<
logo Melhores Destinos

Passeio imperdível! Lavandário em Cunha é parada obrigatória para contemplar a natureza

Daniel Akstein Batista
19/07/2025 às 10:00

Passeio imperdível! Lavandário em Cunha é parada obrigatória para contemplar a natureza

Acesse nosso grupo de ofertas no telegram

Entrar

Você já deve ter reparado que muita cidade ganha fama principalmente devido a uma atração ou passeio específico. E visitar o Lavandário em Cunha é praticamente uma obrigação de quem vai a essa cidade distante cerca de 230 km de São Paulo, no caminho para Paraty.

Apesar de Cunha ter ganhado fama com os ateliês de cerâmica, há uns 30 anos, a chegada do “O Lavandário” (o nome oficial leva o artigo antes) em 2013 ajudou a cidade a receber ainda mais viajantes.

Por mais que os turistas tenham uma grande variedade de atrações para visitar na cidade, acredito que conhecer o Lavandário em Cunha é mesmo o passeio número 1 de qualquer roteiro de viagem.

Lavandário em Cunha

Antes mesmo de ir para Cunha, eu mal sabia o que tinha na cidade e acabei me surpreendendo com o tanto de atrações. Mas adivinha quais eram os únicos dois pontos de que eu já tinha ouvido falar? Justamente do Lavandário de Cunha e das oficinas de cerâmica.

Apesar de o Lavandário ser o principal campo de lavandas de Cunha, os visitantes podem ir ainda ao Contemplário, que também tem as lavandas como principal atrativo.

A seguir, vamos conhecer esses dois campos de lavanda da cidade. Mas ressalto novamente: passear pelo meio das lavandas, sentir o aroma das suas delicadas flores e até provar algum doce feito delas é algo que precisamos experimentar em Cunha.

Veja também:

O Lavandário

O Lavandário em Cunha é sem dúvida um dos pontos mais conhecidos da cidade, sendo considerado a maior plantação de lavanda do Estado de São Paulo. Não é exagero dizer que muitos turistas viajam para a cidade simplesmente para conhecer a plantação que tem cerca de 40 mil pés de lavanda, mas também outras espécies de flores, ervas e plantas, como manjericão e girassóis, por exemplo.

Apesar de haver muita gente que faz um bate-volta de Cunha, minha sugestão é reservar alguns dias (pelo menos um fim de semana) para curtir bem a cidade. Afinal, o Lavandário é apenas uma das várias atrações para visitar.

A plantação de lavanda feita de forma orgânica começou em 2012, mas foi só no ano seguinte, com os campos floridos e a destilaria pronta, que o Lavandário foi aberto ao público. Apesar de o clima no Brasil ser diferente do da França, a ideia sempre foi trazer um pedacinho de Provance para Cunha. E pelo tanto de visitantes e o tanto de beleza que encontramos, podemos dizer que de certa maneira o resultado foi obtido com sucesso (só faltou mesmo estar na França 🤣).

Cheiros, cores e sabores

A lavanda da espécie lavandula dentata foi a primeira e a que mais tem plantada no campo, mas hoje o local também se destaca pela lavandin e outras espécies.

A lavanda dentata floresce a cada três ou quatro meses após a poda. As outras, aqui no Brasil, florescem de uma a duas vezes por ano. Mas, como as podas são em rodízio no Lavandário de Cunha, não importa a época do ano da visita, o turista sempre encontrará campos floridos, para admirar e fazer muitas fotos na Serra da Bocaina.

O Lavandário funciona de sexta a domingo e feriados, com acesso permitido das 10h às 16h30. No entanto, o lugar fica aberto até um pouco mais tarde, para as pessoas poderem contemplar o pôr do sol. Pela vista que temos das montanhas, dá para entender por que muita gente deixa para visitar o Lavandário justamente ao entardecer: o pôr do sol deve ser mesmo maravilhoso!

A entrada tem custo de R$ 20 (pessoas acima dos 60 anos pagam metade e menores de 12 anos entram de graça). Vale a pena reservar pelo menos uma hora do seu dia para conhecer o Lavandário. Dá para andar por boa parte da propriedade, dar uma parada em algum dos mirantes, aprender um pouco mais sobre a plantação de lavanda nas diversas placas espalhadas pelo campo e, claro, degustar da gastronomia que leva a lavanda como ingrediente.

O sorvete de lavanda está mais do que aprovado, mas há outros sabores diferentes que também chamam a atenção, como o de manjericão.

Eu já tinha provado um sorvete de lavanda em outra viagem há algum tempo e não tinha gostado, mas esse aqui me surpreendeu positivamente.

Além da gastronomia, a lavanda é utilizada em muitos produtos vendidos no local, como sabonetes, óleos, aromatizador, shampoo e muito mais!

Todos os produtos são feitos com os óleos essenciais e o hidrolato da lavanda, verbena e outras plantas, destilados no próprio Lavandário pelo método tradicional, no destilador por arraste a vapor.

Para se ter uma ideia, são necessários aproximadamente 800 pés de lavanda (cerca de 200 kg de matéria vegetal), para se captar um litro de óleo essencial. Vale dar uma passada na lojinha para conferir todos os produtos!

O Lavandário de Cunha fica na Estrada Cunha-Paraty, km 54. Há estacionamento gratuito no local, antes da entrada e lá dentro da propriedade. Como o Lavandário fica no topo, saindo da estrada, minha sugestão é subir de carro após comprar o ingresso. O local aceita também a entrada de animais de estimação na coleira.

Além da visitação comum, é possível ainda agendar e contratar uma experiência especial, chamada de “Vivência entre lavandas”, que acontece algumas vezes ao ano. No passeio de três horas, o visitante aprende a plantar mudas e podar lavanda, e acompanha uma destilação do óleo essencial. Mais informações no site oficial.

Contemplário

Apesar de o Lavandário ser um dos passeios mais conhecidos de Cunha, não deixe de visitar outros lugares, incluindo o Contemplário, que também se destaca pelos campos de lavanda e as belas vistas.

Assim como a maioria dos lugares turísticos de Cunha, o Contemplário também fica na estrada entre a cidade e Paraty, na saída da Rodovia Vice Pref. Salvador Pacetti, km 61,5. Cerca de 7 km separam o Contemplarário do Lavandário, 10 minutinhos de carro. Dá para fazer os dois passeios no mesmo dia ou em dias separados (que foi o meu caso).

Como o próprio nome sugere, o Contemplário é um lugar para contemplar a natureza. Aberto ao público em 2015, tem entrada gratuita de quinta a segunda (e feriados), das 10h às 18h. O local é gigante, e uma das diferenças principais para o famoso Lavandário é que aqui dá para fazer trilhas.

Caminhar pelos campos de lavandas e outras flores é mesmo o destaque do local. Se estiver com disposição, ande até o topo da montanha, num trajeto de pouco mais de 1 km e de uma subida íngreme no final, mas cuja vista vale o esforço – no pôr do sol, dizem, é ainda mais bonito (como eu fui de manhã, não consegui ver se é tudo isso mesmo, mas acredito).

Caso não esteja com o preparo físico em dia, tente subir ao menos até os dois espaços de piquenique que há no meio do caminho. É uma caminhada gostosa de fazer e não cansa tanto, por não ser tão íngreme.

A paisagem de lá também é bem linda e vale dar uma parada no próprio local para dar uma descansada e, claro, para apreciar a vista.

Antes dessas trilhas, dá para andar bastante pelo espaço, ouvir os pássaros, o som do riacho e também fazer piquenique em outro local, bem mais fácil de chegar – para usar essas cabanas, é preciso agendar com antecedência, pagar uma taxa e levar sua própria comida.

O Contemplário destila no próprio local a lavanda e outras plantas aromáticas para produzir sabonetes, aromatizadores, velas e outros produtos, que são vendidos na lojinha. Há também um café.

Se preferir passar a noite no Contemplário, é possível alugar o chalé do local, que conta com ofurô e café da manhã. Com certeza será uma experiência diferenciada! Saiba mais no site oficial.

Onde ficar em Cunha

Ficou com vontade de conhecer Cunha? Confira algumas boas pousadas da cidade e faça a sua reserva!

Hotel Nota na Booking.com Reservas
Pousada Cheiro da Terra 9,5 Reserve aqui
Vila de Cunha 9,4 Reserve aqui
Hotel do Parque 9,5 Reserve aqui
Lavandas de Cunha Pousada Boutique 9,9 Reserve aqui
Pousada dos Girassóis 9,2 Reserve aqui
Pousada Quinta da Serra 9,8 Reserve aqui
Pouso Mantiqueira 9,6 Reserve aqui
Pousada Estância das Cachoeiras 9,8 Reserve aqui
Pousada Candeias 9,7 Reserve aqui
Pousada Vista Verde 8,4 Reserve aqui

 

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção