logo Melhores Destinos

Conheça 27 dos destinos naturais mais bonitos da Europa

Rafael Castilho
09/04/2021 às 4:09

Conheça 27 dos destinos naturais mais bonitos da Europa

A Europa é o segundo menor continente em área territorial. Apesar de ser tão compacto, o Velho Continente agrega diversas maravilhas naturais. Do sul quente Mediterrâneo às gélidas terras nórdicas, a Europa tem muito a oferecer aos viajantes. A revista Condé Nast Traveler fez uma lista com os 26 mais belos destinos naturais europeus, alguns bem desconhecidos da maioria dos viajantes. Entretanto, a lista abaixo tem 27 localidades, pois este editor resolveu dar um pitaco e acrescentar um lugar.

A confecção de lista é muito polêmica e muitos outros belos destinos, com certeza, ficam de fora quando se decide limitar um número máximo de participantes no ranking. Então, caso você não concorde com algum ou tem outra sugestão não deixe de comentar no final do post!

1. Alpes – Suíça

A Suíça é facilmente um dos países mais bonitos do mundo, principalmente se você visitá-lo durante o inverno quando os Alpes suíços se tornam um luxuoso playground da prática de esqui e de outras atividades desportivas. Mas seja no frio ou no calor, os Alpes abrigam paisagens deslumbrantes, como o icônico pico Matterhorn. A montanha mais alta desta cordilheira é o Dufourspitze (Pico Dufour), com 4634 metros, na fronteira com a Itália.

Alpes, Suíça

2. Biarritz – França

O sul da França é a personificação do glamour e tem muito a oferecer aos visitantes. Entre os melhores destinos está Biarritz, pertinho da fronteira com a Espanha, uma cidade turística cujas praias selvagens são extremamente populares entre os surfistas, membros da realeza e celebridades. Logo ali perto fica também Dune du Pilat, uma das melhores praias do mundo.

Biarritz, França – Foto Air France

3. Cachoeiras Kravice – Bósnia e Herzegovina

Sem dúvida, você já ouviu falar do Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, na Croácia, cujas cachoeiras são tão populares que o país está limitando o número de pessoas que podem visitá-las para evitar a degradação. Felizmente, a vizinha Bósnia e Herzegovina também tem muitas cachoeiras lindas: a grande extensão de quedas d’água e piscinas esmeralda das cachoeiras Kravice, cercadas por florestas verdes, são uma visão digna de um roteiro de viagem. E, ao contrário da Croácia, muitas vezes você as terá só para você.

Cachoeiras Kravice, Bósnia e Herzegovina

4. Calçada do Gigante – Irlanda do Norte

Diz a lenda que a Calçada dos Gigantes, com suas milhares de colunas hexagonais de basalto erguendo-se do mar, é formada pelos restos de uma ponte real construída por gigantes. Já a ciência diz que foi formada por uma erupção vulcânica há cerca de 50 a 60 milhões de anos. São cerca de 37 mil colunas. A Calçada de Gigante é Patrimônio da Humanidade e um dos lugares mais estranhos do planeta para se visitar.

Calçada do Gigante , Irlanda do Norte

5. Campos da Morávia – República Tcheca

Os Campos da Morávia parecem terem saído de quadro de pintura a óleo. A beleza e as cores destas colinas verdejantes da República Tcheca a intitulam como a Toscana da Morávia. A região é muito fértil permitindo uma produção agrícola considerável. Além dos fartos campos parreirais, a região abriga uma grande população de cervos, lebres e javalis. A área fica a uma curta viagem de cerca de 3 horas de Praga.

Campos da Morávia, República Tcheca

6. Cárpatos orientais – Romênia

A Romênia pode ser mais conhecida por seus castelos medievais, terra do Drácula e igrejas góticas, mas o país também tem algumas das paisagens mais enigmáticas do sudeste da Europa. Os Cárpatos formam uma cordilheira de 1.500 quilômetros na Europa Central e no Leste Europeu. As densas florestas da cadeia montanhosa são lindas, não importa onde você esteja, mas de alguma forma elas parecem ainda mais bonitas quando você encontra locais como o Lacul Roșu (Lago Vermelho), retratado na foto abaixo.

Lacul Roșu, Romênia

7. Caverna de Melissani – Grécia

Um cenário surpreendente em meio a uma das ilhas mais paradisíacas da Grécia. A Caverna de Melissani, em Kefalonia, é inesquecível. São duas câmaras, uma escura e coberta de estalagmites, e a outra iluminada pelo sol através de uma enorme abertura para a superfície. Embora as cavernas e o lago subterrâneo Melissani tenham sido descobertos há várias centenas de anos, a área só foi aberta ao público no início dos anos de 1960, com muitos viajantes remando pelas deslumbrantes águas azuis desde então.

8. Chianti – Itália

A região do Chianti certamente é uma das mais belas da Toscana e tem um gostinho especial porque costuma ser o primeiro contato que os viajantes têm com as paisagens naturais da região, saindo de Florença, com campos de parreiras a perder de vista. É o lar de alguns dos vinhos tintos mais famosos da Itália. Descubra alguns roteiros pela Toscana.

9. Dolomitas – Itália

As Dolomitas se estendem por parte do nordeste da Itália e formam uma das mais belas cadeias montanhosas do mundo. Suas trilhas e pistas de neve são invadidas por esquiadores no inverno. A região abriga umas das mais belas cidades cobertas de neve da Europa. Sem o branco do frio, é hora de explorar as estradas que serpenteiam a cordilheira com vistas deslumbrantes.

Dolomitas, Itália

10. Ilhas Faroé – Dinamarca

Localizadas no Oceano Atlântico Norte, perto da Escócia, estão as Ilhas Faroé que são um território autónomo da Dinamarca. O nome traduzido literalmente significa “ilha das ovelhas”, a região montanhosa é composta por 18 ilhas no total e abriga 70 mil ovelhas, superando o número de habitantes locais que é de apenas 47 mil. Mas a ilha é incrivelmente bela com montanhas pitorescas, costas recortadas por penhascos e muito verde.

11. Hallstatt – Áustria

Geleiras majestosas, campos verdejantes e águas cristalinas no meio de altas montanhas transformam Hallstatt num dos mais belos locais europeus. Destino muito procurado por esquiadores no inverno e apreciadores de bela paisagem nos dias mais quentes. Além de tudo isto, a cidadezinha austríaca é Patrimônio Mundial da Unesco e abriga a escadaria de madeira mais antiga da Europa (com três mil anos).

Hallstatt, Áustria

12. Ilhas Lofoten – Noruega

Ao largo da costa noroeste da Noruega, você encontrará as Ilhas Lofoten, uma área selvagem majestosa conhecida por suas praias de surfe e visualização da aurora boreal. São muitas ilhas, mas não importa para onde você vá, você encontrará águas cristalinas e montanhas escarpadas, tudo bem perto dos magníficos fiordes noruegueses.

Ilhas Lofoten, Noruega

13. Kirkjufell – Islândia

Esta deslumbrante “Montanha da Igreja” perto da cidade de Grundarfjörður é um dos locais mais fotografados da Islândia. Além de seu formato único, a montanha está entre os melhores lugares para ver a aurora boreal no país. O local também serviu de cenário para Game of Thrones – 7ª temporada. Veja dicas para ver aurora boreal na Islândia.

Kirkjufell, Islândia – Foto Wikipedia

14. Königssee – Alemanha

Königssee, ou Lago do Rei, é um lago alpino com águas cristalinas, passeios de barco e a charmosa igreja de São Bartolomeu. Este encantador lugar ganha mais magia por ser rodeado pelos Alpes Berchtesgaden. O lago fica a 160 km de Munique pertinho da fronteira com a Áustria.

Königssee, Alemanha

15. Lapônia – Finlândia

Muito mais que simplesmente a terra do Papai Noel. A região da Lapônia, na Finlândia, tem  paisagens totalmente brancas, exibições frequentes da aurora boreal e uma população de renas que supera a de residentes humanos. Parece um conto de história infantil. Se visitá-la no verão, outra atração é o deslumbrante e cansativo sol da meia-noite.

Lapônia, Finlândia

16. Loch Ness – Escócia

O Lago Ness pode ser famoso por seu mítico monstro aquático que muitas pessoas dizem já ter avistado, mas que nunca foi encontrado. Mas o local também é um dos lugares mais bonitos para se visitar na Escócia. Localizada nas Terras Altas, possui o maior volume de água doce da Grã-Bretanha e é cercada por árvores verdejantes e montanhas.

No lado oeste do lago estão as ruínas do Castelo Urquhart que oferecem vistas deslumbrantes do Lago Ness. Os visitantes podem acessar o mirante histórico tomando um ônibus de três horas ou um passeio de trem saindo de Edimburgo.

Lago Ness, Escócia

17. Las Médulas – Espanha

Um paisagem impressionante no noroeste da Espanha. A cerca de 4 horas de Madri ou de Porto ficam Las Médulas. Os montes alaranjados e avermelhados se sobressaem da floresta verde. Esta formação bem incomum é resultado da extração do ouro e devastação da área praticada pelos romanos que dominaram a região durante o século I.

Las Médulas, Espanha

18. Las Salinas de Torrevieja – Espanha

Praias de areia rosa são motivo suficiente para muitos viajantes europeus pegarem um avião até o Caribe, mas na Espanha é possível nadar em águas rosa. Acredite! Este lago rosa localizado na região de Valência, sudeste espanhol, faz parte do maravilhoso Parque Nacional Las Salinas de Torrevieja. É o lar de milhares de flamingos durante a temporada de reprodução, mas a maioria dos locais prefere pensar nele como seu spa natural. Graças ao seu alto teor de sal é possível flutuar no local como no famoso Mar Morto.

19. Bosque de Micheldever – Inglaterra

Localizada a menos de 10 km de Winchester, pertinho de Londres, Micheldever Wood é uma linda floresta com faias europeias, pássaros e veados. Na primavera, o lugar fica ainda mais sensacional, graças às campânulas que cobrem o chão da floresta e população de borboletas.

Bosque de Micheldever, Inglaterra

20. Montanhas do Cáucaso – Geórgia

No extremo oriente do Velho Continente fica um país ainda pouco visitado, mas nos últimos anos a Geórgia voltou a cena turística com o fim do conflito com a Rússia e melhor infraestrutura para os visitantes. Esta ex-república soviética está atraindo cada vez mais turistas cansados de trilhas nas montanhas lotadas dos Alpes ou de vinhedos na França. A melhor maneira de testemunhar a diversidade do terreno da Geórgia é nas trilhas que serpenteiam a cordilheira do Grande Cáucaso que divide a Europa da Ásia. Cenários deslumbrantes!

Montanhas do Cáucaso, Geórgia – Foto Wilderness Travel

21. Penhascos de Moher – Irlanda

Poucos lugares exemplificam a beleza natural e selvagem da costa oeste da Irlanda como os penhascos de Moher, uma maravilha natural que atinge 214 metros no ponto mais alto. Os penhascos estão localizados a apenas 90 minutos de carro ao sul de Galway. Para chegar às falésias, você pode alugar um carro ou pegar um ônibus em Doolin que o levará diretamente ao local.

Penhascos de Moher, Irlanda

22. Rio Soča – Eslovênia

Correndo por 140 km através dos Alpes Julianos no oeste da Eslovênia e na Itália, Soča é um rio muito bonito surpreendentemente claro e de cor verde esmeralda brilhante. O melhor lugar para visitá-lo é no Parque Nacional Triglav, onde os aventureiros se reúnem para praticar rafting, canoagem e canoagem nos meses de verão. O local foi cenário para o filme As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian.

Rio Soča, Eslovênia

23. Rocha de Afrodite – Chipre

Esta formação rochosa fica na costa sudoeste da ilha de Chipre. É uma atração turística por vários motivos: as belas praias e as águas cristalinas são um espetáculo para os olhos, mas diz a lenda que a rocha foi o local de nascimento da deusa grega Afrodite.

24. St. Kilda – Escócia

Este arquipélago pontilhado de penhascos na costa oeste da Escócia tem vistas incríveis do oceano e uma vida marinha incomparável. É também Reserva Natural Nacional devido à sua importância entre as aves marinhas. Para explorar a ilha, os visitantes podem aprender sobre o ecossistema da região por meio de um passeio de barco ou conferir uma antiga vila abandonada (ela ainda tem algumas casas que estão intactas).

St. Kilda, Escócia

25. Vale da Dordonha – França

Você encontrará uma série de vilarejos no sudoeste da França agarradas à encosta de um penhasco sobre o rio Dordonha. O punhado de casas de pedra  e castelos é uma visão espetacular, mas a área também tem uma reputação de delícias gourmet como trufas, queijos, vinhos e foie gras. A região também é lar da Virgem Negra que pode ser adorada no Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, em Rocamadour.

Rocamadour, Vale da Dordonha, França

26. Zlatni Rat – Croácia

A costa croata no Mar Adriático é repleta de praias incríveis com águas incrivelmente turquesas. Zlatni Rat, na Ilha de Brač, se destaca por sua forma incomum, que muda conforme a correnteza. A chamada “Capa Dourada” recebe o nome devido sua forma e cor, mas também é um local popular para windsurf, jet-ski e stand-up paddle. É possível chegar a Ilha de Brač por barco partido de Split.

Zlatni Rat, Croácia

27. Algarve – Portugal

No sul de Portugal fica uma das principais atrações naturais do país. Apesar de não estar na lista da revista Condé Nast Traveler, acredito que o Algarve não poderia ser deixado de fora. As belas praias e as falésias douradas, que por vezes despontam do mar verde esmeralda, são um espetáculo a parte. Recentemente a praia da Falésia, em Albufeira, foi eleita umas das mais bonitas do mundo pelos usuários do TripAdvisor. Conheça as 10 melhores praias do Algarve.

 

Leia também:
As 10 cidades mais visitadas da Europa
-7 maravilhas do mundo: veja como colocá-las em seu roteiro de viagem

Como dissemos, é impossível esgotar todos as maravilhas naturais da Europa em uma lista, então conta pra gente nos comentários que outros lugares merecem entrar no ranking!

 

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção