Lençóis Maranhenses ganham título de Patrimônio Natural da Humanidade


Lençóis Maranhenses ganham título de Patrimônio Natural da Humanidade
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebeu da Unesco o título de Patrimônio Natural da Humanidade, um importante reconhecimento a um dos destinos mais bonitos do Brasil.
A decisão foi aprovada pelo comitê da Unesco em reunião realizada nesta sexta-feira (26/7) em Nova Déli, na Índia. Em 2023, o órgão já havia dito que a candidatura dos Lençóis Maranhenses atendia a todas as exigências técnicas. O título valoriza a importância ambiental dos lugares e a necessidade da sua preservação.
No total, a Unesco exige alguns itens para um lugar ser reconhecido como Patrimônio Mundial, como sua importância estética, características geológicas, belezas naturais, entre outros, e diz que “os locais precisam ter um valor universal excepcional”.
Na visita realizada no ano passado, a entidade analisou os limites e a proteção da área, a atuação dos prestadores de serviços turísticos, a situação do plano de manejo do parque e outros critérios.
Localizado no noroeste do Maranhão, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ocupa uma área de 155 mil hectares e é considerado o maior parque de dunas do Brasil.
Veja também:
– Travessia dos Lençóis Maranhenses: passo a passo e como foi a nossa experiência
– Onde ficar nos Lençóis Maranhenses
– Como chegar aos Lençóis Maranhenses
Além dos Lençóis Maranhenses, outras regiões do Brasil já ostentam o título de Patrimônio Natural da Humanidade concedido pela Unesco:
– Pantanal (MT/MS)
– Amazônia Central (AM)
– Costa do Descobrimento (BA/ES)
– Complexo Ilhas Atlânticas (Fernando de Noronha e Atol das Rocas)
– Complexo Chapada dos Veadeiros/Parque das Emas (GO)
– Parque Nacional do Iguaçu (PR)
– Vale do Ribeira (PR/SP)
– Paraty e Ilha Grande (RJ) – considerados como patrimônio misto da humanidade (cultural e natural).