Confirmado! Governo federal libera temporada de cruzeiros 2021/2022 no Brasil
Confirmado! Governo federal libera temporada de cruzeiros 2021/2022 no Brasil
O cruzeiros marítimos voltarão a navegar por águas brasileiras neste verão. A temporada 2021/2022 está confirmada e liberada pelo Governo Federal. A noticia foi divulgada pelo Ministério do Turismo após tratativas com outras pastas e a Clia Brasil, associação que represente as empresas marítimas, entre elas a Costa Cruzeiros e a MSC Cruzeiros.
“Teremos cruzeiros esse ano no Brasil! Agradeço ao empenho (SIC) das equipes do Ministério da Infraestrutura, Justiça, Saúde e Casa Civil e SAJ – Subsecretaria de Assuntos Jurídicos”, destacou no Twitter o ministro Gilson Machado Neto.
Teremos Cruzeiros esse ano no Brasil!
Temos o maior potencial do mundo para essa atividade!
Acabamos de mandar a portaria para publicação.
Agradeço ao empenho das equipes do Ministério Da Infraestrutura,Justiça,Saúde,Casa Civil e SAJ.
Boa temporada à todos! pic.twitter.com/vGovJp3inw— Gilson Machado Neto (@gilsonmachadont) October 2, 2021
;
A portaria a que se refere o ministro autoriza os cruzeiros somente pela costa brasileira. Os cruzeiros para Argentina e Uruguai ainda não estão liberados e dependem de uma outra negociação envolvendo os outros países.
Em setembro, a Anvisa divulgou uma nota recomendando a não realização da temporada de cruzeiros 2021/22 e a notícia levou pânico ao setor, que segundo o Ministério do Turismo emprega mais de 40 mil pessoas no país.
Temporada de cruzeiros 2021/2022
Os navios esperados na costa brasileira para 2021/2022 são:
- MSC Seaside
- MSC Splendida
- MSC Preziosa
- MSC Sinfonia
- Costa Smeralda
- Costa Fascinosa
Há a possibilidade da chegada de outros navios principalmente se houver a liberação dos cruzeiros internacionais no Cone Sul. Conheça os navios, rotas e preços da temporada de cruzeiros no Brasil 2021/2022.
Os protocolos sanitários a serem seguidos ainda serão definidos entre a Clia Brasil e a Anvisa, mas devem seguir os mesmos já adotados pelas companhias de cruzeiros pelo mundo:
- teste pré-embarque em todos os viajantes;
- os navios devem operar com 70% da sua capacidade máxima de hóspedes;
- uso de máscaras;
- distanciamento físico;
- plano de contingência, corpo médico especialmente treinado para avaliações constantes;
- ar fresco sem recirculação, desinfecção e higienização constantes, etc.
Além dos itens ainda está sendo avaliado a obrigatoriedade do certificado de vacinação. Agora é planejar a viagem pelos mares brasileiros e aguardar os protocolos sanitários.