Boa notícia! Latam vai ampliar voos do Rio de Janeiro para o Peru em 2026
Boa notícia! Latam vai ampliar voos do Rio de Janeiro para o Peru em 2026
A companhia aérea Latam passará a ter dois voos diários do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, para Lima, no Peru, a partir de 26 de março de 2026. Atualmente, a empresa opera nove ligações semanais nesta rota, e fará outros incrementos até chegar a 14 frequências por semana no ano que vem.

De acordo com informações disponíveis no site da Latam, os voos sairão do Rio de Janeiro no início da manhã e no fim da tarde. No sentido inverso, um trecho será matinal, e outro, noturno. Em todos os casos, as viagens serão feitas com aeronaves Airbus A320 e terão duração aproximada de cinco horas e meia.
| Rota | Saída | Chegada | Frequência |
| Rio-Lima | 7h15 | 10h45 | Diária |
| Rio-Lima | 17h40 | 21h10 | Diária |
| Lima-Rio | 9h30 | 16h50 | Diária |
| Lima-Rio | 23h50 | 7h10 | Diária |
As passagens aéreas para os novos voos já estão à venda no site da Latam.
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Nova sala VIP da Latam em Lima

Com as novas operações, mais passageiros poderão frequentar a sala VIP que a Latam inaugurou em agosto em Lima. O espaço tem 2.450 metros quadrados e é exclusivo para passageiros Black Signature, Signature, viajantes em classe executiva (Premium Business) ou Premium Economy da Latam e clientes Diamond e Platinum da Delta Airlines.
A nova sala está localizada no mezanino da área de embarque internacional. Após passar pela imigração, o passageiro deve seguir à direita até chegar às escadas rolantes que dão acesso à parte superior.

O lounge da Latam em Lima funciona 24 horas por dia, com uma recepção compartilhada que dá acesso a dois espaços diferentes e independentes: o Signature Lounge, mais exclusivo, e o Premium Lounge, com entrada mais facilitada.
Nova taxa do Aeroporto de Lima pode prejudicar a Latam
Se a Latam está adicionando novos voos do Brasil para o Peru, certamente é com uma ponta de receio. Isso porque a administração do Aeroporto de Lima informou que vai passar a cobrar uma taxa de US$ 12,67 (em torno de R$ 69 na cotação de hoje) para quem tiver voos internacionais de conexão saindo ou chegando ao terminal. A medida entra em vigor em 27 de outubro.

Para piorar, a nova taxa não estará embutida na tarifa das passagens aéreas. Para fazer o pagamento, o passageiro deverá (1) acessar uma plataforma online – que ainda não foi divulgada -, (2) pagar diretamente a agentes que estarão circulando no aeroporto ou (3) em guichês exclusivos para quitar a taxa.
O Aeroporto de Lima informou que está “trabalhando com as companhias aéreas para que, no futuro, essa tarifa seja inclusa diretamente na passagem aérea”.
A nova taxa despertou preocupação na Latam. A companhia afirma que a cobrança “terá impacto direto nas rotas que dependem em grande parte de passageiros em conexão internacional“. O aeroporto é muito importante para a Latam e ponto de passagem de muitos brasileiros.

O CEO do Grupo Latam, Roberto Alvo, disse em um evento da Associação Latino-americana e do Caribe de Transporte (ALTA) que a medida do Aeroporto de Lima “não só afetará a conectividade do Peru, mas também afetará o turismo e o desenvolvimento econômico do país“.
E em uma entrevista ao jornal peruano El Comércio, afirmou que “a TUUA [taxa] de conexão vai converter o [Aeroporto] Jorge Chávez em uma oportunidade perdida“.
Taxas mais baixas em outros aeroportos da região

A Latam também mencionou a concorrência regional (nomeadamente Bogotá, na Colômbia, e Panamá), “uma vez que muitos passageiros em conexão optariam por outros hubs regionais que não impõem este tipo de cobranças“.
No Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por exemplo, a tarifa de conexão é de R$ 15,48 (algo em torno de US$ 3). Na Cidade do Panamá, a taxa é de US$ 1,25. O Aeroporto de Bogotá, na Colômbia, não faz essa cobrança.
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