixo você confere uma lista com sugestões de lugares para viajar em janeiro!

Destinos nacionais para viajar em janeiro

1 – Ilhabela, São Paulo

Temperaturas – janeiro: Média Máxima 29°C / mínima: 20°C
Precipitação: 343mm
Ilhabela, que é considerada uma das melhores praias do Brasil, desperta paixões em turistas de todo o Brasil, que veem no lugar uma ótima oportunidade de aliar conforto, preço acessível e bons serviços a excelentes praias. A paisagem acidentada que recobre Ilhabela ajuda na formação dos seus principais pontos turísticos. Os dias de folga serão regados a muito banho de mar e cachoeiras deliciosas em meio à Mata Atlântica. São mais de trinta praias para os turistas que desejam descanso com os pés na areia. Janeiro faz bastante sol e altas temperaturas na ilha, mas também pode ocorrer chuvas.
ilhabela

2 – São Sebastião, São Paulo

Temperatura médias – janeiro: Média Máxima 29°C / mínima: 20°C
Precipitação: 343mm

Apenas 200 km separam a maior cidade do Brasil das encantadoras praias de São Sebastião. As estradas sinuosas que passam em meio à Serra do Mar ajudam, ainda no percurso, a entrar no clima e preparam o corpo para relaxar. É hora de deixar o terno e o salto alto de lado e aproveitar a viagem. Seja em um disputado feriado prolongado ou em dias de praias praticamente desertas, São Sebastião é um convite a descansar. Curta cada minuto de pé na areia ou sobre as ondas nesse paraíso para o surfe em São Paulo. É hora de desapegar da cidade grande e se jogar no mar.

sao sebastiao

3 – Ubatuba, São Paulo

Temperaturas médias – janeiro: Média Máxima 29°C / mínima: 20°C
Precipitação: 343mm
Ubatuba encanta com praias desertas e de natureza quase intocada, muitas com acesso fácil e outras com lindas trilhas em meio à Mata Atlântica. Ubatuba é capaz de agradar a todos os turistas, tanto os que preferem se isolar em uma faixa de areia praticamente exclusiva quanto os que não abrem mão de um bom quiosque com música, comida e bebida sempre gelada à mão.
Leia também:
Praias de Ubatuba: 12 roteiros completos no Litoral Norte de São Paulo
dicas ubatuba

4 – Bombinhas, Santa Catarina

Temperaturas – janeiro: Média Máxima 29°C / mínima: 19°C
Precipitação: 186mm
Bombinhas é um refúgio para os moradores do sul de nosso país. Bastam alguns dias de sol e céu aberto que, numa rápida olhada para o mar, vem à tona o motivo de o lugar fazer tanto sucesso. Limpa, menos gelada do que a vizinha Florianópolis, com muitos peixes e uma transparência impressionante, fica difícil não se render aos encantos das praias dessa pequena cidade.
dicas bombinhas

5 – Maceió, Alagoas

Temperaturas – janeiro: Média Máxima 29°C / mínima: 22°C
Precipitação: 56mm

Considerado um dos melhores destinos do nordeste para curtir o verão, Maceió tem a facilidade de ter a estrutura de uma capital, mas um clima amistoso de cidade pequena. O litoral da cidade é um dos mais bonitos do Brasil e as praias possuem um esverdeado lindo! A partir de Maceió é possível fazer vários passeios para diferentes praias do litoral, cada uma delas com seu charme. Maragogi, a 124 km de Maceió é uma ótima pedida para quem busca sossego e lindas piscinas naturais!

maceio dicas

 

6 – Porto de Galinhas, Pernambuco

Temperaturas – janeiro: Média Máxima 29°C / mínima: 23°C
Precipitação: 124mm

Não é preciso explicar muito: Porto de Galinhas é um dos melhores destinos de praia do Brasil!  O distrito pertence ao município de Ipojuca, em Pernambuco, e tem a facilidade de estar a apenas 60 km do Aeroporto Internacional do Recife. Com as águas mornas, agradáveis em todo o ano, suas praias convidam para um mergulho e depois de curtir o mar do lugar não dá mais vontade de sair. Com piscinas naturais de uma beleza incontestável, Porto de Galinhas alia beleza e boa estrutura, mesmo em uma cidade pequena.

A rede hoteleira da cidade é diversificada e tem de tudo um pouco: resorts para relaxar, hotéis moderninhos, pousadas mais simples… não faltam opções e uma delas certamente vai agradar a você!

porto de galinhas dicas

7 – Praia dos Carneiros, Pernambuco

Temperaturas – janeiro: Média Máxima 29°C / mínima: 23°C
Precipitação: 124mm

A simpática Praia dos Carneiros é um destino cada vez mais procurado pelos amantes de paisagens naturais, praias paradisíacas e destinos tranquilos, onde é possível ter contato com a natureza e descansar. A praia possui algumas pousadas para quem deseja passar alguns dias descansando por lá mesmo e também tem uma ótima estrutura na praia, com bares e restaurantes próximos da areia.

carneiros pernambuco

Imagem: Vanessa Lima

8 – Florianópolis, Santa Catarina

Temperaturas – janeiro: Média Máxima 30°C / mínima: 21°C
Precipitação: 195mm
No alto da lista das cidades mais visitadas por estrangeiros, Florianópolis encanta por sua variedade de praias e pela capacidade de agradar todo tipo de público. É uma capital que cresceu em meio à natureza, que oferece belas paisagens naturais por toda sua extensão, onde se pode curtir tanto o movimento de uma capital efervescente quanto a tranquilidade de uma cidade — quase — do interior.
florianopolis dicas

9 – Praia da Pipa, Rio Grande do Norte

Temperaturas – janeiro: Média Máxima 31°C / mínima: 24°C
Precipitação: 50 mm
A Praia da Pipa, localizada ao sul de Natal – Rio Grande do Norte, tem cenários de cair o queixo e que são perfeitos para quem deseja curtir as férias de verão na frente do mar! Com praias onde aparecem golfinhos, piscinas naturais e falésias, além de bares e ótimos restaurantes, a Pipa tem uma ótima estrutura, hotéis de charme e bastante animação!
praia da pipa

10 – Itaúnas, Espírito Santo

Temperaturas – janeiro: Média Máxima 30°C / mínima: 22°C
Precipitação: 135 mm

Conhecida por suas dunas, seu forró e cenários naturais pouco explorados, essa pequena vila no Norte do Espírito Santo pode ser o destino perfeito para quem busca cenários bucólicos, descanso e simplicidade. É um local muito gostoso para curtir um banho no mar ou rio e belos dias de sol!

destinos viajar em janeiro

Destinos internacionais para viajar em janeiro

Confira abaixo algumas dicas de destinos internacionais para conhecer em janeiro!

11 – Ushuaia, Argentina

Temperaturas – janeiro: Média Máxima 15°C / mínima: 6°C
Precipitação: 31mm
Aos pés dos Andes e na beira do Canal Beagle, que divide Chile e Argentina, cresceu Ushuaia, uma cidade que hoje tem mais de 50 mil habitantes. O local é pequeno e relativamente novo, foi fundado em 1884 e cresceu inicialmente por influência da construção de um presídio, que tinha como finalidade abrigar presos e ajudar a marcar a presença argentina em terras tão remotas. O verão é um ótimo período do ano para visitar a cidade, as estações de esqui não estão em funcionamento, mas as temperaturas são agradáveis e seus lagos estão descongelados.
ushuaia dicas

12 – Punta del Este, Uruguai

Temperaturas – janeiro: Média Máxima 30°C / mínima: 16°C
Precipitação: 84mm
Sensação do verão para pessoas de todas as idades, Punta del Este é badalada, luxuosa, e bela! A cidade é o grande destaque do Uruguai quando o assunto é turismo e fica cheia de gente nessa época do ano. Esqueça dias frios rodeados por edifícios antigos e curta a atmosfera de um balneário alegre, onde a maior dificuldade será escolher entre uma praia de água doce e uma de água salgada.
dicas punta del este

13 – Cartagena, Colômbia

Temperaturas: – janeiro: Média Máxima 29°C / mínima: 23°C
Precipitação: 0mm
Cartagena das Índias, ou simplesmente Cartagena, é uma simpática cidade colombiana margeada pelo Mar das Caraíbas, onde impera o charme dos séculos passados sem deixar de dar vez à modernidade dos dias atuais. O lugar reúne um centro histórico com edifícios coloniais, bons restaurantes e praias que oferecem um refrescante mergulho!
cartagena colombia

14 – Havana, Cuba

Temperaturas – janeiro: Média Máxima 25°C / mínima: 17°C
Precipitação: 20mm
Havana é, sem dúvidas, um dos lugares mais peculiares para se conhecer no mundo. Esqueça internet no celular, edifícios envidraçados, fast foods, lojas de marcas famosas e deixe-se cativar pelo modo de vida simples, descobrindo a história que guarda esse patrimônio da humanidade. Cuba e principalmente Havana são destinos incríveis para quem desejar conhecer um destino histórico e com belas praias!
havana cuba

15 – Viena, Austria

Temperaturas – janeiro: Média Máxima 4°C / mínima: -1°C
Precipitação: 21mm

Passear por Viena é como revisitar um passado cheio de história e muito glamour. É voltar nos tempos da dinastia Habsburgo e deslumbrar-se com palácios imperiais, monumentos, igrejas que são verdadeiras obras de arte, ruas e bairros que se modernizaram com o passar do tempo, mas não deixaram de lado a sua essência.

16 – Estrasburgo, França

Temperaturas – janeiro: Média Máxima 3°C / mínima: -1°C
Precipitação: 30mm
Situada no leste na França, juntinho da fronteira com a Alemanha, Estrasburgo é uma cidade que pode ser conhecida o ano inteiro, mas fica encantadora no inverno, ainda mais se houver neve! Ela tem uma arquitetura belíssima em estilo enxaimel, um centro histórico inspirador, bons restaurantes e a vantagem de ao mesmo tempo permitir conhecer um pouco da cultura francesa e alemã. A cidade foi disputada pelos dois países e hoje é um excelente lugar para quem deseja conhecer um pouco do interior da França! É um destino tão lindo que parece ter saído de um cenário de filmes! A cidade vizinha de Colmar é outro ótimo destino próximo para visitar e que esbanja beleza!
estrasburgo dicas

17 – Interlaken, Suíça

Temperaturas – janeiro: Média Máxima 2°C / mínima: -4°C
Precipitação: 75mm
Reunindo os Alpes suíços e belos lagos de águas azuladas, Interlaken é um destino ótimo para quem busca paisagens nevadas e esportes na neve. A região fica coberta pela neve nesse período do ano, tem várias estações de esqui nas proximidades e de quebra um cenário dos sonhos! O inverno na região convida para um delicioso fondue e passeios nas vilas da região.
berna suica

18 – Tailândia (Bangkok, Phuket, Phi Phi e Chiang Mai)

Temperaturas – Bangkok – janeiro : Média Máxima 31°C / mínima: 21°C
Precipitação: 10mm

A Tailândia é país muito diferente e que desperta o interesse dos brasileiros porque alia, entre outros motivos, praias paradisíacas, uma cultura riquíssima, templos surpreendentes e preços ótimos! Isso sem falar do povo do país, que também é muito simpático. Ao viajar para o outro lado do mundo, muitas pessoas aproveitam para criar um roteiro que englobe diferentes cidades e como a Tailândia sofre com monções asiáticas, é importante entender que destino vale a pena ir em qual época do ano.

Em janeiro, você pode aproveitar para visitar as ilhas do Mar de Andaman, onde estão destinos como Koh Phi Phi e Pukhet. Além disso, pode ser um bom período para visitar cidades maiores, como a bela Chiang Mai e a capital Bangkok, que esbanja modernidade e boa gastronomia e tem poucas chuvas no mês de janeiro. Temos vários posts sobre a Tailândia, onde você pode ter dicas de roteiro na Tailândia , entender quando ir para a Tailândia ou saber quais as melhores Ilhas e Praias da Tailândia.

19 – Maldivas

Temperaturas – Male – janeiro: Média Máxima 30°C / mínima: 25°C
Precipitação: 76mm

As Ilhas Maldivas são um arquipélago que figura entre os destinos mais desejados de praia para se conhecer no exterior. Não é para menos! O destino possui uma natureza pouco explorada, hotéis incríveis com bangalôs no beira do mar muita tranquilidade. É um destino com várias praias públicas e outras privadas, onde ficam resorts, muito procurado para passar a lua-de-mel! Dezembro é, historicamente, um mês com poucas chuvas e bom para curtir dias de sol no lugar!

Leia também:
Como é viajar para as Ilhas Maldivas? Custos, transportes, praias, hotéis e muitas dicas!
Como viajar pelas Ilhas Maldivas gastando pouco

20 – Sri Lanka (Costa Oeste e Região Central)

Temperaturas – Colombo – janeiro : Média Máxima 30°C / mínima: 23°C
Precipitação: 80mm

Eleito pela Lonely Planet como o melhor destino para viajar em 2019, o Sri Lanka reúne fantásticas praias de águas cristalinas, um lindo interior montanhoso e preços baixos! A diferença cultural e religiosa tornam a experiência no país ainda mais enriquecedora e surpreendentes para quem prefere se aventurar em destinos que fogem do feijão com arroz!

Ella Sri Lanka

21 – Filipinas

Temperaturas – Manila: – janeiro Média Máxima 30°C / mínima: 21°C
Precipitação: 20mm
Formada por um arquipélago de 7.641 ilhas, as Filipinas são um destino de praias paradisíacas, preços econômicos e boa infraestrutura turística, perfeito para férias inesquecíveis no Sudeste Asiático. Enquanto muitos viajantes descobrem a Tailândia como a porta para a Ásia, as Filipinas despontam como uma forte concorrente, oferecendo atrações similares com muito mais exclusividade e sem a sensação de ser apenas “mais um”.

22 – Riviera Nayarit, México

Temperaturas – janeiro: Média Máxima 29°C / mínima: 16°C
Precipitação: 25mm
Na costa oeste do México esconde-se um destino ainda pouco explorado pelos brasileiros. Entre o azul-turquesa do Oceano Pacífico e o verde intenso da Sierra Madre, a Riviera Nayarit encanta pela exuberante natureza e leva o turista a aproveitar dias de muito sol. Dispa-se de preconceitos e encare os fatos: nem só de Cancún vive o México!

23 – San Blas, Panamá

Temperaturas – janeiro: Média Máxima 31°C / mínima: 18°C
Precipitação: 298mm
Uma ilha para chamar de sua. Uma ilha para cada dia do ano. Uma ilha para ser a mais perfeita representação do paradisíaco. O cenário parece surreal, é verdade. Mas, acredite, ele existe e está ao seu alcance. A composição de cena não para por aí. Há também um deslumbrante mar caribenho colorido, cabanas com varandas de frente para a praia e muitos coqueiros para proporcionar sombra e água fresca. São mais de 360 ilhas no arquipélago de San Blas, um lugar que muita gente ainda não ouviu falar, mas que impressiona pela natureza estonteante!

24 – Torres del Paine, Chile

Temperaturas – janeiro: Média Máxima 13°C / mínima: 7°C
Precipitação: 30mm

No extremo sul das Américas está um dos lugares mais selvagens do planeta. Uma paisagem quase intocada aguarda para ser descoberta e explorada. Essa é a sensação dos viajantes que chegam à Patagônia e ao Parque Torres del Paine: sentem-se os únicos habitantes de um universo repleto de montanhas, geleiras, lagos e campos. A desafiante imensidão natural deslumbra todo tipo de aventureiro.

Ao sul da Cordilheira dos Andes, dividida entre a Argentina e o Chile, a região Patagônica abrange um terço do território dos dois países. São quase 800 mil km² de paisagens impressionantes e riquíssima natureza. Um ambiente quase inabitado por homens, porém repleto de vida.

25 – Nova Zelândia

Temperaturas – janeiro: Média Máxima 20°C / mínima: 13°C
Precipitação: 70mm
As grandiosas paisagens e o mistério que cerca o lugar sempre aguçaram a curiosidade de viajantes de todo o mundo, que veem no país um destino exótico e repleto de possibilidades. Embarcar para a Nova Zelândia está na lista de desejos de qualquer aventureiro. E não é para menos. O lugar reúne em um espaço muito pequeno uma quantidade absurda de paisagens distintas, como se viajássemos por vários países ao mesmo tempo.

26 – Perth, Australia

Temperaturas – janeiro: Média Máxima 31°C / mínima: 16°C
Precipitação: 0 mm
Situada às margens do Oceano Índico e detentora do título de cidade com um milhão de habitantes mais isolada do mundo, Perth não é um dos destinos superpopulares da Austrália, talvez por isso seja um dos mais interessantes. Por estar afastada dos locais mais conhecidos, na costa oeste do país, é uma cidade que muita gente não conhece e seu charme está exatamente em oferecer muito mais do que as pessoas esperam. As belas praias e falta de chuvas na cidade são um dos motivos para viajar a Perth em janeiro.

27 – Gold Coast, Austrália

Temperaturas – janeiro: Média Máxima 28°C / mínima: 20°C
Precipitação: 178 mm
Sol, 70 km de praias, parques temáticos, ondas perfeitas para o surf, lojas de todo tipo, parques cheio de árvores, visuais de tirar o fôlego, boates – Gold Coast é uma das maiores cidades da Austrália e um dos destinos turísticos mais cobiçados do país. A cidade oferece atrações para diferentes faixas etárias — do jovem que quer se aventurar nas montanhas-russas ou pegar ondas no mar aos que optam por uma viagem mais pacata e desejam apenas a boa sombra de uma árvore enquanto observam o mar.

Se sua viagem acontecerá em outra época do ano, veja aqui alguns lugares para conhecer o ano todo: Rio de Janeiro, ParatyCuritiba, Belo Horizonte, Trancoso, São Paulo, Península de Maraú e Búzios, que é considerada uma das melhores praias do Brasil! Para quem busca um destino internacional, há várias boas pedidas, como Montreal, Porto, Buenos Aires, Santiago, Deserto do Atacama, Londres, Bruxelas, Zurique, Berlim e Singapura.

Em nosso Guia de Destinos você encontrará várias outras dicas para quem busca dicas de viagens!


E você? Tem mais dicas de destinos para viajar em janeiro? Compartilhe com a gente nos comentários!